As Aventuras de Poliana (2018) – As audições para a Ruth Goulart



“Eu sabia, tia! Você tem um bom coração e não consegue esconder isso!”
Uma das poucas coisas que Poliana pediu para a Tia Luísa foi que ela a deixasse estudar na Ruth Goulart, e o motivo é bem justificado até: ela quer estudar no mesmo lugar que a mãe estudou e “aprendeu tudo o que sabia”. Afinal de contas, ela também tem o sonho de ser uma artista como a Alice! Isso pode descaracterizar um pouco a personagem da Poliana, porque eu não imagino a Pollyanna de Eleanor H. Porter reclamando para estudar em determinada escola nem nada disso, e o fato dela chorar mostra que ela não é uma jogadora tão exímia do Jogo do Contente, como ela deveria ser. Embora as cenas sejam emocionantes, eu temo que isso nos prive de uma emoção maior quando chegarmos aos eventos tristes que equivalem ao fim do primeiro livro: é a primeira vez que Pollyanna falha no Jogo do Contente, e recebemos aquilo com choque!
De todo modo, a Tia Luísa espera que Poliana estude em uma escola bastante rígida. Mais do que rígida, MACABRA. Ao menos foi a impressão que tivemos naquela entrevista na escola (“O diretor me deu muito medo. A sala dele parecia filme de terror”), e embora Poliana diga que não gostou nada do lugar, ela para e se volta ao Jogo do Contente: ao menos ela tem a chance de estudar enquanto tanta gente não a tem, como o João. Mas ela não deixa o seu sonho para trás, não ainda, especialmente quando a Nancy fala sobre as BOLSAS DE ESTUDO que a Ruth Goulart oferece para algumas pessoas que passam em suas audições. Poliana, inocente, acredita que esse é o único problema pelo qual a Tia Luísa não quer que ela estude lá, e decide tentar as audições… talvez, se ela conseguir a bolsa, a tia fique orgulhosa e a deixe estudar lá.
Além do mais, ela não precisaria gastar nenhum centavo! Entendo de onde vem todo esse raciocínio: a Tia Luísa não tinha dito que era ela quem pagaria a mensalidade, por isso ela que decidiria onde a Poliana ia estudar? Bem… assim, Poliana convence a Nancy a levá-la às audições, por mais arriscado que seja, e ela sobe ao palco logo depois da fofa apresentação de Kessya, que tem umas cenas lindas com a mãe! Débora é bastante insuportável e quer apenas expulsar a garota e pronto, mas o pessoal gosta da atitude e confiança de Poliana, e já que ela já está ali, eles votam por assisti-la. Então, ela canta uma música do show dos pais e é absolutamente fofa. Não é perfeita, nem nada, mas tem fofura e muito potencial… mas decididamente não é perfeito, ela até joga a sapatilha longe, acertando as meninas intrometidas que invadiram as audições!
Merecido, devo dizer.
Poliana começa a conquistar os professores da escola através de sua energia. Antes de ir embora, no entanto, ela diz que “mentiu para eles”, e eles ficam interessados na verdade, então: ela diz que Nancy não é sua tia, e que sua tia de verdade não quer que ela estude ali, mas aquele é o lugar onde sua mãe estudou, e ela sente que, se conseguir entrar, ela estará mais perto dela. Sua fala é emocionante, e ela causa um impacto quando diz que sua mãe é Alice e sua tia é Luísa D’Ávila. O clima é bem leve e bonito, a não ser por Débora, que é irredutível e, basicamente, uma verdadeira megera. De todo modo, Poliana pôde tentar, e abraça Nancy agradecida, dizendo que “ela é uma amiga de verdade”. Se dependesse da Débora, Poliana nunca entraria na escola, e ela deixa isso muito claro, no que eu acho que não é muito profissional.
Suas opiniões são embasadas em mau-humor e amargura.
Pouca opinião profissional de fato.
Felizmente Poliana tem o Marcelo e uma galera que gostou muito dela! Assim, algum tempo depois, eles recebem uma carta dizendo que POLIANA FOI ACEITA NA ESCOLA RUTH GOULART. E então vem a tensão… afinal de contas, como Poliana foi aceita se não devia nem ter feito audição? Então, em um momento cheio de tensão, o mundo desmorona sobre Nancy e Luísa fica furiosa, quiçá com um pouco de razão. Luísa liga para a escola e diz que “Poliana não vai estudar lá”, e então confronta a sobrinha. Aqui, a atuação de Sophia Valverde foi de partir o coração, como tinha que ser, quando percebe que, por sua culpa, a Nancy está com problemas sérios. A maneira como chorava, como os olhinhos estavam vermelhos e sofridos, e como implirava para a tia dizendo que a culpa é dela e que foi ela quem arrastou a Nancy para essa confusão.
Toda fofa, Poliana diz que “ela é quem tem que ser demitida”, e diz que vai subir já e arrumar sua mala para ir embora, enquanto a Nancy também chora, porque não tem como evitar. A Tia Luísa diz que “não pode demiti-la”, e eventualmente acaba permitindo que Nancy fique na casa também (“Eu sabia, tia! Você tem um bom coração e não consegue esconder isso!”), mas diz que ela tem que provar que merece esse voto de confiança e deixar de fazer todas as vontades da garota! Nancy quase se complica novamente logo em seguida, quando conversa com Antônio e fala que a Poliana foi aprovada na Ruth Goulart, diferente do que a tia a fez acreditar, e a garota escuta isso tudo. Felizmente, ela não confronta a tia diretamente, mas faz um discurso lindíssimo e profundamente sofrido em que fala sobre os pais do fundo do coração:

