Doctor Who 9x03 – Under the Lake


Mais um episódio em duas partes! “The dark. The sword. The forsaken. The temple”
Essa nona temporada começou com um ritmo tão frenético e uma qualidade tão ALTA dos episódios, que tudo o que nós podemos pensar é que ela já está muito melhor que a oitava e vai ser uma temporada histórica em Doctor Who. Clara está mais madura, envolvida, aventureira – perdendo o óculos e a dignidade –, enquanto o Doctor de Peter Capaldi está mais agitado e interessado, querendo descobrir as coisas e tudo o mais. Ambos estão significativamente mais carismáticos (embora vocês saibam que eu ADOREI a oitava temporada) e produzindo uma temporada impressionante. Claro que o roteiro também colabora. Convenhamos, por mais nervosos que fiquemos ao fim de um episódio de duas partes, querendo saber mais, eles funcionam muito melhor. Tramas complexas e bem escritas marcam a nona temporada, pelo jeito, eu estou ADORANDO muito tudo isso! Gosto do ritmo, gosto dos diálogos, gosto das descobertas e mudanças, um episódio fenomenal atrás do outro.
Under the Lake é a primeira parte desse segundo arco da nona temporada – ele coloca o Doctor e a Clara em uma base submarina que está sendo misteriosamente atacada por fantasmas, e na qual, após cada morte, um novo fantasma aparece. A história é outra, mas a locação me fez lembrar duas coisas: primeiramente, o Last Christmas, por ter novamente Peter e Jenna numa base assim; depois, um pouquinho de Mummy on the Orient Express com a múmia sendo substituída pelos fantasmas… enfim, foi um episódio EXCELENTE! Os fantasmas não são particularmente assustadores, mas a trama bem construída em paralelo com as conexões entre o Twelfth Doctor e os Doctors da Era Clássica de Doctor Who garantem o alto nível do episódio. E se por acaso você veio aqui pelos sustos ou qualquer coisa assim, é só esperar chegar ao final do episódio… porque sério, eu QUERO MUITO SABER O QUE VAI ACONTECER! Quer dizer, quando o Doctor entrou na TARDIS para voltar no tempo…
GENTE, QUE FINAL FOI AQUELE?
Bem, a história se passa em 21 de Novembro de 2119, e embora ninguém queira acreditar nisso, a base está sendo atacada por fantasmas. Eu ainda não superei o abandono da chave de fenda sônica, mesmo sabendo que em MUITAS temporadas o Doctor não a usou, então foi estranho vê-lo retomar os óculos quando foi necessário… de todo modo, eu gosto demais de ver o Peter Capaldi no personagem do Doctor, porque acho que ele sabe exatamente o que está fazendo! Pode ser ainda muito cedo, mas dependendo de quanto tempo mais ele ficar no papel, e como forem os próximos arcos, ele pode se tornar o melhor Doctor do New Who! Além do mais, ele consegue conferir uma pegada bem clássica à sua interpretação, além dos elementos de cena que eu adoro – como o uso do Psychic Paper, e a constante conexão com a UNIT, que é tão Era Clássica! Quando ele usou o seu código de identificação da UNIT para cancelar aquele pedido de socorro, eu quase morri.
O episódio começou muito bem, depois colocou o Doctor e a Clara ali no meio, e um dos pontos altos do episódio: AQUELES CARDS COM O QUE FALAR! Adoro MUITO a relação entre Clara e o Twelfth, e ela está cada vez melhor – eu ri muito dela falando dos cards, dos dois folheando para tentar encontrar o apropriado, e o Doctor lendo em tom de pêsames: “[…] friends / family member / pet”. Como a Clara e o Doctor são FOFOS. E o Twelfth precisa da ajuda de Clara para saber o que falar às vezes mesmo… com bom desenvolvimento, com aqueles mistérios todos, as inscrições na nave e as coordenadas sendo passadas continuamente pelos fantasmas, o episódio acaba aterrorizador. O “piloto” está ali, na câmera de suspensão, e o Doctor quer entender o que exatamente aqueles fantasmas querem. Como fazer isso? Indo com a TARDIS para o passado e resolvendo, simples assim. “You trust me, don’t you, Clara?” Agora, se você acha que nos deixou angustiados ver o Doctor ameaçar o Davros criança com uma arma dos Daleks, imagine ver o Doctor mudando o passado e sendo transformado em fantasma?
SÉRIO, CADÊ O PRÓXIMO EPISÓDIO?

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.


Comentários