The Leftovers 2x02 – A Matter of Geography


“Hard to say if they’re part of your story, or if you’re part of theirs”
Com uma proposta bastante diferente da do primeiro episódio da temporada, The Leftovers emplaca um segundo episódio SENSACIONAL, retomando algumas histórias e elementos, e nos mostrando um episódio, em geral, muito mais organizado dentro da Mitologia da série – foi mais fácil de entender e de acompanhar, mas em compensação o final deixou exatamente os mesmos pontos de interrogação, e nós voltamos a acabar o episódio no mesmo ponto do episódio passado. Aquele momento de QUEREMOS RESPOSTAS. Mas os mistérios acabam de ficar incrivelmente maiores quando Kevin Garvey e suas crises de sonambulismos são colocadas no meio da equação, e eu estou realmente morrendo de curiosidade para entender como essas coisas vão se desenvolver agora… agora, parece-me, vamos realmente centrar em Miracle, aquela cidade estranha e tenebrosa do primeiro episódio, com participação tanto dos Garvey quanto dos Murphy. E quem é importante para quem?
O episódio começa nos levando de volta a Mapleton, diretamente ao fim da primeira temporada, para algumas respostas e explicações – o episódio não foi tão cheio de “não entendi nada” quanto o anterior, mas eu adoro o tom de mistério e dúvida. Esperando para ver qual o tom que o próximo episódio vai seguir, que deve determinar o ritmo da temporada. De volta em Mapleton, Nora e Kevin estão tentando constituir uma família, tentando ser felizes depois de todos os acontecimentos relembrados da primeira temporada, que envolviam a prostituta alugada para atirar em Nora, as crises de sonambulismo de Kevin, a morte de Patti que foi enterrada com a ajuda de Matt, as casas dos GR pegando fogo… embora Kevin esteja completamente TRANSTORNADO, compreensivelmente, é bom vê-los lutando por um recomeço, adotando Lily oficialmente, por exemplo, contando todos seus segredos mais macabros, e decidindo que eles podem ser felizes e que podem começar de novo. Que… “It’s okay”.
“Do I have to say something crazy now?”
Me pareceu um episódio bastante nostálgico – eu me senti de volta ao The Leftovers que eu deixei na primeira temporada, no ano passado, e eu gostei de revisitar aqueles lugares; no entanto, perceber as coisas do primeiro episódio acontecendo novamente, situando a história em Miracle e com os Murphy, eu percebi que eu realmente ADOREI essa nova parte da história, que já me conquistou e já quero que a trama continue caminhando… acho que por enquanto tivemos uma despedida de Mapleton, uma despedida da GR (embora Patti ainda esteja lá!) e uma despedida de Tommy… depois de decidirem começar de novo, em outro lugar, Nora, Jill e Kevin acabaram em Miracle, cidade onde Matt está morando, e na qual NINGUÉM desapareceu, e Nora compra uma casa por 3 milhões de dólares! O que me pareceu uma loucura tremenda, e me deu uma agonia gigantesca vê-la naquele leilão, porque nós sabemos que só pode dar merda. Eu tenho MEDO daquela cidade, de todas as regras, burocracias, mistérios…
Parece-me que, talvez, a série vá tentar, nessa segunda temporada, explorar os possíveis motivos pelos quais o desaparecimento aconteceu na primeira temporada – afinal, a casa de Nora em Mapleton foi vendida para o MIT a um preço elevadíssimo porque eles querem estudar o alto número de desaparecimento ali, achando que pode ser uma simples questão de geografia. É natural que as pessoas busquem respostas. E eles acreditam que esse primeiro desaparecimento que estreou a série pode não ser o único, pode voltar a acontecer. “Do you think it will happen again?” “Why wouldn’t it?” E falando sobre “acontecer novamente”, temos o mistério final do episódio passado, com Evie e as demais garotas (e a água do rio!) desaparecendo, mas agora com um elemento a mais: EM UMA CRISE DE SONAMBULISMO, KEVIN GARVEY ACORDOU NO MEIO DO RIO CUJA ÁGUA SUMIU. Todo molhado/enlameado.
Bem, isso certamente acrescenta mistérios novos ao desaparecimento já misterioso.

Para mais postagens de The Leftovers, clique aqui.


Comentários