Sítio do Picapau Amarelo (2004) – Aladim: Parte 5

De volta às “Mil e Uma Noites”

A finalização de “Aladim”: chegou a hora de pegar a lâmpada de volta, devolvê-la para o Aladim e enviá-lo de volta para “As Mil e Uma Noites”, para ele ser feliz para sempre ao lado da sua Princesa Armina. É claro que, para isso, o Aladim vai precisar da ajuda de todo o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo, até porque o Gênio está à solta pelo Arraial dos Tucanos, aprontando, distribuindo ouro e tentando comprar a Cecéu, e uma galera, como a Iara, a Iara do Espelho e a Cuca, está atrás da lâmpada também, por uma série de motivos… preciso dizer que “Aladim” não termina sendo uma das minhas histórias favoritas da quarta temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”, mas em parte porque ela vem logo depois de “A Dama dos Pés de Cabra”, que é a minha favorita… e, agora, nos preparamos para “O Pequeno Samurai”, a maior história da temporada.

Depois de ter fugido do espelho, a Iara do Espelho chega ao Arraial, e está amando tudo… ela come tudo o que o Seu Elias oferece na venda, por exemplo, e visita a pensão da Dona Joaninha, porque quer conhecer tudo. Enquanto isso, Armina e Cecéu estão fugindo do “poderoso sultão” que está na pensão e quer comprar a Cecéu, e a moça acaba tropeçando justamente na lâmpada mágica enquanto corre pela mata… a confusão pela lâmpada é imensa! Logo a Iara Original aparece também querendo a lâmpada para si, para aprisionar o Gênio para sempre, e ela e Armina acabam em uma discussão que, na verdade, não tem só a ver com a lâmpada… afinal de contas, Armina ainda acha que Aladim beijou a Iara! Quando a briga se intensifica e Iara tenta transformar a princesa em pedra, no entanto, Armina faz o feitiço refletir em sua espada e quem vira pedra é a própria Iara…

Armina, então, resolve partir em busca da lâmpada, e ela sabe exatamente quem chamar para ajudá-la: alguém que já a ajudou antes, o Saci. Armina conta para o Saci que a Cecéu fugiu com a lâmpada, mas quando o Saci e a Princesa Armina encontram a Cecéu, ela está desmaiada na frente da caverna da Cuca, e a lâmpada já não está mais em nenhum lugar por ali, o que só pode querer dizer uma coisa: A LÂMPADA ESTÁ COM A CUCA! Então, quando esfrega a lâmpada e reencontra o Gênio, que desapareceu e não cumpriu o acordo que tinha feito com a jacaroa, a Cuca o transforma em seu escravo… afinal de contas, ela está sem seu estrupício mesmo. O mais legal é que a Cuca faz o Gênio limpar toda a sua caverna sem usar magia, porque seria muito fácil ele pudesse. Corajosa, Armina decide que ela quer entrar e enfrentar a Cuca para conseguir a lâmpada mágica.

Quando o Saci conta para o Pedrinho que a lâmpada está com a bruxa, e eles vão em direção à caverna com o Zé Carijó, a jacaroa resolve tirá-los do caminho e, usando magia, os transporta para os túneis no subterrâneo que levam de volta à caverna dos incontáveis tesouros, e é bacana como essa retinha final de “Aladim” retoma vários elementos do início da história… Dona Benta fica preocupadíssima com o desaparecimento do seu neto, mas quando ela liga para o delegado para falar sobre o sumiço do Pedrinho, a Cuca desvia a ligação para ela, se faz passar pelo delegado, chama a Dona Benta de “velha coroca” e a coloca para dormir… Pedrinho, Zé e Saci passam um tempo lá embaixo, sem ter como sair, até que Emília chame pelo Saci (então seus poderes funcionam e o tiram dali), e Pedrinho usa um restinho de pó de pirlimpimpim que tem no bolso para ele e o Zé.

Enquanto isso, a Iara do Espelho começa a ficar entediada no Arraial dos Tucanos: “Até toquei o badalo dessa igreja pra ver se acontece uma coisa, uma rave, sei lá. Nada acontece nesse lugar chato”. Então, ela começa a sentir falta de seu espelho e resolve voltar para a mata, onde ela acaba encontrando Armina, que fala sobre como “ela a transformou em pedra”, e as duas acabam fazendo um acordo que a Iara do Espelho não pensa em cumprir: Armina leve que a Iara a leve até a caverna da Cuca, e então ela a leva até onde a outra Iara virou pedra. No fim, a Iara do Espelho acaba levando a Iara Original de volta para o fundo do lago, e Armina pergunta se ela não vai cumprir sua parte do acordo, mas a Iara do Espelho apenas reconstitui o espelho mágico que foi quebrado e diz que agora ela vai pagar pela audácia de ter transformado a Iara em pedra…

E a prende dentro do espelho.