“Mas por que a Ruth Goulart não é boa pra mim? Me explica porque. Você e minha mãe estudaram lá! Eu só queria entender melhor, assim talvez eu me conforme de uma vez”
“Bom, se você quer entender o porquê, então eu te explico: eu não quero que você siga os mesmos passos da sua mãe. Eu não quero que você acredite que pode viver de arte e se perca por aí”
“Minha mãe não era nenhuma perdida, e conseguiu viver da arte”
“É? E o que ela deixou pra você? Nenhuma casa vocês tinham! Viviam dentro de um carro, viajando por aí, longe da família. Você nunca frequentou uma escola, Poliana! Eu não sei onde seus pais estavam com a cabeça!”
“Eles podem não ter me deixado nada de material, e eu posso não ter ido pra escola, mas o que eles me ensinaram é o que eu tenho de mais precioso, é o que me faz levantar todos os dias, e ter motivos pra sorrir depois de ter perdido o meu pai e a minha mãe e ter vindo sozinha pra um lugar estranho onde ninguém me conhece. Eles me ensinaram o que realmente importa: que a gente não tá aqui pra acumular coisas, a gente tá aqui com uma missão. Por isso que eu não entendo porque Deus precisava mais dos meus pais com Ele do que aqui comigo. Eu preciso continuar forte, e cumprir o meu papel”
“Por isso que eu não queria ter tocado neste assunto desde o começo!”
“Eu acho que a minha missão aqui é continuar fazendo o que a minha mãe fazia. Um dia, eu quero ser igual a ela, ou pelo menos um pouquinho parecida. Eu já ficaria muito feliz. E eu vou fazer isso independente de onde eu estudar. Eu sou muito grata a você, tia, por me acolher, e por querer o melhor pra mim, e por se preocupar com os meus estudos. Se é naquela escola que você quer que eu estude, é lá que eu vou estudar, mesmo não sendo a vontade do meu coração”

Isso emociona a tia.
Então, ela está parcialmente abalada quando Helô chega para visitá-la! Helô é a mulher que mais vai brigar pelo TALENTO de Poliana por enquanto. Ela a encontra por acaso na rua, quando Poliana está ajudando o João a conseguir mais dinheiro, “incrementando” a apresentação deles com uma história contada em forma de cordel, e é muito bonito. Ela envolve o público enquanto conta a sua história e, encantada, Helô filma tudo para convencer o resto do pessoal de que Poliana MERECE estudar na Ruth Goulart. Então ela vem falar com Luísa, e Luísa acaba escutando-a, porque ela foi sua professora, portanto é uma figura que ela respeita. Em primeiro lugar, Helô oferece meia bolsa de estudos a Poliana, quando Luísa diz que “a família não tem mais os recursos que antes tinha”, e mostra o vídeo da apresentação, dizendo que a menina é um tesouro e merece uma chance…
Luísa estava prestes a dispensar Helô quando Antônio chega com um cafezinho, e ela acaba ficando para conversar mais. Então vira uma verdadeira força-tarefa para segurar a Helô na casa por tempo o suficiente para ela convencer a Tia Luísa a deixar Poliana estudar na Ruth Goulart, com Antônio, Nancy e Poliana preparando chá, suco de laranja e docinhos, enquanto Helô conversa com Luísa em UMA CENA EMOCIONANTE. Ela recorda memórias dela com Alice na escola, e ela chega ao coração aparentemente gelado da mulher, que é na verdade apenas fechado: “Luísa, você não viu o presente que Deus colocou bem na sua frente? Essa menina, sua sobrinha! A Poliana tá te levando de volta pra Ruth Goulart, lugar onde você cresceu, fez amizades!” E isso tudo também é muito difícil para a Luísa, porque isso tudo mexe com memórias dolorosas…

“Eu perdi todos que eu amava, eu não falo com o meu irmão há anos, eu sou uma estranha pras minhas sobrinhas, e agora eu sou responsável por uma criança que eu praticamente não conheço. Lembrar do passado é muito dolorido, Helô. E se a Poliana começar a estudar na Ruth Goulart, isso vai acontecer o tempo todo!”

