Shadow and Bone 1x07 – The Unsea

“Fine. Make me your villain”

Aleksander Kirigan, Darkling ou seja lá como você quer chamá-lo é um dos melhores personagens de “Shadow and Bone”, e Ben Barnes o interpreta com maestria, porque ele é charmoso, sedutor, convincente, ao mesmo tempo em que tem um lado sombrio visível e assustador. “The Unsea” é um dos meus episódios favoritos nessa temporada, apresentando um excelente gancho para o Season Finale – é hora de visitar a Dobra novamente. Antes disso, no entanto, precisamos conhecer um pouco mais de Aleksander, e o episódio consegue fazer isso voltando muitos anos no passado, para quando Aleksander era conhecido como “Darkling”, caçado pelos soldados do Rei. Com um flashback longo e interessante (que poderia até ter durado mais!), entendemos algumas coisas sobre o passado não apenas de Aleksander, mas de todo esse universo.

Como o surgimento da Dobra.

É interessante ver que o Aleksander que vemos no passado não é exatamente o Aleksander que vemos no presente, embora as sementes de quem ele se tornaria estivessem lá. No passado, Aleksander era um grisha que buscava a aprovação do Rei depois de ter lutado por ele em uma guerra, mas ele é rejeitado e caçado como tudo o que é diferente – o seu poder, embora usado pelo Rei a seu favor, se volta contra os grishas quando o Rei quer se livrar dele de qualquer maneira, e em uma das cenas mais importantes do episódio, o vemos conversar com Luda, uma mortal que ele amava e que acabou sucumbindo nas mãos do cruel exército do Rei para que eles conseguissem capturá-lo. Naquele momento, eu não conseguia julgá-lo por suas ações, porque ele tinha toda a razão para estar furioso com o Rei. Mas isso acaba indo longe demais, eventualmente.

Darkling usa a Magia ao invés do que eles chamam de “Pequena Ciência” para tentar conseguir mais poder, e é assim que temos uma das cenas mais impactantes e maravilhosas do episódio, quando ele ataca um exército inteiro do Rei que veio para buscá-lo, e ele coloca todos “a seu serviço”, de uma maneira cruel e não-planejado: os homens que o caçavam se tornam volcras (!), e da raiva e do poder de Kirigan nasce a Dobra. Uma cena impressionante, de fato. Darkling era um personagem interessantíssimo de se acompanhar nesse passado, e um episódio todo poderia ter sido dedicado a isso que provavelmente seria bem gostoso de se assistir… mas retornamos ao presente, e reencontramos Aleksander como o conhecemos durante “Shadow and Bone”: endurecido, cruel, usando qualquer pessoa em seu caminho para conseguir o que quer.

E essa pessoa, agora, é Alina Starkov.

Alina e Mal estão em busca do Cervo de Morozova, que pode amplificar seus poderes, para encontrá-lo antes que o General Kirigan o faça, e temos uma cena lindíssima quando Alina não tem coragem de matar o Cervo e se aproxima dele, provando que isso é o suficiente para que o seu poder se amplifique. Mas então tudo vira uma caçada, e quem trabalha para Kirigan já chega atirando. Eu fiquei tenso com o Mal sendo atingido por flechas, achei f*da a Alina usando o seu poder de luz de forma inusitada para tentar proteger a si mesma, ao Cervo e ao Mal, mas é angustiante ver como ela acaba caindo na conversa de Kirigan, que diz que ela é uma Conjuradora e não uma Curandeira, o que quer dizer que não pode salvar o Cervo e Mal… por isso, ele promete pedir que uma Curandeira salva o rastreador se ela baixar a guarda e lhe entregar o Cervo.

E ela o faz. Decepcionante.

Eu realmente não achei que o Cervo fosse morrer, e não gostei disso, mas… agora, as coisas ficam ainda mais tensas, porque Kirigan realmente pede que uma Curandeira cuide de Mal, mas o mantém como prisioneiro para que possa chantagear Alina e a faça trabalhar ao seu lado – aqui, ganhamos uma das cenas mais angustiantes e mais difíceis de se assistir, pelo menos na minha opinião, que é quando Alina recebe um colar feito dos ossos do Cervo para ser o seu Amplificador, e um ritual extremamente macabro funde o Colar à sua clavícula. Visualmente, aquilo me causa arrepios, mal consigo olhar, sinceramente. Para piorar, o ritual ainda conecta Alina e Kirigan de alguma maneira, o que quer dizer que o poder de Alina agora pode ser controlado pelo Darkling, e talvez Alina nem precise mais escolher estar ao seu lado para que ele use seu poder.

Os dois têm uma cena interessante na qual se enfrentam, ela fala bastante sobre como ele mentiu para ela, fala sobre como ele era o Herege Negro do qual a história contava e que ele fingiu que era o seu pai ou qualquer coisa assim, e ele fala sobre a Dobra e sobre como ela não foi planejada para ser o que se tornou. Agora, no entanto, talvez nem Darkling se lembre mais dos motivos que o colocaram nesse caminho – agora, ele é um general cruel usando pessoas a seu bel prazer, como Alina coloca para ele de forma clara. Gostei da parte em que Alina diz a Aleksander que ele até poderia tê-la feita sua igual, como ele diz que queria, mas isso antes de ter matado o Cervo e colocado o colar nela. Mesmo com objetivos bastante diferentes (porque é evidente que Darkling não quer destruir a Dobra), Alina e Aleksander entram juntos na Dobra pela primeira vez.

Com eles, os personagens que mais amamos, como o Mal e os Crows…

O último episódio promete.

 

Para mais postagens de “Shadow and Bone”, clique aqui.

 

Comentários