Eventualmente, depois de passar um tempo presa lá dentro, Amina consegue escapar armando uma briga com a Iara do Espelho, que acaba lá dentro também, e ela consegue escapar usando um anel de diamante duríssimo, capaz de cortar qualquer coisa – até espelho mágico. E, assim, o reflexo da Iara volta para o lugar de onde nunca deveria ter saído: dentro do espelho. Antes que Armina consiga escapar do fundo do lago, no entanto, a Iara do Espelho grita para desfazer o feitiço que transformou a Iara Original em pedra, para que ela possa deter a princesa, e novamente um acordo é selado: juntas, elas vão para a caverna da Cuca para pegar a lâmpada da jacaroa. Uma vez na caverna da Cuca, no entanto, Iara volta a traí-la – afinal de contas, ela é traiçoeira. Então, a Cuca prende a princesa e pretende usá-la para atrair a bonequinha de pano à sua caverna.

Quando a Cuca e a Iara partem para o Sítio do Picapau Amarelo para “dar um recado” à Emília e às crianças, elas acabam se desencontrando do grupo do Sítio que já foi de boa vontade à caverna da Cuca na esperança de recuperar a lâmpada mágica e resgatar a Princesa Armina… eles têm tempo o suficiente para soltar Armina, e teriam até tido tempo de ir embora, se Armina não tivesse batido o pé e resolvido ficar enquanto a Cuca não voltasse e ela não pegasse a lâmpada… mas se Armina vai ficar, Emília e os demais também ficarão! “Juntos, eu aposto que a gente consegue pegar a lâmpada”. Armina briga com a Iara, Narizinho ajuda a princesa, enquanto a Emília e o Pedrinho vão atrás da lâmpada que está com a Cuca, mas todos eles acabam perdendo, e acabam presos… Iara prende Emília e Armina, enquanto a Cuca prende o Pedrinho e a Narizinho.

E agora?

Do lado de fora, Zé e Saci esperam pelas crianças, e logo Quindim e Tio Barnabé se juntam a eles, enviados pela própria Dona Benta quando foi informada de que a Cuca e a Iara estiveram ali em busca de seus netos. Enquanto isso, o Aladim acaba no Arraial, fantasiado, em busca da Armina, e quando ele acaba sendo descoberto, parece mesmo que estamos de volta no início da história… o Aladim correndo pelo Arraial dos Tucanos, sob os gritos de “Pega ladrão! Pega ladrão!” Para ser ainda mais parecido com o que acompanhamos no início dessa história, o Aladim acaba na pensão da Dona Joaninha, reencontra o Pesadelo (ainda transformado em um humano loiro e de olhos azuis), e os dois escapam dali no tapete voador que o Aladim nunca aprendeu a controlar… nesse caso, é até bom, porque eles vão cair justamente dentro da caverna da Cuca.

Em cima da Cuca e da Iara.

Com as duas desmaiadas depois de serem “atropeladas”, Aladim solta todos os prisioneiros, eles saem correndo e, do lado de fora, eles pedem uma carona para o Saci para voltarem para o Sítio do Picapau Amarelo… mais uma vez, as crianças fugiram das garras da Cuca. E levaram a lâmpada com eles! Mais especificamente, a Emília, que se torna a nova mestre do Gênio da Lâmpada, e faz aquilo que toda criança já quis fazer quando sonhava em encontrar um Gênio que realizasse seus pedidos: pedir mais pedidos. Primeiro, ela pede mais dois pedidos, totalizando cinco; depois mais três, totalizando sete, e então ela pensa em pedir mais três, para “fechar 10”, mas o Quindim explica que, como ela vai usar um, ainda serão apenas nove pedidos, e ela decide pedir mais quatro desejos… e isso vai deixando o Gênio bravo e mais bravo, até que ela ameace deixá-lo preso na lâmpada então…

E ele prefere isso a ser um escravo eterno da astuta bonequinha de pano. Então, Emília devolve a lâmpada para o Aladim e a Princesa Armina, e o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo se despede dos personagens, que saem voando no tapete voador, de volta para “As Mil e Uma Noites”, para “se casar e serem felizes para sempre”. Em “As Mil e Uma Noites da Emília”, a bonequinha manda o Visconde escrever que foi graças a ela que deu tudo certo e que o Aladim e a Armina puderam ser felizes. E como o Sítio de Dona Benta não pode ter nem um minuto de normalidade, ele já começa a ser misteriosamente atacado por uma praga que está destruindo as plantações, e o Coronel Teodorico chega desesperado dizendo que o mesmo aconteceu com as plantações de café dele… e quando o Visconde pega uma amostra para estudar, nem ele sabe identificá-la.

Quem talvez possa é o Takeshi-san, o mais novo visitante do Sítio.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Eu adorei o Gênio sendo forçado a ser capacho da Cuca. Bem feito, depois do quanto ele foi folgado com todo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é estranho a Iara original continuar confiando na do espelho, mesmo depois de toda a apunhalada nas costas.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário