Deception 1x10 – The Unseen Hand



“As a magician, the last person you want to pull onstage is a crank. A crank doesn't want to be fooled or tricked. All they want to do is expose you. They clock your every move and love to loudly point out how you did it. Or how they think you did it. They’re usually wrong. […] As wrong as the cranks often are, once in a blue moon, they have their eyes in the right place, they spot the deception, and loudly expose the trick for all to see. And that's when it all falls apart”

Um dos melhores e mais tensos episódios de “Deception”, mas agora, com a notícia do CANCELAMENTO, eu já me entristeço em ver cada episódio e em pensar que estou me preparando para me despedir de personagens tão bons e de uma trama tão bem escrita e envolvente. “The Unseen Hand” começa com o assassinato de Ernie Arbus, um daqueles conspiracionistas paranoicos que publica na internet sobre uma infinidade de coisas há anos. Dessa vez, no entanto, parece que ele chegou a algum ponto importante, porque ele é assassinado e o FBI, junto com Cameron Black, assume o caso, investigando uma lista de nomes que encontram no micro-ondas de Ernie Arbus, como Bruce Conners, Charles Quaid e Alicia Davis, a última sendo sua filha, para quem ele enviou um envelope com uma fita no dia de sua morte…
Com um vídeo sobre a CORVUS VALE.
Segundo descobrimos no episódio, a Corvus Vale é uma sociedade secreta que Ernie enfim conseguiu gravar em vídeo, e é um tanto quanto macabro assistir àquele culto e àquele ritual todo! No vídeo, eles descobrem o relógio de Bruce Conner, ex-astronauta e atual senador dos Estados Unidos, e é evidente que eles precisam de provas mais concretas para interrogá-lo. É assim que Kay e Cameron se envolvem na investigação de forma intensa, descobrindo o lugar, observando taxis, entrando como garçons… “Welcome to Corvus Vale”. O negócio é arriscado demais, e Cam quase passa dos limites dando um jeito de roubar um terno, uma bolsa e um anel, passando além de uma porta onde as coisas supostamente mais macabras da Corvus Vale acontecem de fato… e foi arrepiante vê-lo colocar aquela máscara com aquela trilha sonora sinistra.
Então a surpresa: A FOTO DE ALISTAIR BLACK EM EXPOSIÇÃO.
Senti que, a essa altura da temporada, com o roteiro que “Deception” estava preparando até então, não teríamos um episódio totalmente desconexo da trama central da série, e estava certíssimo. Foi angustiante ver Cameron preso e sentado na cadeira, com o início do ritual, mas ele não é assassinado nem nada, bem como a mulher do vídeo também não foi, como pensávamos: era sua iniciação. De certa maneira, talvez, aquela também fosse uma “iniciação” para Cameron Black, que parece ter o seu lugar garantido na Corvus Vale por ser um “legado”, tendo Alistair Black projetado o Raven’s Hall e tudo… Cam, Kay e Alicia (que também invadiu a organização atrás deles!) conseguem escapar razoavelmente fácil, e então descobrimos o motivo pelo qual Ernie foi morto: não pela sociedade secreta, mas por Charles Quaid, que foi gravado negociando com o juiz o processo contra ele.
Enquanto isso, vemos Jonathan Black lidar com as consequências do assassinato de Oscar Billows na prisão, e ele está sendo acusado disso e quase forçado a confessar, embora não tenha feito nada. O mais revoltante é que Faust está o incriminando e jogando com ele da forma mais desprezível possível… e Jonathan descobre que não é o primeiro com quem isso acontece! Assim, ele convoca a sua Deception Team para ajudá-lo, e AS CENAS SÃO UM MÁXIMO. Adorei todo o processo para enganar Faust, do “acidente” de carro e troca de telefones até a ligação a Jonathan Black, que o fez conseguir a senha para invadir o computador de Faust lá na prisão, e então ele consegue não apenas provar a sua inocência, mas reabrir o processo em todos os casos com que Faust lidou… o que quer dizer que talvez ele consiga uma ajuda extra na prisão, por gratidão.
O fim do episódio traz Alicia quase caindo em uma armadilha de Charles Quaid, mas o FBI está logo atrás dela, e a ajuda da Deception Team é sempre muito útil. Adorei como eles entraram na história e interpretaram personagens da Corvus Vale para atormentar Quaid e dizer que “ele tinha sido expulso”, por “chamar atenção desnecessária para a organização”, e então ele é instruído a confessar os seus crimes… eu adorei como eles fazem isso com uma perseguição eletrizante, as máscaras apavorantes e aquela interminável e divertida queda que realmente coloca Charles Quaid no limite. Enquanto Cam e o time lidam com ele, fisicamente, Kay e Alicia conseguem incriminá-lo enfim! Agora, a “Corvus Vale” parece ser importante para a conclusão da temporada/série (!), porque Alistair Black foi um membro e Bruce Conners acaba de entregar um anel de membro para Cam…
Sinto que isso ainda vai ser bem importante!

Para mais postagens de Deception, clique aqui.


Comentários