[Season Finale] Desventuras em Série 2x10 – O Espetáculo Carnívoro: Volume 2



“But life is like that. It's a cliffhanger”
Que finalização de temporada FASCINANTE. Okay, okay, deveras desesperadora, mas nos deixa ansiosos pelo o que está por vir em “O Escorregador de Gelo”, quando a terceira temporada for lançada no próximo ano. Seguindo ao momento de GRANDES REVELAÇÕES que foi o fim de “O Espetáculo Carnívoro: Volume 1”, Lemony Snicket faz uma pausa para nos mostrar como está o Parque Caligari atualmente, enquanto ele narra a história: não existem mais barracas, apenas um fosso mal escavado e cinzas. Então ele menciona a expressão “na barriga da fera”, que ainda será usada três vezes até o fim desse episódio, com direito a contagem e tudo. Então voltamos para a Barraca da Fortuna, onde Violet, Klaus e Sunny Baudelaire fizeram tantas descobertas e onde acabaram de se reencontrar com Olivia Caliban, que tem algumas informações a mais para dar-lhes.
Segundo Olivia, C.S.C. guarda informações no Parque Caligari, e “Madame Lulu” é um pseudônimo para qualquer voluntário que esteja ali no momento, um cargo rotativo. A mulher que era Madame Lulu antes dela, como ela nos conta, foi até o Hospital Heimlich para buscar o açucareiro antes que Esmé Squalor conseguisse pôr suas mãos nele, e por isso ela é agora a Madame Lulu. A mulher ainda não retornou, e Jacques Snicket jamais retornará. É ela quem fala sobre a sede de C.S.C. nas Montanhas de Mão-Morta, e diz que se um dos Baudelaire pais sobreviveram, é lá que estará. Por isso, as crianças estão determinadas a ir lá, desde que Violet consiga arrumar os carrinhos da montanha-russa, e Olivia diz que ela mesma os levará, só precisa empacotar a biblioteca e comida. Eles partirão pela manhã. Também é legal como os Baudelaire perguntam sobre a natureza boa ou má da organização…
Então ouvimos falar da CISÃO pela primeira vez!
Interrompendo-os nessa conversa importantíssima, algo muito comum em “Desventuras em Série”, o Conde Olaf anuncia um novo espetáculo, protagonizado por aberrações e leões famintos em um fosso: no dia seguinte, uma aberração será arremessada no fosso para ser devorada pelos leões famintos, por isso os Baudelaire precisam dar um jeito de escapar o mais rápido possível. Antes de fazê-lo, eles também conversam com as outras “aberrações” no trailer, que parecem preocupadas em serem devoradas, mas dispostas a fazê-lo, porque “é bom para os negócios”. Eles tentam convencê-los de que eles podem fazer outra coisa da vida, e que literalmente TUDO é melhor do que ser devorado vivo por leões como o espetáculo carnívoro de um parque. Mas o problema é que as aberrações não são lá muito inteligentes.
Quando os Baudelaire falaram de “uma oportunidade batendo à porta”, eles não se referiam a Esmé Squalor, que aparece com uma faixa dizendo “I LOVE FREAKS”, e que está ali para enganá-los. É vergonhoso e revoltante como ela diz que os ama, como diz que “os considera seus amigos”, e eles são tão ingênuos e manipuláveis que acreditam em tudo. Então, ela oferece um “lugar” na trupe do Conde Olaf para eles trabalharem, e para isso eles só precisam fazer uma coisa antes para provar sua coragem: cometer assassinato. Eles terão que jogar Madame Lulu no fosso no lugar de qualquer aberração que seja sorteada no dia seguinte, e todo mundo parece muito empolgado em fazer isso, a não ser, é claro, pelos Irmãos Baudelaire, que não estão dispostas a condenar uma mulher inocente à morte apenas para que eles mesmos sejam salvos nem nada.
Durante toda a noite, com as Montanhas de Mão-Morta à distância, cobertas de gelo, as crianças trabalham juntas, enquanto o Conde Olaf se cansa de toda a “enrolação” de Madame Lulu para responder as suas perguntas, e encontra a pulseira de paciente de Violet no Hospital Heimlich caída em sua tenda. Uma das cenas mais tristes do episódio é das crianças na montanha-russa, comentando sobre como “andar de montanha-russa era uma coisa que crianças normais faziam”, e eles não sabem mais o que é ter uma vida normal há muito tempo. E Lemony Snicket ainda torna a cena muito mais soturna com o comentário: “There are few truly happy moments in the lives of the Baudelaire children. This is not one of them”. Então, eles precisam deixar a montanha-russa para trás e correr para a tenda do Parque Caligari onde o “Espetáculo Carnívoro” está prestes a começar.
