De Volta Para o Futuro – A Trilogia


Você vai perceber que eu falo de Back to the Future com muito AMOR.
Já falei isso algumas vezes no blog, mas eu sempre acabo retornando a esse tema: eu realmente AMO De Volta Para o Futuro, e esse é um dos filmes mais importantes na minha vida, que me ajudaram e muito a me tornar quem eu sou hoje. Me iniciou nessa vida e paixão por viagem no tempo, me colocou a imaginar coisas e escrever livros, me fez um aficionado por coleções de DVDs e afins. E eu considero a trilogia (lançada entre 1985 e 1990), uma das MELHORES produções já feitas até hoje! Eu acho que De Volta Para o Futuro tem um carisma impressionante: a história chama nossa atenção, quase que independentemente da idade – você terá impressões diferentes, adorará trechos diferentes, mas acho que não tem como não amar o filme… vivo o apresentando a pessoas, e nunca me canso de ver os olhos de uma pessoa que não conhecia brilhando por ter visto o filme finalmente.
E eu acho que todo mundo deveria ver.
De Volta Para o Futuro é uma trilogia que não tinha sido pensada para ser uma trilogia. Mas ainda assim conseguiu se sair INCRIVELMENTE bem como uma. Com um primeiro filme brilhante e inteligente, o sucesso estrondoso fez que uma sequência (que só seria lançada 4 anos mais tarde) fosse prontamente requisitada. Bem, e a construção da história como uma trilogia funciona muito bem. Entre 1985, 1955, 2015 e 1885, os elementos de uma mesma obra estão presentes, garantindo conexões de maneira convincente! Então a Hill Valley está ali, com suas 5 diferentes versões (lembrando que também tem a Hill Valley do 1985-A), enquanto cenas são recriadas e revisitadas, em uma infinidade de auto-referências, como a perseguição de skate, Biff caindo no esterco, Marty acordando e sendo cuidado pela própria mãe (ou uma antepassada sua), a visita à lanchonete/saloon… tudo está ali em todos os filmes.
O que torna toda a experiência uma diversão constante! A cada referência eu vibro, e eu também adoro o fato de continuarmos descobrindo coisas novas a cada vez em que vemos os filmes. Fiz uma maratona, uma maratona maravilhosa para escrever as postagens seguintes que você lerá nos próximos dias: e você vai ver minha exaltação, vai ver as melhores quotes marcadas, e vai fazer essa viagem nostálgica que traz um sentimento tão bom! Então, quando o Biff velho de 2015 vê Griff perseguindo Marty e comenta que “aquilo tudo é muito familiar”, qualquer fã começa a dar gritinhos; e parecemos lunáticos apontando para o letreiro do shopping e dizendo: “Você viu que mudou o nome? Você viu?”, embora nós saibamos que todo mundo (mais ou menos) já saiba disso! Adoramos rever a maquete do primeiro filme no terceiro, bem como o carrinho vermelho, ou o comentário, pouco antes do Doc de 1955 mandar o Marty de 1985 para 1885, dizendo que “ele não vai querer bater em uma árvore que existia ali no passado”.
Bem, ele já fez isso.
De todo modo, os filmes são fascinantes! O primeiro filme, de 1985, De Volta Para o Futuro, foi o filme que nos apresentou toda essa temática fantástico, fez nossos olhos brilharem! Doc Brown constrói uma máquina do tempo em um DeLorean, e em uma fuga desesperada de terroristas líbios, Marty McFly acidentalmente volta para 1955, onde esbarra em seus pais e impede que eles se apaixonem. Basicamente, na semana que antecede o Baile onde o primeiro beijo do casal deveria acontecer e a Tempestade que poderá levar Marty de volta para casa, ele tem que fazer com que seus pais se apaixonem, como deveriam ter se apaixonado se ele não tivesse interferido naquele primeiro momento. Com sua mãe apaixonada por ele (enquanto o chama de Calvin Klein) e seu pai fascinado por ficção científica e acuado demais para chamar Lorraine para sair, Marty McFly não tem a semana mais fácil de sua vida…
Mas certamente a mais interessante.
Em De Volta Para o Futuro, Parte II, de 1989, as coisas se expandem. O filme começa levando Marty e Doc para 2015, uma versão futurística de Hill Valley na qual Marty precisa impedir que o filho se envolva em encrenca. Poderia ser muito simples, se o Biff do futuro não tivesse levado um Almanaque de Esportes para o Biff jovem, lá no passado, e mudado drasticamente a história, criando um 1985-Alternativo DESESPERADOR. Para fazer a linha temporal voltar ao que deveria ser, Marty e Doc precisam descobrir quando foi que o Jovem Biff ganhou o Almanaque de Esportes, e veja só: 1955, no dia do Baile e da Tempestade! Portanto, ao mesmo tempo em que o filme revisita momentos icônicos e nostálgicos, ele conta uma outra história, que é bem complexa por si só, e expande o universo, colocando dois Martys e dos Docs em uma mesma situação…
Para quem achava que dois Marty e dois Doc era muito…
De Volta Para o Futuro, Parte III, lançado em 1990, nos mostra que Doc Brown vêm vivendo bem e feliz de volta em 1885, depois que foi atingido por um raio e deixou o Marty de 1985 preso em 1955 logo depois de o Marty original ter voltado ao seu próprio tempo. Com a ajuda do Doc de 1955 (aquele que tinha acabado de mandar o outro Marty de volta para o futuro), eles desenterram um DeLorean escondido há 70 anos, e os fãs começam naquelas teorias de um trecho daquele dia em que 5 DELOREANS existiam em 1955. Enfim. O Marty descobre que Brown vai ser assassinado em 1885, e vai atrás dele, mesmo com as instruções de voltar para 1985… assim, temos um filme de Velho-Oeste com todas as características de De Volta Para o Futuro. Certamente uma das experiências mais divertidas e diferentes do cinema!
Assim, toda essa aventura incrível de Marty McFly e Doc Emmett Brown através do tempo ainda nos encanta até os dias atuais, e ainda consegue conquistar novos fãs a cada dia! Muito bem escrita, com atores talentosos e carismáticos, e uma trilha sonora incrível, o filme é sucesso garantido, e com toda a razão! É legal como nós sempre parecemos ter alguma coisa a mais sobre o que discutir quando entramos no tema “De Volta Para o Futuro”. Os próprios filmes nos dão muito material, uma infinidade de referências e auto-referências, piadas interessantes e inteligentes, e se você parar para ver os extras… são fascinantes e repletos de curiosidades muito bacanas. É muito fácil ser um fissurado por um tema assim tão interessante! Não bastasse isso, o filme ainda rendeu uma série de desenho animado, e um jogo em 2010 (comemoração de 25 anos!) que é INCRÍVEL. Agora esperamos o musical em Londres para o ano que vem…

Para mais postagens desse Mês Temático, clique aqui.
Para as outras edições, visite nossa página.


Comentários