[Season Finale] The Flash 4x23 – We Are the Flash



“Wow! This house is bitchin’!”
OH, EPISÓDIO MAIS FRAQUINHO! Como diria o Deadpool: “That’s just lazy writing!” Não? Tudo bem que não é nada surpreendente termos um Season Finale fraco para uma temporada decepcionante como essa – algumas pessoas comentaram, e vale mencionar aqui: por que tudo fica tão fácil no Season Finale? Okay, eles querem resolver as coisas, mas precisa ser ASSIM?! Depois de 22 episódios (o grande erro da CW!) de enrolação, de derrotas e de falas sobre como seria “impossível” vencer DeVoe, subitamente eles surgem com um plano milagrosamente perfeito que derrota DeVoe da forma mais patética possível? O que aconteceu com toda a suposta “inteligência” do vilão? Foi fraco, foi ruim, e se teve alguma coisa que salvou esse episódio foi a mesma coisa que salvou toda a temporada: RALPH DIBNY. Como foi bom vê-lo de volta!
No mais… só estou feliz que tenha enfim acabado.
Se você é um daqueles que “ainda tem esperança”, talvez o começo do episódio tenha empolgado, com o começo do Enlightenment que desliga todas as luzes, celulares, carros, basicamente todo tipo de tecnologia da Terra, mais ou menos como “Revolution”. Tudo fica escuro, uma luz roxa toma conta do céu, e quando eles não sabem o que podem fazer, Iris chega trazendo Marlize com uma ideia “genial” (sarcasmo intended): mandar o Barry para dentro da mente de DeVoe. Parecia ruim, mas quando eles explicam melhor… PARECE PIOR. Que coisa mais podre, não? Essa coisa de entrar na mente de DeVoe e encontrar o que resta de “bom” nele, e fazê-lo vencer o “mau”, num nível bem teatro de quinta série. Pensando assim, num nível bem “The Flash”, atualmente. Só sei que tudo o que eu conseguia pensar era: VERGONHA ALHEIA.
Quase não consegui assistir.
Com o Enlightenment em 24%, o Team Flash usa os poderes telepáticos de Cecile e a cadeira roubada de DeVoe para colocar Barry dentro da mente do vilão, e enquanto ele explora os lugares e memórias, do lado de fora eles precisam impedir Cecile de dar à luz (!), porque seus poderes estão condicionados à gravidez, e é a única forma que Barry tem de entrar ou sair da mente de DeVoe. Sim, bem ridículo como um todo. Enquanto o Enlightenment avança, 51,5%, 62,2%, o episódio só ganha certo fôlego e temos uma esperança quando Ralph Dibny aparece, e é o Ralph de verdade, o Ralph VIVO e bem, todo lindinho, como sempre, e absurdamente triste e sozinho… detalhe para o fato de ele estar usando o figurino que ele usava lá no começo da temporada. Assim, enquanto Barry e Ralph se unem dentro da mente de DeVoe, o DeVoe de verdade chega ao STAR Labs.
Todos os planos mudam quando Ralph e Dibny vão atrás do “DeVoe bom” na faculdade onde ele era um professor de história e o encontram… mas ele está morto. Sério, eu ri, não pude levar nada daquilo à sério não. Então, o Plano B é construído ali mesmo, um final totalmente PODRE, mas legal porque significa que Ralph estaria de volta: levar Ralph Dibny para fora, então ele assumiria seu corpo de novo e DeVoe deixaria de existir… só isso. E embora eu tenha tido esperanças de que não fosse ser tão simplista assim, foi. Okay, tivemos um ATAQUE DOS CLONES meio “Matrix” lá dentro, mas subitamente o DeVoe podia cair nas armadilhas (?) ridículas de Barry e Ralph, e então eles o vencem, enquanto o Enlightenment avança… quando Barry e Ralph ENFIM saem de dentro da mente de DeVoe, o vilão perde quando Ralph toma de volta o seu corpo.
Sério, o roteiro só não foi mais RIDÍCULO porque significava que RALPH ESTAVA VIVO!
Então se o Ralph Dibny está vivo, eu quase estou disposto a deixar passar essa “vitória” mais simplória e risível. É bom ouvir de volta a voz de Ralph, vê-lo tornar-se ele mesmo novamente. E, por algum motivo, eu tinha alguma esperança. Achei que o Season Finale ia me surpreender e tal, ter um fechamento bacana, uma complicação extra. Mas não. Com o Enlightenment em 99,7%, Marlize consegue reverter o processo, e depois DeVoe reaparece, de volta na cadeira, como uma espécie de holograma em algum tipo de “reencarnação digital”, mas ele é derrotado por Marlize puxando uns fios. SÉRIO, QUE PREGUIÇA DE ROTEIRO, GENTE! O QUE ERA AQUILO?! Assim, com Marlize dando o golpe final que derrota DeVoe de vez (?), um dos satélites começa a cair na Terra, e os heróis precisam trabalhar juntos para salvar Central City.
Foi legal ver Barry trabalhando ao lado de Cisco e Ralph, mas eu já estava tão cansado que só esperava o final de uma vez… então, Barry salva Central City, mas não a salva sozinho, mas com a ajuda daquela “garota misteriosa” (ha!), que aparecia durante a temporada. Filha de Cecile e Joe nasce, Harry quase volta ao normal e vai à Terra-2, agradece Cisco com um abraço emocionante, Wally West vem fazer uma visitinha à irmã recém-nascida, e o gancho para a próxima temporada é com a “garota misteriosa”, que de “misteriosa” não tinha nada, porque todo mundo já sabia de quem se tratava: NORA, a filha de Barry e Iris. Para a surpresa de… bem, de ninguém, eu acho. O mais legal desse final foi seu comentário (“Wow! This house is bitchin’!”), e então ela deixa o gancho para a quinta temporada: “I’m your daughter, Nora. From the future. And I think I… made a big, big mistake”.
Sinceramente, o que aconteceu com “The Flash”?
Já não existe mais vontade de assisti-la…

Para mais postagens de The Flash, clique aqui.


Comentários