E QUE CENA HORRIPILANTE.
A plateia está ali, ávida por ver “violência e comilança porca”, e isso é tão cruel. Mais perturbador e doentio é a maneira como o Conde Olaf anuncia tudo com naturalidade, e como a plateia parece tranquila em receber esse “espetáculo”. Ali, enquanto o sorteio acontece, Violet e Klaus chegam a pensar em empurrar o Conde Olaf em seu lugar (!), afinal, se alguém merecia ser devorado por leões famintos, esse alguém era o Conde Olaf, mas tudo vira uma confusão. Beverly-Elliot são sorteados, e Violet e Klaus caminham pela prancha de madeira, controlando a multidão e sugerindo que eles sejam empurrados, e que o próprio Conde Olaf os empurre. O plano de empurrá-lo em seu lugar não dá certo, no entanto, pois ele se esquiva da tarefa e manda “Madame Lulu” em seu lugar. A cena é como no livro, vira um pandemônio completo e assustador, e depois que Olivia salva os Baudelaire…
…ela mesma é atirada aos leões famintos.
Foi uma morte CRUEL, e ao menos o público teve a decência de ficar horrorizado. No entanto, novamente o capanga do Conde Olaf não morre junto com Olivia, e eu fico me perguntando porque a série não está matando os capangas do Conde Olaf… isso é importante para mostrar o quanto todos os lados estão correndo risco, e também porque torna o personagem de Olaf ainda mais frio, porque ele pouco se importa com essas mortes. Além do mais, acentua a ideia de que “os capangas são dispensáveis”, e faz mais sentido que ele aceite a ideia de Esmé Squalor de “recrutar” as aberrações Hugo, Colette e Kevin para a sua trupe. Eu ainda estou esperando que essas mortes aconteçam… quem sabe agora, com todo mundo rumando às Montanhas de Mão-Morta, à mancha de café no mapa que indica a base secreta de C.S.C.?
Informação importante: Beatrice não morreu empurrada daquele penhasco.
Suas asas de libélula funcionavam de verdade.
Ao fim do episódio, o Conde Olaf e Esmé Squalor recrutam todas as aberrações, incluindo os Baudelaire, para sua trupe, e para irem com ele, eles precisam atear fogo à barraca da Madame Lulu, com todas as informações importantes que têm ali, entre fitas de vídeo e livros. Acredito que a cena seja ainda mais traumatizante na série que no livro, porque eles hesitam por mais tempo, e o Conde Olaf os ajuda, acendendo a tocha e guiando suas mãos até que o fogo tome conta do lugar… é um monte de transição, um momento de corrupção que serve para que as crianças se perguntem o que estão fazendo, e se são pessoas boas no fim de tudo. São, eu digo, em minha opinião, mas coisas terríveis aconteceram com eles e eles precisaram entrar na dança… afinal de contas, Esmé deixou a barraca levando Sunny com ela, e eles não podiam deixar a irmã para trás, sozinha com o Conde Olaf.
Por isso, ninguém pode julgá-los pelo que fizeram. Com o Parque Caligari em chamas deixado para trás, o Conde Olaf dirige um carro puxando o trailer das aberrações, onde Violet e Klaus estão sozinhos e preocupados com Sunny no outro carro. Aqui, ainda temos cenas extras como o retorno da antiga “Madame Lulu” ao parque, vendo tudo em chamas, e nós não sabemos quem ela é, com o roteiro sugerindo que seja Beatrice ou a própria mãe dos Baudelaire, mas nós sabemos que “Desventuras em Série” ADORA nos enganar. De todo modo, o episódio acaba em um intenso e desesperador cliffhanger: por rádio, o Conde Olaf conversa com os Baudelaire no trailer de aberrações e conta que sabe quem eles são de verdade… então, eles veem Hugo, Colette e Kevin cortando a corda que unia o trailer ao carro, e eles são separados de sua irmã, pra valer.
Sunny vai embora com o Conde Olaf…
…eles ficam para trás, em um trailer desgovernado, prestes a cari de um penhasco!

“I myself am in suspense about the current fate of the Baudelaires. And there are other details I've yet to discover, such as the fate of my late brother's taxi and location of a certain sugar bowl. And the identity of the previous Madame Lulu, though reliable sources tell me it's a woman I know very well. It can be frustrating to live in suspense. Not knowing what's around the next curve in the road. You may feel as if you are on the edge of a cliff, not knowing if you will fall. How sharp the rocks are at the bottom, or if you will have time to scream. But life is like that. It's a cliffhanger”

A vida é um cliffhanger.

Para mais postagens de Desventuras em Série, clique aqui.


Comentários