3% 2x04 – Guardanapo



“ME TIRA DAQUI!”
QUE EPISÓDIO INTENSO! Estou amando a segunda temporada de “3%”, mas a impressão é de que esse episódio foi quando o negócio engrenou de vez. Acontece que aqui, eu fiquei tenso DO INÍCIO AO FIM, completamente vidrado enquanto Michele e Rafael eram ambos presos pela Causa e acusavam-se mutuamente de o outro ser o traidor. Como a Causa saberia em quem acreditar? Assim, temos uma série de situações enquanto torcemos por Rafael, ao mesmo tempo em que sabemos que Michele é uma boa jogadora, e ela ainda está sendo instruída constantemente por Ezequiel, que a manipula vergonhosamente. Quando Ivana avisa que “quem estiver mentindo não sai vivo dali”, eu fiquei todo tenso porque, como vocês sabem, tem uma coisa que importa mais que tudo em “3%”: A SEGURANÇA DE RAFAEL. Mas sério, QUE EPISÓDIO SENSACIONAL.
Michele e Ezequiel não precisam jogar limpo, não jogariam de modo algum. E é pesado quando Ezequiel lhe diz que Rafael só tem uma estratégia, que é “dizer a verdade”, enquanto ela está “livre para jogar”. Assim, Ivana e Joana se separam em uma espécie de interrogatório sem muito sucesso, porque Rafael e Michele seguirão eternamente acusando o outro de ser o grande traidor da Causa. O mais interessante do episódio é como ele foi bem-escrito e, depois, surpreendentemente bem interpretado! O jogo vira o tempo todo, uma pequena vitória de cada lado. Adoro quando Ivana diz a Michele que Rafael “não sabia do Velho”, que é uma antiga tática da Causa que facilita a descoberta de “traidores como ela”, mas então Michele mente, joga e faz Ivana duvidar de suas decisões, e tudo é regado a tensão SEM FIM, e acusações para todos os lados.
Depois, Rafael joga com a verdade sobre o irmão de Michele, e ela revida contando, em tom de segredo, que “Ezequiel era da Causa”, e quando Rafael não sabe do que ela está falando e não tem como dizer mais nada, fica parecendo mesmo que ele é fiel ao Ezequiel e, portanto, o infiltrado do Maralto. COMO ISSO TUDO É REVOLTANTE. Sem contar a participação de Fernando nisso tudo, que apresentou uma esperança de crescimento no episódio passado, mas com o retorno de Michele volta a ser o mesmo idiota de sempre. Sério, Fernando, vamos parar de passar vergonha?! Gosto de como a Ivana é experiente na Causa, de como consegue notar pequenos detalhes, de como consegue mapear Michele e entender quando ela está apelando a memórias ou à imaginação. Ela está mentindo sobre o irmão, e isso quer dizer alguma coisa sobre ela.
ADOREI as cenas do GÁS, porque elas são confusas, repletas de informações, e rápidas. Temos Michele vendo Ezequiel no orfanato onde está presa, ou Michele no Maralto vendo André dentro de sua cela, trocando bilhetes em guardanapos, dizendo: “ME TIRA DAQUI”. Ivana e Joana brincam com a mente de Michele, enquanto Ezequiel é uma voz constante em seu ouvido, tentando ajudá-la a manter a consciência e impedi-la de dizer as verdades. Depois disso, Ivana vai fazer o mesmo com Rafael, e pergunta sobre Elisa, e então parece que a situação vai ficar mais complicada. Enquanto Rafael confessa quem é Elisa, apesar de não dever se apaixonar por ninguém no Maralto, Michele usa algo real para que sua mentira seja mais plausível, e a sua base de realidade é O ÓDIO POR EZEQUIEL: “Eu mataria ele se eu pudesse, Joana!”, ela diz, e tudo parece real.
Mas Ivana ainda está convicta de que Michele é a mentirosa.
Ezequiel, então, pega pesado. Michele estava pronta para confessar, para acusá-lo, para salvar a Causa enquanto as tropas do Maralto se aproximam, mas ele a coloca para falar com o irmão, e André auxilia, mesmo sem saber, no jogo de Ezequiel, dizendo que “ele disse que ela ia tirá-lo dali”. Wow. Então, enquanto as tropas do Maralto invadem e Joana ajuda Michele a escapar, Ivana pede que Rafael atire nela, porque ela não quer ser torturada e é a única maneira de o Maralto seguir acreditando nele… é uma cena forte, Rafael chora, diz que “não consegue fazer isso”, mas precisa fazê-lo, enfim. O problema é que, agora, a Causa JAMAIS acreditará em Rafael, e esse é um problema que deve perdurar pelo restante da temporada, que só se intensifica. Michele está infiltrada na Causa novamente, ganhou sua confiança, e vai “fazer as coisas nos seus termos”.

Para mais postagens de 3%, clique aqui.


Comentários