A Usurpadora – Paulina Martínez ou Paola Bracho?


“Carlos Daniel… no soy Paola”
Em algum momento da trama de “A Usurpadora”, as coisas acontecem depressa em um vai e vem constante entre Paulina Martínez e Paola Bracho. Primeiro Paulina é descoberta uma “usurpadora” e foge da casa, com Paola reassumindo o seu lugar, mas apenas até que Lalita lhe informe que todos sabem da troca, quando ela pergunta se eles “desconfiam”, porque então ela foge com Douglas Maldonado. Nesse tempo, preocupada com o sumiço de Carlitos, Paulina Martínez retorna à casa, disposta a enfrentar Paola, mas é recebida por Piedad, que a aconselha a se passar por Paola, por enquanto. Então é uma confusão e tanto! Sinceramente, no entanto, uma vez que todos já sabem que são duas, é difícil acreditar que eles não notem a suplantação novamente. Paulina muda as cores com que se veste, o modo de falar e de se portar, os interesses.
“No parece Paola. No. Parece… ¡Paulina Martínez!”
Uma das coisas mais interessantes desse retorno é a maneira como Carlos Daniel, embora não leve a desconfiança adiante, nota quase que de imediato que a mulher à sua frente é, na verdade, Paulina, e não mais Paola. Assim, ele sobe até o seu quarto, com toda a intensidade que lhe cabe e a beija. E ele beija PAULINA, sabendo que é Paulina, e então o amor e o sentimento é mais real. A trilha sonora da abertura, forte, a cena bonita… mas Paulina continua interpretando o papel de Paola Bracho, e por ser Paola, Carlos Daniel se incomoda, e volta a se afastar. Então, ele diz que isso não vai se repetir e que ele não a ama mais, e Paulina sorri, morrendo de felicidade em seu interior. Ela celebra porque gosta da ideia de que Carlos Daniel não a ama mais. Embora ela ainda não esteja disposta a “roubar” o amor de outra mulher, mas de todo modo.
Paulina fala com Fidelina sobre como ama Carlos Daniel, e como acredita que ele não a corresponde, achando que, uma vez que ele saiba que é ela novamente, a expulsará de casa ou a colocará na prisão. Na verdade, ela entende que cometeu um delito e acha que merece punição. De todo modo, ela não sustenta a mentira por muito tempo, e vai a Carlos Daniel para lhe dizer a verdade. Ele não a recebe com sorrisos e abraços, no entanto, e quando ela pede que ele pense com calma sobre quem o fez sofrer, se foi ela ou se foi Paola, ele diz que foram as duas. Mesmo assim, quando a polícia começa a buscá-la por “usurpar” o lugar de Paola, ele diz que não vai denunciar, e que as coisas teriam sido muito mais fáceis se ele tivesse contado a verdade para ele desde o começo. Provavelmente, no entanto, são palavras vazias. Ele não teria acreditado em Paulina na época.
Ele ainda não tinha noção do bem que ela podia fazer a todos.
Carlos Daniel pede a Paulina que ela continue interpretando a Paola Bracho, que volte para casa com ele, e que “fique por muito tempo”. Se quiser, para sempre. É UMA CENA BONITA. Ela diz que ficará com Carlitos, que acaba de regressar, até que ele recobre a memória e “não precise mais dela”, e então se entregará para a polícia, mas Carlos Daniel já não deseja mais isso. Ele quer que Paulina fique. A Vovó Piedad, inclusive, sugere que ele se divorcie de Paola para que possa se casar com Paulina, uma proposta que ele leva adiante. Meu coração dispara quando ele pergunta a Paulina “¿Tú te casarías conmigo?” Ele é direto, quase romântico, e fala de como Piedad aprova a ideia, mas Paulina desconversa, se recusa a responder à pergunta, na qual ele insiste… mas sempre sem resposta. Na minha opinião, a própria maneira como ela se esquiva é um indício bom.
Mas o retorno de Paulina traz muitas novas melhorias. Quando uma crise se instala na fábrica, por exemplo, todos acham que “só Paulina” pode resolvê-la, e ela se coloca à frente da fábrica novamente, ela se coloca no meio dos funcionários, e consegue controlar a multidão. Carlos Daniel a admira e a respeita, não a vê mais como uma inimiga, e admite: “Estoy enamorado de la usurpadora. Por isso, ele se declara para ela, diz que “precisa dela”, a beija, e é um beijo intenso e VERDADEIRO, de Carlos Daniel e Paulina. “Me necesitas, pero no me amas”, ela diz. “Sí, te amo, Paulina”, ele responde. Ainda está longe de eles poderem viver tranquilamente um amor verdadeiro, mas as cartas estão na mesa, e Paulina é aceita por todos. Por Carlos Daniel, até por Rodrigo! Quanto ao amor, ela ainda acha que não pode amá-lo, porque sempre haverá coisas entre eles…
Como o retorno de Paola.
Ou a prisão.


Para mais postagens de A Usurpadora, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

Comentários