3% 2x01 – Espelho



“Eu não tenho lado nenhum. Isso é um crime, por acaso?”
Estava ansioso e CURIOSO pela segunda temporada de “3%”, e agora aqui está. Ela já começa empolgante e mostrando que há muita coisa a ser explorada, temas distintos daqueles tratados na primeira temporada da produção. Já começamos no Maralto, no Ano 4 A.P. (Antes do Processo), conhecendo O TRIO FUNDADOR DO MARALTO, e isso ainda é algo a ser explorado no restante dos episódios, mas é bacana notar que o flashback nos traz um trio, enquanto o restante do episódio, no Ano do Processo 105, o “presente”, só se fala em “casal”. “O Casal Fundador te deseja um bom dia, Michele”. Inclusive, existe uma estátua que retrata o CASAL Fundador do Maralto, e essa parece ser uma grande parte da temporada, e eu já estou aqui fazendo teorias… não sei o que aconteceu com a terceira pessoa, e talvez André não seja “o primeiro assassino do Maralto”.
Enfim.
A introdução à segunda temporada de “3%” é perspicaz, por expandir esse universo com o tema do Trio/Casal Fundador, nos intrigando, e por mostrar a dicotomia entre a vida do Continente e a vida do Maralto. É a primeira vez que vemos do lado de lá. A primeira temporada esteve no Continente, e apenas falávamos do Maralto. Por um momento eu duvidei de sua existência, utópica demais como “A Ilha”. Mas não, o Maralto está ali, e Michele agora mora do lado de lá, enquanto Joana continua na sua vida miserável do lado de cá. A sequência inicial é inteligente mostrando os paralelos de suas vidas, quando fazem coisas similares em lugares absurdamente diferentes. Como acordar, tomar banho… ou as ruas. De um lado coloridas, limpas, com tecnologia, comidas saudáveis. De outro, confusão, sujeira, comidas estranhas, cartazes de assassina…
“Falta 7 dias para o Processo 105”
“Se é que essa merda vai acontecer mesmo”

PARTE I: CONTINENTE
No Continente, há 6 meses, vemos Joana tentar entrar para a Causa. Ela tenta convencer Fernando a ir com ela, porque diz que não podem deixar o próximo Processo acontecer, mas ele acha que isso tudo é uma perca de tempo, e que a Causa tampouco se importa com eles. Por isso, ela vai sozinha, determinada: “Eu preciso entrar pra Causa! Eu passei 20 anos na merda, eu preciso fazer alguma coisa!” Ela diz que prefere morrer do que ficar se escondendo. Assim, depois de localizá-los e segui-los, ela não pode simplesmente “se alistar” e pronto. Assim, ela precisa passar por alguns testes, para sabermos se ela realmente tem o perfil de alguém da Causa ou não. Assim, o líder apresenta veneno de sapo em cápsulas, e diz que a Causa precisa de mais 6 delas… por isso, o trabalho de Joana e de mais uma garota é extrair o veneno da pele dos sapos para fazer essas cápsulas.
Tudo parece uma competição dali para frente, e a cena é desesperadora, com aqueles sapos todos. Mais angustiante é sabermos o que o contato do sapo com a pele faz, e vermos Joana não fazer absolutamente nada quando a sua colega está quase caindo no laguinho: “Ema ema ema. Cada um com seus problemas”. E tudo o que eu pensava, nessa hora, era: esse é o tipo de atitude esperada? Ninguém disse que era uma competição. E NÃO ERA. Quando Joana consegue suas 3 cápsulas, mas a garota só consegue 1, o líder anuncia que ambas falharam: “Isso aqui não é o Processo, não!” Na Causa, não há lugar para individualismo: eles precisavam de 6 cápsulas, agora só tem 4, a Causa sai perdendo. Por isso, por causa de seu egoísmo e mentalidade do Processo, Joana é rejeitada pela Causa: “Você não merece estar com a gente!” E foi uma atitude justa.
Mas ela tem outro meio de entrar… ela vê uma indicação em um mapa que parece importante, e diz que sabe onde fica aquele lugar, e essa talvez seja a passagem para dentro da Causa, embora seja reiterado que ela é “egoísta”, “solitária” e “competitiva”. Mesmo assim, ela consegue levar Silas, o líder, até o “tesouro” esperado, que é UMA CARTA DO FUNDADOR DA CAUSA. Talvez estejamos explorando os fundadores de ambos os lados, nessa temporada. Possivelmente, o “Fundador da Causa” seja a terceira pessoa que sobrou lá no “Trio Fundador do Maralto”. Faz sentido, não faz? De todo modo, na carta há suas últimas palavras, e agora Silas sabe como eles vão acabar com o Processo 105, bem como também sabe qual vai ser o papel de Joana nisso tudo…

