Maria Mercedes (1992)

“¡Que rico son!”

Em setembro de 1992 conhecíamos a primeira Maria interpretada por Thalía. A atriz quase não conseguiu o papel de protagonista em Maria Mercedes porque o seu trabalho anterior, “Luz y Sombra”, foi considerado um fracasso – no entanto, com “Maria Mercedes”, Thalía começou a trilhar o caminho que a tornaria uma das rainhas das novelas mexicanas, protagonizando a chamada “Trilogia das Marias”, cujas histórias originais eram de Inés Rodena. Depois de “Maria Mercedes”, Thalía ainda foi “Marimar” em 1994 e “Maria do Bairro” em 1995. Na primeira novela, Maria era uma garota pobre, que trabalhava na rua, vendendo bilhetes de loterias, flores, balas, ou fazendo malabares no semáforo toda pintada de palhaça. Como a mãe os abandonou e o pai é um bêbado que não coloca comida na mesa, é Maria quem tem que cuidar de seus irmãos.

Maria é uma garota adorável. Ela nos conquista desde o primeiro momento. Ela tem toda uma vida emanando de si mesma, e tem uma energia impressionante. Seu sorriso, seu modo de falar, seu jeito sempre à beira de explodir, mas doce e ingênuo. É assim que ela conhece Santiago del Olmo em determinada ocasião, tentando vender-lhe bilhetes de loteria do lado de fora dos portões de seu jardim, e ele, bastante grosso, a expulsa e diz que “não compra bilhetes de loteria”. Com o tempo, no entanto, um conquista o coração do outro. Como bons amigos que se tornam, conversando diariamente, Santiago resolve “convocar” Maria para cumprir uma promessa que está em sua mente há algum tempo: deixar a sua malvada e interesseira tia Malvina sem direito a nenhum centavo de sua fortuna quando ele morrer.

Para isso, ele precisa se casar com Maria Mercedes.

E logo, pois está morrendo.

O outro protagonista da novela, interpretado por Arturo Peniche, é Jorge Luis del Olmo, o amor da vida de Maria Mercedes. Inicialmente, nós entendemos a sua fascinação. Afinal de contas, ele a conhece enquanto ela faz malabares e vende bilhetes de loteria no semáforo, e ele lhe dá uma boa quantia em dinheiro que ela não quer aceitar. Depois, sempre parando no mesmo semáforo e ela vindo conversar com ele, ele acaba até salvando a vida de Andrezinho, o irmão mais novo da garota, doando-lhe sangue. Dali em diante, a paixão é irremediável. Mas Maria não tinha noção de quanto sofrimento a aguardava após a morte de Santiago del Olmo, quando ela herdasse toda a sua fortuna e descobrisse o parentesco dele com Jorge Luis – e então ela teria que dividir a casa com alguém que a acusa de ser interesseira e aproveitadora.

A trama da novela se desenvolve assim, predominantemente depois da morte de Santiago del Olmo, com todas as suas condições para que Maria herde o dinheiro. Ela lutará pelo amor de Jorge Luis, que se relacionará com ela, inicialmente, como um plano de Malvina para roubar-lhe toda a fortuna, mas eventualmente ele pode descobrir que sente algo mais por Maria Mercedes. A vilã, interpretada por Laura Zapata, IRMÃ de Thalía na vida real, é responsável por atormentar a vida da garota, jovem e ingênua, e ela até acaba indo parar num hospital psiquiátrico por causa de uma armação cruel que nos indica qual será a punição eterna de Malvina. Mas tudo bem, porque Maria Mercedes tem um quê de “Maria do Bairro” em alguns momentos, e eu AMO quando ela joga casacos no chão, ou ameaça “arrancar todos os dentes” da boca de alguém e esse tipo de coisa…

“Maria Mercedes” estreou em 14 de Setembro de 1992 e chegou ao fim em 08 de Janeiro de 1993, totalizando 82 capítulos de aproximadamente 45 minutos. Como a introdução para a “Trilogia das Marias”, a novela foi adaptada de uma história original de Inés Rodena, chamada “Enamorada”. A radionovela original, por sua vez, foi adaptada para a televisão, pela primeira vez, em 1973, com “La Italianita”, na Venezuela, e em 1977, com “Rina”, no México, pela própria Televisa. A novela ainda rendeu remakes como “Inocente de Ti”, produzida pela Televisa e pela Fonovideo, em uma parceria do México e dos Estados Unidos, em 2004, “María Mercedes”, nas Filipinas, em 2013 e uma versão brasileira feita pelo SBT, intitulada “Maria Esperança”, de 2007, que trazia Bárbara Paz e Ricardo Ramory nos papéis principais de Maria e Eduardo.

Thalía e sua primeira “Maria” nos conquistaram!

A partir de então, apenas um sucesso TREMENDO, sempre.

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários