[Season Finale] Shadow and Bone 1x08 – No Mourners

O poder da Conjuradora do Sol!

Encerramos a primeira temporada de “Shadow and Bone” e, sem ter lido os livros que deram origem à série, eu não sei bem o que esperar da segunda temporada – só sei que adoraria ver esse grupão todo que estava mais ou menos junto no final trabalhando junto nos próximos episódios: Alina, Mal, Zoya, Jesper, Kaz, Inej… até Nina! Acho que a série teria muito a ganhar unindo esses núcleos, já que se preocupou mais em desenvolver os personagens de Alina e Mal, mas foram os Crows mesmo que ganharam a simpatia do público com todo seu inegável carisma, e Nina mal apareceu, mas brilhou no episódio que foi parcialmente dedicado a ela. Todos esses personagens mereciam um melhor desenvolvimento, com calma, e talvez uma missão em comum. De qualquer maneira, teremos que esperar pela segunda temporada para saber o que ela nos reserva.

“No Mourners” é um episódio muito bom, mas que talvez apresente algumas falhas como a temporada, como um todo, apresentou. Eu vi muito comentário na internet sobre como algumas coisas foram corridas e/ou mal explicadas para quem não leu o livro, e por mais que sempre tenha aquele disposto a soltar um “Mas é só ler o livro!”, a verdade é que nunca o público inteiro de uma série vai ter lido o material original, e a série poderia, sim, ter sido um pouco mais explicativa em alguns pontos, poderia ter nos apresentado melhor esse universo e tudo o mais… além disso, eu, particularmente, senti um problema horrível de ritmo durante a série, com os ápices da ação sendo a estreia, o episódio cinco e, agora, o Season Finale. Mas são apenas esses três episódios que são realmente movimentados e deixam evidente o que vieram contar.

Nesse último episódio, Aleksander Kirigan, o Darkling, levou Alina para dentro da Dobra – ela queria destruí-la; ele queria usar o poder dela, do qual agora compartilhava depois de matar o Cervo de Morozova no episódio passado e realizar um ritual macabro, para controlar e expandir a Dobra à sua vontade. As cenas na Dobra são escuras, mas muito interessantes de se acompanhar… é revoltante ver Kirigan controlando os poderes da Conjuradora do Sol e os usando para aumentar o seu próprio poder, conseguindo, por exemplo, jogar a Dobra alguns metros à frente para consumir uma nova cidade – assim, ele garantia o seu poder sobre o mundo, e que ninguém nunca mais quisesse guerra com Ravka. Em paralelo, Alina faz de tudo para tentar impedir o Darkling, tenta conjurar luz para inibir a Dobra e espantar os volcras, sem muito sucesso…

É legal, então, como a ação do episódio se destaca com a participação de outras pessoas que estavam no barco e que estavam dispostas a ajudar Alina, como era o caso de Mal, ou a tentar destruir o Darkling, como era o caso de Inej. Mal e Inej são os primeiros a se manifestarem, e eles intensificam a ação! Gostei muito de ver a Inej enfrentando volcras ao lado de Zoya, gostei muito de ver Kaz saindo de seu esconderijo para proteger Inej e enfrentar volcras ele mesmo, e gostei muito de ver o Mal enfrentando o Darkling em uma luta intensa, tudo para salvar a vida de Alina… também AMEI ver o Jesper chegando justamente quando as coisas estavam mais complicadas para Alina, atirando contra um Grisha que trabalhava para o Darkling – e precisamos dizer: o Jesper é um máximo! Por mim, a Netflix podia fazer um spin-off focado no Jesper tranquilamente.

Um dos momentos mais legais do episódio dentro da Dobra é quando o Cervo de Morozova, mesmo depois de morto, aparece com uma “mensagem” para Alina, e ela percebe que o seu poder está com ela, porque ela foi escolhida, então ela se levanta contra o Darkling, quebra a conexão que ele tinha forçado entre eles, e consegue reassumir o controle total de seu poder… assim, confuso e enfraquecido, o Darkling parece mais atingido do que nunca (mas não o suficiente, porque eles parecem acreditar que ele está morto sem terem nenhuma confirmação disso, e terão que enfrentar um Darkling muito mais furioso e poderoso do que antes na segunda temporada), enquanto Alina assume de vez a posição da Santa, da Conjuradora do Sol. E elas os leva em segurança para o lado de fora da Dobra – ela precisará voltar outro dia se quiser destruí-la.

O finalzinho do episódio traz algumas cenas que parecem uma provocação para quem gostaria de ver esse grupo todo reunido. Poderia passar mais um episódio todo acompanhando a interação de Mal e Alina com os Crows (Inej e Jesper estavam particularmente incríveis!), e pode ser que o caminho deles esteja se afastando de agora em diante, até porque ela terá que passar despercebida, mas eles terminam o episódio no mesmo barco, rumo ao mesmo lugar, então quem sabe podemos esperar mais deles juntos na segunda temporada? De qualquer maneira, os Crows não têm mais a missão de sequestrá-la… Nina, depois de o seu romance com Matthias, aparentemente, dar assustadoramente errado, também está no mesmo barco que Alina, Mal e os Crows… o que o futuro de “Shadow and Bone” nos reserva? Claramente, mais problemas com o Darkling!

 

Para mais postagens de “Shadow and Bone”, clique aqui.

 

Comentários