Legion 2x07 – Chapter 15



“Moral panic is defined as ‘public anxiety or alarm in response to a perceived threat to the moral standards of society’. The road to moral panic has several stops. The first is concern. This concern, limited at first, spreads from person to person... amplified by cultural forces... until rational concern becomes irrational fear. People come to believe something terrible is happening. Something they cannot see. That they can't control. It has come for others. It will come for them. Whether or not the threat is real, the response certainly is. And it is often excessive. Ask yourself: what's more terrifying, fear, or the frightened?

A melhor coisa introduzida na segunda temporada de “Legion” são essas tomadas “extras” que explicam conceitos que têm tudo a ver com o que estamos vendo no episódio. Dessa vez, temos uma narrativa genial que esclarece o PÂNICO MORAL, em uma sequência brilhante em que vemos uma bruxa sendo enforcada, como exemplo, e já pudemos notar o quanto episódio seria ótimo. David Haller está, enfim, em busca do Shadow King, e a maneira como ele o chama (“Amahl Farouk, tapeworm, parasite, shit beetle. I'm calling you out”) é de arrepiar! Ele está furioso depois de descobrir o que o monstro fez com a sua irmã, e quando eles “conversam”, há muita raiva e ameaça envolvida… ele diz que eles não são amigos, e que ele não vai mais ajudá-lo… vai encontrar seu corpo e queimá-lo. Destaque para a cena apavorante da risada macabra do Farouk saindo da boca de Amy.
Chega a arrepiar.
Em meio a toda essa confusão de vingança pela morte de Amy, e enquanto David fala com Syd sobre a Syd do futuro, em uma cena em que eles estabelecem limites porque, ao que tudo indica, a situação é estranha e Syd pode ter ciúmes da sua outra versão, a própria Syd do Futuro aparece para falar com David, mas acaba encontrando Farouk, em uma conversa que é uma calculada dança, um jogo eterno de ameaças e interesses, enquanto o Shadow King busca entender o porquê de ela querê-lo vivo. “I need you. To stop the world from ending”. Assim, se David não vai mais ajudar Farouk, ele pretende usar a Syd do Futuro para fazê-lo, e eu adorei como a conversa permeia a situação de vilão se tornando herói e herói se tornando vilão, dando a entender que essa versão da Syd precisa da ajuda de Farouk para deter ninguém menos do que o próprio David no futuro…
Tenso.
Bem como o beijo que ela dá em David para “se despedir” dele.
“You’re not Syd. Not my Syd”
Uma das marcas dessa temporada foi a ideia de PARANOIA, apresentada há algum tempo, e que surge de um ovo, como uma ideia, e então cresce e toma proporções absurdas. Nesse episódio, Ptonomy espalha o que eu chamo de “bichinho da paranoia”, e logo o episódio é TOMADO POR ELES. O mais legal foi ver o exército pirado contra Fukiyama, e ver a TENSÃO que envolveu toda a cena do “monstro da paranoia”, agora imenso, atacando… melhor ainda foi ver o David USANDO SEUS PODERES. Ele consegue ver os bichos dentro da mente dos amigos, como “insanidade materializada”, e os tira de lá, esmagando-os, e depois precisa enfrentar o maior deles, o pai de todos, que esteve em Ptonomy, e é em um daqueles fundos vazios, dessa vez vermelho, em uma cena SENSACIONAL, com um pouquinho de humor que tem tudo a ver com o David. Então, o bicho gigantesco se torna menor do que o seu sapato, ele o prende em um vidro e o explode…
Acho que David acabou com isso, por ora.
O que isso quer dizer? Boa pergunta… espero que faça mais sentido no futuro da temporada.

“So what have we learned? That a delusion is an idea. That an idea can be contagious. That human beings are pattern-seeking animals. By which, I mean we prefer ideas that fit a pattern. In other words, we don't believe what we see. We see what we believe. And when we are stressed or our beliefs are challenged... When we feel threatened... The ideas we have can become irrational, one delusion leading to another, and another, as the human mind struggles to maintain its identity. And when this occurs, what starts as an egg can become a monster”

Para mais postagens de Legion, clique aqui.


Comentários