PARTE II: MARALTO
Michele nunca fez realmente parte dos 3% que “mereciam” ir ao Maralto. Ezequiel a passou sabendo que ela era uma agente da Causa, determinado a transformá-la em uma “ex-agente”, enquanto, no momento de sua chegada ao Maralto, a colocou no CRT – Centro de Reabilitação e Tratamento, para que ela pudesse se adequar de fato ao lugar. Tudo o que ela queria, no entanto, era ver o irmão. Atualmente, mesmo um ano depois, os índices de Michele continuam baixíssimos, e colocam o índice do Maralto abaixo de 90%, o que por sua vez coloca em dúvida a posição de Ezequiel e sua capacidade de seleção dos 3% merecedores para virem do Continente ao Maralto. Gostei da trama de Michele, gostei de como ela vê o irmão através daquele vidro, e de como André foi confinado como “o primeiro assassino do Maralto”, embora ela diga que ele é inocente.
Quem matou Eugênio?
Senti falta do Rafael, que teve uma ÓTIMA cena conversando com Michele… mas eu queria vê-lo mais!

PARTE III: 6 DIAS PARA O PROCESSO 105
As coisas estão mudando. Joana consegue invadir a casa de Gerson e roubar um fertilizante rico em elementos explosivos, o que é o primeiro passo para acabar com o Processo 105, e o próprio Maralto já tem conhecimento do que está acontecendo no Continente, e sabe que os riscos nesse ano são maiores que o normal. Por isso, Marcela propõe que eles coloquem guardas nas ruas do Continente, para “impor ordem”, em uma espécie de ditadura que acabaria com qualquer ação da Causa antes que ela realmente aconteça… e o Conselho lhe dá abertura para fazê-lo. Enquanto isso, Ezequiel pede que Michele crie uma prova para o Processo 105, e ela constrói um Labirinto do qual você só consegue sair mudando de estratégia o tempo todo. Ou seja, se adaptando. Foi quase claustrofóbico quando Michele ficou presa lá dentro, ouvindo perguntas de Ezequiel sobre “de que lado ela está” e “o que acha do Maralto”, e colocando seus sentimentos para fora:

“O que você quer que eu diga? Que a comida é boa? É uma merda pra mim estar nesse lugar. Eu odeio a Causa. E eu odeio a porra desse lugar. Eu não tenho lado nenhum. Isso é um crime, por acaso?”

Michele está destinada a ir com Ezequiel de volta ao Continente, vai ter um papel importante no Processo 105: sua missão é se infiltrar de volta no Continente e roubar o Fertilizante, embora ela diga que, depois de tudo, eles vão matá-la. Em troca, no entanto, Ezequiel diz que libera seu irmão. Enquanto isso, o plano de Silas para acabar com o Processo se revela, deixando Joana em dúvida: eles vão EXPLODIR o prédio durante o discurso de Ezequiel. E É GENIAL. Brutal, cruel, e envolve a morte de muitos inocentes, mas eu entendi o Silas: se eles explodem o prédio, o Maralto vai lá e constrói outro. Se eles explodirem durante o discurso de Ezequiel, eles acabam com o Processo 105, sem contar que abrem um precedente de medo que pode acabar com todo Processo daqui para a frente. Eles não o impedem de acontecer, mas destroem sua imagem.
Faz com que as pessoas não queiram mais participar… e aí?
ESSA TEMPORADA VAI SER UM MÁXIMO! \o/

Para mais postagens de 3%, clique aqui.


Comentários

  1. Você é mesmo ótimo com suas teorias meu amor, não é? A temporada começou com tudo e promete muitas opções para se analisar: de que lado você está? Sem falar nessa afirmação da Michele de que não tem lado, isso pode abrir um precedente para um terceiro lado. Posso estar errado. Também tem toda essa questão do que aconteceu com o terceiro membro fundador, o que aconteceu com ele, onde está? Isso com certeza será um ponto chave para o desenrolar dessa temporada. Muito bom! Adorei seu texto meu amor.

    P.S.: A foto de topo está MARA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amor! Vamos terminar de uma vez essa temporada daí teremos todas essas respostas haha [Ou não]

      Excluir

Postar um comentário