Último Capítulo de “Fogo Ardente (Donde Hubo Fuego)”

A morte do Carniceiro de Reynosa.

Infelizmente, eu queria ter gostado mais… com um final sem graça e um último capítulo que pouco empolga (e cheio de coisas que são bem forçadas), “Fogo Ardente” termina sem deixar tanta saudade, e eu acho que em grande parte isso se deve à condução da trama principal, que falhou tão grandemente em fazer com que nos importássemos com Olivia e Poncho: eu teria gostado muito mais se a Olivia tivesse sido mesmo uma vilã dissimulada e assumido o lugar do pai ou algo assim, ou que ela ao menos tivesse tido um arco de redenção e arrependimento porque “se apaixonou pelo Poncho”, mas torná-la vítima desde sempre como se ela nunca tivesse feito nada de errado foi um erro do roteiro que me impediu de aproveitar toda a reta final de “Fogo Ardente”.

Já que Olivia foi oficializada como uma vítima que “sempre esteve do lado de Poncho” (mesmo depois de dopá-lo algumas vezes e entregá-lo para o pai assassino, sabe?), parte desse último capítulo é o confronto de Olivia e Noé Serrano/Hugo Gonzalez/Carniceiro de Reynosa, quando ele aparece de surpresa na nova casa de Olivia e Poncho – eventualmente, ameaçando colocar fogo em tudo. Depois de dopar Poncho e Olivia, Noé/Hugo confronta Ricardo, o inimigo que ele invejou e cultivou durante toda sua vida, e os dois terminam em um embate que causa um incêndio na nova casa de Olivia e Poncho, e a morte oficial de Noé, que “ironicamente” morre queimado em um incêndio que ele mesmo causou, mas tudo é breve e, de certa maneira, pouco expressivo.

Mas talvez só porque eu não me importo mesmo.

Até mesmo a minha parte favorita de “Fogo Ardente” e a sequência mais emocionante desse último capítulo traz coisas que me incomodam: chega o dia do casamento de Gerardo e Fábio, uma cerimônia simples para que “os pais de Gerardo possam comparecer sem ficar com vergonha” ou qualquer coisa assim. Me parece absurdo abrir mão do sonho de um casamento grandioso só por causa dos pais homofóbicos de Gerardo, mas eu achei bastante forçado que, depois de tudo o que eles fizeram durante a novela/série e de todos os absurdos imperdoáveis que eles disseram contra o filho, eles apareçam emocionados no casamento para abraçar o filho e dar ao Fábio “as boas-vindas à família”. É uma romantização desnecessária de uma relação que fez tanto mal.

É preciso se desvencilhar mesmo de pessoas como os pais de Gerardo.

Não gosto desse discurso que endeusa a família, quando a família é como a de Gerardo.

De todo modo, eu fico feliz por Gerardo e Fábio, porque eles merecem ser felizes e são os meus personagens favoritos de “Fogo Ardente”, mesmo com seus altos e baixos… e a festa de casamento deles, um evento pequeno na pensão de Glorita mesmo, é o cenário para se resolver pequenas histórias secundárias, como o romance de Ricardo e Glorita; Maite se preparando para ir para Paris, estudar música, algo que eu acho que ela não merecia, porque ela só foi milagrosamente curada de sua homofobia e recompensada por isso; Penelope sendo convidada para morar com Ángel; Rosário apaixonada por Erick, que é mesmo um fofo… também ficamos sabendo que Julián está fazendo um acompanhamento psicológico, e Molina ganha um cargo na estação.

Eu não diria que “Fogo Ardente” foi ruim – e eu certamente já vi novelas piores. Ainda assim, existem problemas na concepção de alguns personagens e no desenvolvimento de algumas tramas que me impedem de achar a novela/série tão boa quanto eu imaginei que ela fosse (e ela de fato era, em seus primeiros capítulos). Ainda assim, a premissa é interessante, com um conceito que mescla uma série de suspense com um dramalhão mexicano que eu adoro, e temos um mistério principal conduzindo a trama, enquanto os personagens secundários entregam uma série de temas e histórias dignas do gênero telenovela… nos despedimos de “Fogo Ardente” com a visão dos “Bombonberos” dançando seminus na inauguração de alguma boate nova: é uma memória boa a guardar.

 

Para mais postagens de “Fogo Ardente (Donde Hubo Fuego)”, clique aqui.
Para outras novelas, visite nossa página.

 

Comentários

POSTAGENS RELACIONADAS