[Series Finale] Continuum 4x06 – Final Hour


QUE FINAL PERFEITO. Emocionante e triste, mas perfeitamente lindo.
Estávamos esperando ansiosamente para saber como Continuum acabaria, mas quando esse episódio começou, eu me dei conta de que eu não estava nem próximo para acompanhar isso tudo – todo o clima de despedida que guiou a maior parte do episódio foi muito tocante, e me deixou em frangalhos. Depois as coisas se agitaram, nós tivemos uma grande sequência de ação e confusão para que as coisas chegassem a acontecer, acho que como todo mundo estava esperando acontecer, mas eu, como sempre, estava muito mais interessado em Kiera e Alec, estava interessado em viagem no tempo e na participação do Viajante, e tudo isso se fechou lindamente em um final sublime. Aquelas últimas cenas me deixaram respirando com dificuldade, mas com satisfação, enquanto as lágrimas lutavam para não cair. Eu adorei, foi uma experiência e tanto essa que tivemos a oportunidade de finalizar agora.
Durante todas essas quatro temporadas, Continuum foi uma série muito bem escrita que nos presenteou com plots incríveis em relação a viagem no tempo – a história de uma Protetora que veio de 2077 para 2012 acidentalmente, e ali lutou bravamente tanto contra a Liber8 como também para voltar para casa, para seu filho. As teorias de viagem no tempo nos deixaram confusos, paradoxos aparentemente perigosíssimos foram resolvidos com múltiplas linhas temporais, exploradas mais detalhadamente na temporada passada, e por fim tínhamos uma grande trama longa de viagem no tempo que nos prendeu. Que mostrou Alec não se tornar o velho que era em 2077 originalmente, que mostrou ele conhecer seu próprio filho quando tinha idade para ser filho dele, que permitiu que Kellog matasse sua própria filha em um início bombástico para o último episódio dessa série maravilhosa. Continuum certamente vai deixar saudade!
Tivemos, como eu disse, um grande clima de despedida guiando o episódio, mas mesmo sendo legal Kiera se despedindo de Carlos, ou de Jason com aquela mensagem, nada chega aos pés de sua conversa com Alec. Eu sempre fui apaixonado pela união e pela relação existente entre esses dois – além da viagem no tempo, foi o que fez com que eu me apaixonasse pela série em 2012. Porque eles são uma dupla e tanto, e a cumplicidade é linda, e o amor inegável que existe entre eles! Quando Alec soltou um “Kiera, you saved me” em tom de despedida, em me segurei… e então a cena só caminhou para um dos melhores e mais emotivos diálogos apresentados na série! Ele agradeceu por ela tê-lo salvo do futuro que ele estava criando, por tê-lo tornado uma pessoa melhor, com a capacidade de construir um futuro diferente. “think I’ll never be able to thank you enough” “Alec, the simple fact that you want to change is all the thank you I’ll ever need”.
“I won’t let you down”
“I know”
No clímax do episódio, as coisas saem desesperadamente de controle – o portal é aberto uma primeira vez, mas um problema o fecha. Depois, há todo um plano de Kellog para voltar a 2012 e chegar a Alec antes de Kiera, alterando novamente todo o futuro, há problemas no portal que poderá levar Kiera de volta para casa, e nós ficamos todos apreensivos, enquanto Alec fazia a sua parte com a chave, consertando o portal para que Kiera pudesse partir. E os outros deixaram, porque Kiera merecia; como eles mesmos comentaram: “Porque acho que você quer o melhor para a Protetora tanto quanto eu. Ela deixou 2077 contra a própria vontade e fez mais para mudar o futuro do que a Liber8 jamais poderia ter feito. No fim das contas, ela é nossa melhor arma!” Kellog teve tempo de fugir, mas não para 2012, e Kiera passou pelo portal, deixando para trás o passado sem que ninguém soubesse exatamente onde ela estava…
Até que ela chega lá! QUE CENA FENOMENAL. Foi uma finalização rápida, nos mostrando de volta um futuro de 2077/2080, mas ele não era exatamente o futuro que Kiera deixou para trás na primeira temporada – ele era um futuro muito melhor, que ela ajudou a construir. Um futuro sem violência, sem Congresso Corporativo, onde Sam poderia crescer muito melhor! O reencontro de Kiera com o velho Alec foi perfeitamente EMOCIONANTE (que coisa mais linda e mais verdadeira a alegria nos olhos dos dois, o abraço fraternal, tudo perfeito!), e eu gostei de como aparentemente eles ainda poderão ser grandes amigos ali no futuro, mantendo aquela união de Protetora do futuro e menino gênio escondido no celeiro. Carlos Fonnegra homenageado, futuro com Emily tendo acontecido… e Sam bem. Me partiu o coração ver a Kiera não poder estar com o filho, mas o preço do amor. Ela criou um futuro melhor, pra ele e pra todos, e uma outra versão de Kiera estava ali, com o Sam. Foi triste demais vê-la ao lado de Alec, observando de longe outra versão dela mesma cuidando de seu filho…
Mas podia ter sido um final mais lindo?
CONTINUUM FECHOU INCRIVELMENTE BEM. JÁ ESTOU COM SAUDADES!

Para mais postagens de Continuum, clique aqui.


Comentários

  1. NÃO ENTENDI. ..SE ELA VOLTOU ..ERA PRA ELA ESTAR ALI COM O FILHO. ..DE ONDE SAIU OUTRA DELA.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa linha do tempo essa versão dela nunca voltou para o passado.

      Excluir
  2. E o efeito borboleta? Um grande erro foi ela ter nascido nessa time line já que os acontecimentos foram totalmente diferentes, qual seria a chance da mãe dela conhecer o pai dela nessa linha do tempo, já que muita coisa diferente aconteceu ,mesmo se a mãe dela o conhecesse e tivesse um filho com pai dela, qual seria a chance de gerar o mesmo bebê, de ser os mesmos cromossomos? É impossível , não vemos um casal ter um filho e depois ter outro filho idêntico, até gemêos não são idênticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não faz muito sentido :(
      Sempre que vejo essas coisas lembro de "O Som do Trovão"

      Excluir

Postar um comentário