Amy, a Menina da Mochila Azul – O noivado de Octávio e Emília

“¡No quiero que te cases con mi papá, Emilia!”

Eu até acho que Octávio e Emília passaram uma boa parte da novela juntos, tendo em vista que já foram 2/3 de “Amy, a Menina da Mochila Azul”, mas a verdade é que eles foram pouco felizes nesses capítulos todos… como se trata de uma novela infantil, esse romance não é o enfoque da trama, e por isso parece que os personagens não têm desenvolvimento o suficiente – embora eu ainda ache que eles sejam melhores que Natalia e Enrique em “O Diário de Daniela”. Mas o romance dos dois nasceu lá no início da novela, quando se conheceram, e os impedimentos vieram ou na forma do próprio Octávio, que inicialmente não queria se envolver com mais ninguém por causa da memória de Marina e de sua doença, ou na forma de Adrián, que está disposto a fazer a vida de Emília um inferno para que ela não se case com seu “pai”. Ele pode até dizer que é porque a Leonora manda, mas, no fim, eu acho que ele gosta.

Como está chegando a festa de noivado de Octávio e Emília, na qual eles pretendem oficializar o compromisso, Leonora manda Adrián fazer Emília terminar com Octávio – ela ainda promete parar de envenená-lo, se ele cumprir suas ordens. De qualquer maneira, a festa de noivado está meio que fadada ao fracasso desde o começo… isso porque o Marcial e os outros sobrinhos insuportáveis da Emília (aquelas crianças não prestam) já querem impedir a tia de se casar, só porque não querem que “ela se case com o pai do Adrián”. As crianças são nojentas, e tudo isso me deixa bastante bravo, porque era para a cerimônia ser perfeita… vide a cena do Octávio pedindo que Román o acompanhe como seu pai faria! Mas, obedecendo às ordens de Leonora, Adrián vai falar com Emília para dizer, com todas as letras, que não quer que ela se case com seu pai.

E promete fazer a vida dela um inferno caso se case.

A cena mexe muito com Emília, e ela chega em casa arrasada, chorando, dizendo que não vai mais ter casamento – ela conta ao pai o que aconteceu, e ele pede que ela não dê ouvidos a Adrián, dizendo que ele só está bravo e com ciúmes, mas isso vai passar e ele vai se acostumar com a ideia – os sobrinhos insuportáveis de Emília protestam e imploram para que ela não se case, e eu realmente detesto aquelas crianças… que direito elas acham que têm? Mas Emília está realmente chateada com tudo e, para ela, não vai mais ter casamento… ela caiu no joguinho de Adrián e está sofrendo por isso. Quando Adrián fica sabendo do que está acontecendo (Mary Pily conta para ele), ele faz uma cara de quem está triste, como se não quisesse que ela o levasse a sério, mas tudo é altamente confuso, porque ele faz um drama como não gostasse do que está fazendo e faz só porque é o obrigado…

…mas não é verdade. Às vezes, ele parece muito satisfeito.

O grande problema é que Emília nem mesmo fala com Octávio, que acha que está tudo bem! Está na hora da festa, todos estão se arrumando (com destaque à cena que troca a atriz que interpreta Angélica: Sharis Cid é substituída por Yolanda Ventura para os capítulos finais da novela. A cena é divertida, porque conta com uma despedida da Sharis Cid, que sai para “se arrumar para a festa” e demora até sair completamente mudada, com direito a comentários sobre como “ela está levando a sério essa coisa de se trocar”), e Emília está em casa, chorando, sofrendo e decidida a não ir… conforme os convidados chegam e Emília não, Octávio tenta ligar para ela, mas ela não atende… Leonora festeja, feliz e esperando para ver a cara de Octávio por ser deixado plantado e o Octávio realmente não mereceu aquele sofrimento. Um pouco, por ser burro e deixar a Leonora por perto, mas não muito.

Finalmente, então, EMÍLIA CHEGA PARA A FESTA. É um momento bacana e reconfortante, porque podemos ver a cara de Leonora, podemos ver todos aplaudindo a sua entrada, podemos ver o sorriso de felicidade em seu rosto… por um segundo, me permiti pensar que tudo daria certo, mas as coisas só dão cada vez mais errado. Os sobrinhos de Emília mexem com o microfone, espalham animais pela festa e, no meio de toda a confusão e gritaria, Adrián ainda empurra Emília em cima do bolo – ela não se machuca, mas é humilhante, e Adrián, independente de qualquer cena que ele faça, estava com um olhar satisfeito ao dizer que “isso era uma mostra do que vai acontecer se ela se casar com Octávio”. Ali, Emília fica furiosa, e grita com Octávio e, quer saber? EU ADOREI! Ela diz que foi o mais humilhante que lhe aconteceu e que não vai mais se casar com ele e que, se ele quiser entender o que está acontecendo, que converse com seu filho.

WOW.

Emília estava certa e Octávio mereceu aquela parte! Quando percebe que Adrián esteve por trás de tudo ou uma parte de tudo o que deu errado na festa, ele fica muito bravo, mas, na verdade, muito mais do que bravo: ele fica decepcionado, triste, arrasado. Então, Octávio conversa com Adrián, uma cena que mescla perfeitamente o sermão e a bronca com a expressão da tristeza de Octávio pela conduta de Adrián… Adrián chora, como se estivesse se sentindo culpado, mas como eu não gosto do Adrián e isso desde o início da novela, eu não consegui sentir pena, porque ele se divertiu empurrando a Emília em cima do bolo, por exemplo. Pelo menos, tivemos a chance de ver o Octávio se impor contra o filho, falar sobre como tem feito tudo por ele, e talvez fosse algo que ele já devesse ter feito desde muito antes… agora, Octávio terá que lutar para reconquistar Emília.

 

Para mais postagens de “Amy, a Menina da Mochila Azul”, clique aqui.

 

Comentários