3% 2x06 – Garrafas



“Eu tô calma, caralho!”
Com a surpreendente morte de Ezequiel no episódio anterior, agora a busca para acabar com a Causa SE INTENSIFICA. Marcela está tomando a liderança do Maralto e do Processo 105, de alguma maneira, e os seus discursos são tão desprezíveis quanto descontrolados. Infelizmente, embora eu acredite no potencial da personagem, ainda a acho um pouco forçada, mas resta saber quais serão seus próximos passos… por ora, ela intensifica o ódio contra a Causa falando do assassinado e da exposição do corpo “em praça pública”, e ela faz um ACORDO com os novos Candidatos do Processo 105, dizendo que qualquer um que passar informações sobre a Causa para eles terá “uma vantagem no Processo”… Glória fica pensando se deve ou não entregar Fernando, enquanto Rafael está muito mais envolvido em seus próprios pensamentos que qualquer outra coisa… e devo dizer, mais lindo que nunca ouvindo o discurso da louca da Marcela!
3 DIAS PARA O PROCESSO 105…
O Continente começa a virar um CAOS. Pessoas se acusando e se entregando em busca de qualquer tipo de “vantagem” no Processo, e Glória está bastante distraída com essa confusão para se concentrar em treinamentos para o Processo, como o lance dos canudinhos e seis celas de prisão, por exemplo. Gosto de como o episódio explora o passado de Glória, ao menos um pouco, e entendemos o porquê de a mãe dela sempre lhe dizer que ela era “uma semente podre”, mas o fato de o rosto da mulher nunca aparecer me faz pensar que teremos uma surpresa em relação à sua identidade. Enquanto a Procissão começa e Glória se embebeda, Fernando pensa em uma alternativa para o plano da bomba: no momento, é contar a todos sobre a esterilização e tentar convencer os candidatos a não participarem do Processo 105, a 3 dias de acontecer.
As cenas são MUITO BOAS, mas também muito fortes… embebedando-se durante a celebração, Glória acaba confrontando Fernando, que faz de tudo para protegê-la e impedi-la de participar do Processo. Ali, ela grita com ele: “Eu entendi, sim! Entendi que você é um fracassado que não passou no Processo e quer FUDER com o sonho os outros!” Um dos momentos mais bonitos do episódio foi a PROCISSÃO, com música, com cores, com manifestações culturais, e embora tivesse muita energia e bebida, ela tinha um tom melancólico inegável. E quando o pastor (nojento!) faz um discursinho barato a respeito do Maralto, Fernando usa a sua mais nova ideia para contar a todos sobre a esterilização, com um dispositivo que ele hackeia e que, agora, pode ser sintonizado diretamente nos ouvidos de todo mundo no Continente.
Genial.
Mas arriscado. Ele conta a verdade incontestável sobre o Processo, sobre como “não é sobre o futuro”, sobre como é uma “enganação”, e reforça que é mentira como os chamam de “sementes no Maralto”. O choque toma conta de toda uma celebração, causa uma impressão impactante, e o babaca do Pastor Antônio reage mandando Fernando descer e dizer isso na frente de todo mundo, o chama de COVARDE, diz que isso é sabotagem, mas Glória diz, na frente de todos: Fernando não é a primeira pessoa a dizer isso. Agora, o Maralto está LOUCO em busca de Fernando, tentando usar Glória para chegar até ele, e ele vai justamente atrás dela em busca de ajuda, e meu coração se aperta… tudo o que eu queria era que ela não tivesse coragem de entregar o amigo, e a meu ver ela realmente não teve. Acredito que tenha sido o idiota do pastor, pai de Fernando!
Nas cenas com Fernando e Glória, descobrimos informações reveladoras sobre o passado. Bêbada, ela lhe beija, e depois pede desculpas, mas não por nada recente, mas por causa de um acidente causado por ela quando eles ainda eram crianças, um acidente que custou a Fernando o movimento de suas pernas… é por culpa dela que ele está em uma cadeira de rodas. A cena é triste, forte, e os olhos de Fernando, no presente, recordando isso tudo, é de arrepiar. Mas ele diz que sempre soube que ela sabia do “tijolo solto”, mas a perdoa porque “não acha que ela fez por mal, para prejudicá-lo”. É uma cena, por fim, muito bonita, mas igualmente triste, porque nada tira da cabeça de Glória que ela precisa participar do Processo 105. “Você não percebe que só tá fazendo isso pra provar pra sua mãe que pode passar no Processo?”
O final do episódio é ELETRIZANTE, e um tanto quanto desesperador. Fernando é levado prisioneiro para o prédio do Processo, e eu acredito em Glória, que chora jurando que não foi ela quem o denunciou, mas de qualquer maneira ele está em sérios problemas. Ao menos ele pode ter o apoio, ainda que limitado, de Rafael, e isso deve gerar boas cenas! Por outro lado, Michele é MESMO UMA TRAIDORA DE MÃO CHEIA. Okay, eu até (?) entendo que ela está fazendo isso tudo por causa do irmão, mas ela adora trair todos os lados, não? Ela trabalha para ela mesma e é isso o que importa! Depois de roubar a bomba da Causa com a ajuda de Joana, e fugir com ela pelo meio da Procissão, ela entrega a bomba para Marcela: “Eu espero que isso prove que eu nunca estive do lado da Causa”. Parece que o plano todo de Ezequiel chegou ao fim.
Mas Michele não está em segurança.
Ainda bem.

Para mais postagens de 3%, clique aqui.


Comentários