Maria Mercedes – A família Muñoz

Maria Mercedes é a responsável pela casa da Família Muñoz. Sua mãe os abandonou há algum tempo, e agora Maria vive com o pai alcóolatra e os três irmãos, e ela é a única com algum juízo lá dentro… também a única a trazer comida e dinheiro para dentro de casa. Eu gosto de Maria Mercedes instantaneamente, porque ela tem uma luz e uma simpatia que muito me fascina, e eu gosto do seu jeitão bronco. Além de que ela é mesmo jovem demais para estar responsável pela família dessa maneira! Desde o primeiro capítulo, é ela quem precisa tomar as rédeas da situação – o pai chega em casa bêbado, e Rosário não chega em casa porque foi levada à delegacia por furto… eu acho que é natural que Maria Mercedes esteja tão no ápice de sua revolta, totalmente esquentadinha (e isso é fofo!), durante o jantar daquela noite.

Ver Maria Mercedes jantando com a família nos mostra muito sobre a novela e sobre os personagens. Porque no dia seguinte, Rosário terá que responder ao juizado de menores, e os nervos estão a mil. O clima com o irmão também está tenso, e eu amo como a Maria é nervosa, e como grita coisas como “que ele pode ir embora se quiser, é uma boca a menos para alimentar”. Enquanto todas as Marias seguintes querem encontrar um namorado e se casar (e Maria Mercedes também começará a sonhar com Jorge Luís em breve), essa Maria começa a novela dizendo que “não vai se casar tão cedo”, porque ela precisa cuidar dos irmãos e do pai, e aquilo quase me partiu o coração… tão jovenzinha e com tanta responsabilidade sobre ela! É emocionante a cena em que ela reza e pede a Deus força para seguir em frente, e trabalhar em tudo o que puder…

para que nunca lhes falte o necessário.

Aquilo me arrepia, porque é lindo e também é triste!

Dona Filó, inclusive, lê a sorte de Maria Mercedes nas cartas, e fala algumas coisas óbvias, como “muita dificuldade em casa”, mas também diz algumas coisas alarmantes sobre o futuro, que envolve os problemas com o pai, que não tendem a acabar, e possivelmente alguma coisa referente à sua mãe… a mãe, Magnolia, está em Nova York, sentindo-se um pouco culpada, porque ninguém tem motivo para abandonar os filhos, mas não é o suficiente para fazê-la voltar. E Dona Filó ainda completa a leitura: “Que Deus tenha pena de ti no que te espera”. O que ela vê no futuro de Maria são muitos enganos, muitas armadilhas, muitas lágrimas e muita dor… ela também vai sofrer por amor, e sofrerá um dano “muito grande”. Uma série de coisas assim que não são nada agradáveis de se ouvir… e assim começa a Trilogia das Marias.

Maria Mercedes é a primeira grande sofredora!

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários