Além do Tempo – A gravidez de Melissa e o pedido de separação de Felipe



“Eu tô apaixonado por outra mulher e não há filho no mundo que faça mudar o que eu sinto. Eu vou me separar de você, Melissa”

 

O casamento de Melissa e Felipe já foi por água abaixo… e, na verdade, Melissa já sabe disso. Não é nenhuma grande novidade, mas ela está desesperada e disposta a tudo para impedir que Felipe a abandone, então ela tenta usar o golpe mais clássico de vilãs de telenovelas: dizer que está esperando um filho dele. Naquele dia, no entanto, Felipe estava determinado a terminar o seu casamento, e quando Melissa solta essa bomba no seu colo, ele não muda de ideia: ele diz que precisa dizer isso de uma vez por todas e que pretende se separar dela, independentemente de ela estar esperando um filho ou não. Ali, as coisas desandam de uma vez por toda, e se havia ainda qualquer esperança de que o casamento pudesse ser salvo, todas as chances são jogadas pela janela.

Melissa fica furiosa, surta um pouco, e durante a briga que se segue Felipe descobre cartelas de anticoncepcional fechadas, mostrando que ela o estava enganando há sabe-se lá quanto tempo, sem tomar os remédios, ainda que eles tenham decidido que não teriam outro filho agora… Melissa tenta apelar para a suposta gravidez para que Felipe mude de ideia e não vá embora, e ele pede que ela não o chantageie: ele pretende ser o melhor pai do mundo, mas diz que não precisa estar ali com ela para isso. Assim, mesmo que Melissa forjasse uma gravidez, nada adiantaria, e Felipe deixa isso bem claro… enquanto a fofoca corre por toda a cidade e chega logo aos ouvidos “das cariocas”, Felipe anuncia para Melissa que quer que ela faça um exame de sangue…

Ironicamente, Melissa está mesmo grávida. Nem ela acredita nisso quando Roberto traz os resultados, porque ela acha que é bom demais para ser verdade… ela está chorando, de surpresa e de felicidade, enquanto Felipe assiste em choque e deixa a ideia se assentar, porque ele secretamente esperasse eu ela estivesse inventando tudo. Naquela noite, no entanto, quando Zilda resolve “fazer um jantar em comemoração” sem a sua anuência, ele prefere não estar presente… até porque ele precisa ver Lívia. Como eu já disse várias vezes: a relação de Lívia e Felipe nessa segunda fase é muito mais complicada do que na primeira, e nós a aceitamos por essa coisa toda de “reencontro de almas” e “destino”, mas às vezes é difícil ignorar que eles estão fazendo as coisas da maneira errada

Sofrendo, assim como ele, Lívia diz que eles não têm mais no que pensar porque, agora, só há um aminho a se seguir, porque ela não pode ser feliz sabendo que ele se separou de Melissa com ela grávida, e ela diz que “coincidências não existem” e que, se ela está grávida, talvez signifique que o romance deles “não era para ser”. Enquanto eles conversam, quase em tom de despedida, mas sabendo que não se separarão, Melissa está sozinha no jantar, onde a ausência de Felipe a deixa mais agitada do que o normal, e Severa está furiosa com a tal gravidez… ela ama o Alex, mas ela não pode acreditar que a cunhada que ela tanto detesta está tentando dar o mesmo golpe duas vezes, e aquilo vai se tornando um delicioso e esquentado “Casos de Família”.

E, para completar a ironia do momento, Roberto está presente.

O jantar em “comemoração” desemboca em mais uma briga de Felipe e Melissa, cujo término parece cada vez mais definitivo… Felipe mantém o que ele dissera anteriormente, e para que Melissa pare de insistir, ele fala sobre estar apaixonado por outra mulher e não poder continuar com esse casamento. A situação é delicadíssima porque eu sinto que a Melissa é, sim, inteiramente convertida em vilã de agora em diante, mas isso acontece de maneira mais “natural”, digamos assim, do que na primeira fase: ela tem motivos. E parte dos seus motivos são suas próprias atitudes nos 8 anos de casamento que tem com Felipe: quanto ela se apagou e fez o que não queria fazer por ele? Quanto ela foi infeliz e viveu o que ele queria fazer, para agradá-lo?

Agora que não o tem mais, ela sente que não tem nada.

É claro que Melissa erra e erra feio com o Alex… ela tenta usar o filho para fazer com que o Felipe volte atrás, ou que se sinta culpado, e quem acaba sofrendo é a criança. Ela fala sobre como o Felipe os está “abandonando” e como “não quer mais morar com eles”, e Alex vai conversar com o pai e tentar entender o que está acontecendo… quando ele retorna se sentindo mais tranquilo e diz à mãe que “o pai não os está abandonando e ela que entendeu errado”, ela vai além e diz que “o Felipe pretende se casar com outra mulher e ter muitos filhos com ela, construir outra família”. A dor do Alex tentando processar isso e sofrendo por antecedência é horrível. Essas atitudes, no entanto, só fazem com que ele tenha mais certeza de que não pode estar com Melissa.

Enquanto isso, o Pedro retorna de sua viagem e encontra uma Lívia que está determinada a terminar o seu noivado com ele… como já estava antes, mas ele acabou implorando e ela cedeu. Dessa vez, no entanto, o plano do Pedro é diferente, e ele finge uma “compreensão” que não combina com ele, mas ainda que talvez Lívia se sinta culpada, ela não volta atrás porque tem certeza do que quer e do que sente. Confesso que ver o Pedro todo “calmo” acaba sendo mais assustador do que vê-lo esbravejando, porque nós sabemos o quanto ele está contendo ali dentro, e tenho medo do que pode acontecer quando ele explodir… tampouco sei o que ele está de fato planejando. De todo modo, ele jura que as coisas não ficarão desse modo e que ele vai se arrepender.

Já Melissa tenta apelar… de todas as maneiras possíveis. Ela tentou com o Felipe, ela tentou com o Alex, e ela tenta também com a Lívia e com o Pedro. Ela procura a Lívia na Beraldini com uma faceta calma que tampouco lhe pertence: ela atua, ela pede desculpas pelo show de outro dia na empresa, ela implora para que Lívia fique longe do seu marido e se afaste do Felipe pelo menos durante o tempo da gravidez… ela vacila, no entanto, no momento em que Lívia diz que a decisão é do Felipe e não dela. Mais tarde, Melissa tenta conseguir algum apoio em Pedro, mas ele “tem seus próprios planos” e, por isso, não lhe dá ouvido, e fala sobre como “eles precisam deixá-los em paz”. Assim, ela sai furiosa chamando ele de frouxo e de covarde, enquanto ele quebra coisas no restaurante

Pequena amostra do que ele é capaz.

Negócio ainda vai pegar fogo!

 

Para mais postagens de “Além do Tempo”, clique aqui.
Visite, também, “Teledramaturgia Brasileira” em nossa página.

 

Comentários

POSTAGENS RELACIONADAS