Então Helô a convence que isso não é algo ruim. E percebemos o quanto ISSO TUDO MEXEU COM A TIA LUÍSA, e vemos os primeiros sinais de mudança. Na expressão mais branda com que ela olha para Poliana falando com a Helô, por exemplo, e principalmente mais tarde, quando ela dá a notícia para a sobrinha: ELA PODE ESTUDAR NA RUTH GOULART. A alegria de Poliana é contagiante, ela agradece, abraça a tia, senta no seu colo, e se torna toda falante e feliz, e no meio de tudo isso… a Tia Luísa SORRI. E é um sorriso sincero, verdadeiro… ela está feliz em presenciar essa alegria toda de Poliana, e esse é o bonito começo de sua atitude, rumo a um futuro em que Poliana e Luísa terão um relacionamento de carinho e amor. Helô e a Poliana até a convencem a ir à reunião do Comitê do Laço Azul. Às vezes parece que tudo está acontecendo tão rápido.
<3

Para mais textos de As Aventuras de Poliana, clique aqui.


Comentários

  1. Esse é o meu medo. As coisas estão acontecendo rápido DEMAIS. Isso é bom, mas eu penso que se a mudança da Luísa acontecer cedo demais, a novela fica sem história pra "mais tarde". Se bem que ainda temos o dilema entre Luísa, Marcelo, Otto e Débora. Acho que Joana e Cláudia serão figuras fundamentais na resolução de tudo isso.

    A Íris está deixando muitas pistas de que o Marcelo foi o grande amor da Luísa, como Gloria Pessoa dizendo para Luísa que não foi ciumenta com todas as suas noras, obviamente se referindo a ela.

    No caso de estudar em outra escola, a Poliana chegou sim a jogar o Jogo do Contente, por mais que não tenha funcionado tão bem...

    Não consigo me decidir no meu personagem favorito. No núcleo principal são Poliana e Nanci, no núcleo dos adolescentes são o Jef e a Mirela, no núcleo infantil são a Kessya e a Lorena, no núcleo dos funcionários da Ruth Goulart são o Marcelo, a Gleyce e a Helô e no núcleo da Magabe são Claudia e Joana.

    Queria ver você comentando o primeiro dia de aula da Poli (Nanci chama ela de Poli, lembrei de Tia Polly) e o núcleo dos adolescentes. Até a próxima postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, como eu disse na postagem, jogar ela jogou o Jogo, mas ela não joga BEM. Ela ainda tem que racionalizar demais, e ela não está realmente "feliz" ou "contente", mas apenas "conformada", e é uma grande diferença em relação ao livro, e eu sei que isso a torna mais humana, talvez, mas, a meu ver, vai inibir o choque do acidente, quando ela falha em jogar o Jogo pela primeira vez!

      Acredito que vou comentar o primeiro dia de aula sim, mas tenho mais dois textos a caminho antes disso, então deve demorar um pouquinho. Sobre os adolescentes, eu até fiz umas anotações, mas não achei nada digno de um texto ainda, estou esperando acontecer algo de verdade. Por enquanto, me parece que eles só estão ali de enfeite... minha parte favorita foi a Raquel e a Mirela dançando, e o Durval e a Lorena atrás! <3

      Excluir
  2. Eu também acho que a Pollyanna anda meio descaracterizada, acho que a Íris(a autora)quer humanizar-lá e acaba fazendo dela uma insuportável. P.S: O Roger é um cretino,a maneira como ele trata o Sérgio e o Guilherme é inadmissível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não precisa ser tão duro, a Poliana não está "insuportável", mas sua atitude, embora compreensível, não é algo que eu esperaria da personagem de Eleanor. Sobre Roger? Aí você está com toda razão: inadmissível!

      Excluir
    2. Talvez eu tenha exagerado em chamar a Poliana dessa versão de insuportável, é que eu me acostumei com a Poliana do livro e doi ver-lá agir dessa maneira, aliás quando vai sair sua postagem de Carinha de anjo? Estou morrendo de ansiedade.

      Excluir
    3. HAHA Qual postagem especificamente? Postei uma sobre a Cassandra e os trigêmeos da Tia Perucas há alguns dias, né? Por enquanto, não tenho nenhum planejamento. Acho que no fim de semana vou postar uma, porque completa 400 capítulos! ;)

      Excluir

Postar um comentário