Shadow and Bone 1x05 – Show Me Who You Are

Sankta Alina.

AGORA SIM A SÉRIE VAI PEGAR FOGO! Eu acho que, depois de uma estreia eletrizante, “Shadow and Bone” diminuiu o ritmo durante os três episódios seguintes, mas “Show Me Who You Are” é o momento em que a série provavelmente engrena – um episódio cheio de revelações, com bastante ação, e terminando em um aguardado momento em que Alina vai se juntar à trama dos Crows. Não podia ser mais perfeito. Gostei bastante do episódio, que visualmente continua sendo um espetáculo (a Netflix acertou em cheio na fotografia e direção de “Shadow and Bone”). Toda a ação do episódio acontece em preparação, durante ou depois de um grande evento no qual Alina Starkov, a Conjuradora do Sol, vai ser apresentada para o Rei e para toda a sociedade – é aqui que Mal chega atrás dela, que os Crows invadem para tentar capturá-la e que Kirigan joga suas últimas cartas.

No último episódio, Alina tomou algumas decisões equivocadas e acabou se afastando de Mal – e eu continuo esperando o momento em que os dois se reencontrarão! Incapaz de perceber que talvez Mal não estivesse lendo suas cartas, Alina acreditou que ele a tivesse abandonado de vez, e resolveu “esquecê-lo” também. Agora, ela está em um processo de transformação assustador, que incomoda um pouco Genya durante o início do episódio… afinal de contas, é bacana vê-la assim, toda determinada, mas ela está cada vez se parecendo menos com ela mesma, com essa história de apagar a cicatriz da mão, usar preto ou chamar o General Kirigan de “Aleksander”. Ela está se parecendo cada vez mais com ele, e cada vez mais a personalidade sombria de Kirigan parece florescer. E quando tudo ganha proporções imensas, é o momento em que Alina descobrirá a verdade.

A apresentação de Alina, no entanto, É PERFEITA. Kirigan a coloca à frente de todos e conjura as sombras para tomarem conta da sala, e então ela precisa conjurar luz para espantá-la, e é um momento emocionante no qual ela é chamada de “Sankta Alina” por todos os presentes na sala, que fazem um sinal na testa e no peito (quase um sinal da cruz), enquanto exclamam “Sankta Alina”. Achei emocionante, particularmente, a reação de Inej, que estava lá com outros objetivos, mas que não pode deixar de se emocionar ao assistir aquilo, e ela também faz o sinal e fala seu nome – porque a Conjuradora é real, no fim das contas. Enquanto isso, Mal chega até Kirigan e diz que contará onde está o Cervo se ele deixá-lo ver Alina, mas Kirigan o enrola e o engana, usando informações que Mal lhe passa, como a flor favorita de Alina, para seduzi-la e aumentar seu poder sobre ela.

E Alina está caindo direitinho.

Em paralelo, acompanhamos um pouquinho de Jesper e, bem, eu já comentei em outras ocasiões: ELE É UM DOS MEUS PERSONAGENS FAVORITOS. Nesse episódio, enquanto Kaz e Inej invadem o Palácio para capturar Alina, ele fica responsável por conseguir uma carruagem para a fuga deles com a prisioneira, e ele fica com a melhor parte da missão. Jesper é muito rápido, flertando por olhares com o rapaz que cuida dos cavalos e das carruagens, e devo dizer que toda aquela sequência de indiretas, flerte e sedução é e excitante – até a pegação dos dois! Eu já amava o Jesper, mas vê-lo com o Dima foi realmente de arrepiar… que delícia de cenas, tipo quando eles se separam, suados, depois de um sexo aparentemente maravilhoso, e trocam um beijo de despedida. Eu acho que Dima foi apenas uma participação, mas eu adoraria vê-lo novamente.

Durante o evento no Palácio, Marie é atacada enquanto “vestia” o rosto de Alina, e então fica evidente que Alina Starkov está correndo perigo. Assim que Kirigan a deixa sozinha por uns minutos, Baghra aproveita para buscá-la, e aquele é um momento ótimo e pelo qual estávamos esperando ansiosamente: quando Alina ia descobrir que Aleksander Kirigan não presta. Baghra diz que ela precisa sair dali agora mesmo, a não ser que queira viver toda a sua vida como escrava, e quando Alina fala sobre o General Kirigan, Baghra diz que é justamente dele que ela pretende salvá-la, e então descobrimos que não apenas Baghra é a mãe de Kirigan (!), como ele é o Herege Negro que criou a Dobra centenas de anos atrás… agora, com a ajuda de Alina, ele quer expandir a Dobra (e não acabar com ela, como Alina acreditava) para poder usá-la como arma.

“Child… Aleksander is the Black Hectic”

Parece que tudo o que aconteceu até esse momento era apenas uma introdução para o que quer que esteja por vir nos próximos episódios – e eu estou adorando essa possibilidade que se abre à frente. Teremos um General Kirigan oficialmente vilão, teremos uma Alina escapando, e teremos a união de dois núcleos que, até então, estavam divididos. Depois de uma cena MARAVILHOSA de Alina com Baghra (e uma conversa ameaçadora de mãe e filho que Mal consegue ouvir, escondido), Alina escapa sozinha e acaba se escondendo em uma carruagem… qualquer coisa que possa levá-la para longe dali e para longe do General Kirigan. A carruagem na qual ela entra, no entanto, é justamente a carruagem dos Crows, e a reação do Jesper, incrédulo ao assisti-la entrar na carruagem deles, é simplesmente sensacional. Ansioso pelo próximo episódio!

 

Para mais postagens de “Shadow and Bone”, clique aqui.

 

Comentários