Primeiro capítulo de “Maria Mercedes” (14 de Setembro de 1992)

“María Mercedes pa’ servirle a usted”

Maria Mercedes é onde tudo começou… a Trilogia das Marias e o legado que Thalía deixaria nas novelas mexicanas ao longo dos anos seguintes. Em 14 de Setembro de 1992, conhecíamos a primeira Maria do ciclo, Maria Mercedes, uma garota responsável com uma família problemática. A mãe os abandonou, o pai bebe diariamente, a irmã pode estar se desviando para um caminho menos correto, e Maria Mercedes é o sustento de sua família, vendendo bilhetes de loteria na rua, limpando vidros de carros, fazendo malabares vestida de palhaça, vendendo flores… é tão bom conhecer a PRIMEIRA Maria de Thalía, tão jovem e tão fofa, e perceber que ela sempre teve esse magnetismo com o público. Quando a vemos, mesmo pela primeira vez, nós queremos conhecê-la, saber o que é que ela tem para nos contar.

E a história de Maria Mercedes é bem interessante.

Santiago Del Olmo é um homem rico que está prestes a morrer, mas ele não quer deixar a sua tia (que ele chama de “Malvada Malvina”) com a herança, e por isso começa a arquitetar um plano contra ela, mesmo para depois de sua morte. Confesso que ele parece um pouco desvairado e louco, quase me lembrando o Coringa nesse primeiro capítulo, mas eu gosto dele – é ele quem vai mudar a vida de Maria. Ele sabe das coisas e é direto com “Malvada Malvina”, dizendo que sabe que ela torce pela sua morte a todo o momento, para que o filho dela, Jorge Luis, possa herdar a sua fortuna. Ele detesta a tia, detesta os filhos dela, e não faz questão alguma de comparecer ao casamento de Jorge Luis que está por acontecer, por exemplo… e ele tem motivo para não gostar dela e não acreditar em nada do que ela diz…

“¡Que muera! ¡Que muera pronto! Para quedarme con todo su dinero…”

Por falar no casamento de Jorge Luis, vamos comentar que é um evento DRAMÁTICO e traumático. Bem condizente ao que conhecemos de “novelas mexicanas”. Malvina está ansiosa pelo casamento do filho porque ele vai “colocar as mãos em uma fortuna”, mas Jorge Luis parece realmente interessado na moça… parece realmente feliz com o casamento que se aproxima. E então a cerimônia acontece, na igreja, e quando Jorge Luis está saindo com a sua esposa e a beija na escadaria, enquanto todos celebram, um ex-namorado ciumento observa de longe e comenta que “se ela não pode ser sua, não vai ser de mais ninguém”, e então atira na moça e sai correndo… eles não conseguem capturá-lo, e Jorge Luis chora sobre o corpo da esposa, que morre em seus braços. É um momento triste e traumático, não dá para negar… nem para culpá-lo muito por ficar amargurado.

Foi muito pior do que o que Luis Fernando passou com Brenda!

De todo modo, VAMOS FALAR DE MARIA MERCEDES! Maria Mercedes é um amor. Jovem, doce e pobre, ela se preocupa com a irmã, que demora a voltar para casa da escola, e o pai aparece nesse meio tempo, completamente bêbado, e não aceita a “bronca” da filha, porque diz que o pai é ele. Embora a responsável, evidentemente, seja Maria. É ainda pior quando Maria recebe a “visita” de um policial que diz que “¡Tu hermana Rosario Muñoz está detenida en la delegación por ladrona!”, e ela precisa ir até lá para tentar liberá-la… Rosario faz toda uma cena, chorando na frente dos policiais, dizendo que não roubou, e eu QUASE acredito nela, não fosse pelo sorrisinho de vitória abusada e marota quando lhe dizem que “ela não vai ficar ali”. Mas ainda não é realmente uma “vitória”, porque ela será transferida para um reformatório…

Maria também, se não controlar sua língua grande e seu jeitão bronco!

No entanto, AMAMOS as Marias por seus jeitões broncos! <3

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários

Postar um comentário