Raven’s Home 4x16 – American Torah Story

O bar mitzvah de Levi.

Estamos nos preparando para nos despedir de “Raven’s Home”, e talvez estejamos ficando emotivos como a Raven, que não está preparada para ver seus filhos crescerem. “American Torah Story” não é o meu episódio favorito na temporada, e ele chegou muito perto de ficar cansativo, mas conseguiu dar uma guinada em sua reta final para entregar algo muito emotivo que funcionou muito melhor do que a parte que foi pensada para ser engraçada, e o resultado final é bom. Levi chegou aos 13 anos e está se preparando para o seu bar mitzvah, e cada um está lidando (ou não) com isso à sua maneira… a Chelsea, por exemplo, está bastante exaltada cuidando de todos os detalhes da cerimônia; Raven está emotiva porque a última criança da casa está crescendo; e o próprio Levi está pensando na responsabilidade de deixar de ser criança.

Muito envolvido com o bar mitzvah, Levi decide se livrar de algumas coisas de quando ele era criança, como um iô-iô ou um ursinho, coisas com as quais ele não terá tempo de brincar agora, entre a escola, o discurso que tem que escrever e tudo que tem que estudar para a cerimônia, mas a verdade é que ele já não brincava com aquelas coisas mesmo antes. Booker, por sua vez, fica um pouco incomodado ao ver o irmão mais novo se livrando das coisas, e é aí que ele “cria um monstro”, incentivando o Levi a “curtir seus últimos momentos como criança”, e o Levi deixa toda sua infantilidade vir à tona… de uma maneira quase assustadora, com direito a bastante espuma no corredor do prédio, cabana na sala para assistir desenho e uma série de pegadinhas, o que está deixando todo mundo pela casa um pouco incomodado – principalmente a Nia e a Tess.

Chelsea, enquanto isso, assume toda uma responsabilidade de uma forma que quase não é saudável, e Raven é quem tenta funcionar como um contraponto para a melhor amiga – não que ela tenha muito sucesso… afinal de contas, Chelsea sempre foi muito intensa, e quando ela está envolvida em alguma coisa, ela leva isso muito a sério. É só dar uma olhada no Baile da Renascença em “As Visões da Raven”, ou na obsessão de Chelsea por “Bats: The Musical”. Raven, por sua vez, está emotiva e bastante sensível, e a assusta um pouco o fato de que a Chelsea não parece mais a Chelsea, assim como o Levi não parece mais o Levi… então, ela acaba sendo a mediadora, aquela que conversa com Levi e fala sobre como Chelsea não fez o seu bat mitzvah quando foi sua vez, e o instiga a conversar com ela, empurrando o Levi em direção a voltar de ser ele mesmo.

Na verdade, é bom ter o Levi de volta. Aquele Levi que amamos, que é responsável e inteligente, e ele rende cenas lindíssimas na reta final do episódio, quando finalmente chega o momento do seu bar mitzvah. A cerimônia é muito bonita e realizada com muito respeito em “Raven’s Home”, e foi linda a participação de todos que amam o Levi para tornar aquele momento ainda mais especial. Levi também tem um momento lindo em que chama a mãe para participar de uma leitura com ele, dando a ela a oportunidade de ter o bat mitzvah que ela nunca teve, e aquela é a essência da relação de Levi e Chelsea, ou a essência da relação de toda essa família… sentiremos saudades de “Raven’s Home”, mas gosto do fato de a série estar assumindo, no meio de tanta comédia, um tom um pouco mais dramático que valoriza os personagens, as relações e nos prepara para a despedida.

 

Para mais postagens de Raven’s Home, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários