Além do Tempo – As brigas de Felipe e Melissa
Gravidez.
Aos poucos, a Melissa da segunda
fase de “Além do Tempo” está sendo
convertida em vilã – ainda assim, como eu disse inúmeras vezes: sua situação agora é muito diferente da de
150 anos antes. A ideia de uma personagem que “se converte” em vilã é, no
entanto, contraposta pelo conceito de uma personagem que “se revela” vilã: afinal de contas, descobrimos que o Felipe
nunca foi realmente apaixonado por ela e que se casou por causa de uma gravidez…
uma gravidez que pode ter sido planejada justamente para garantir um casamento.
Preciso dizer, no entanto, que a ideia de o Alex não ser filho do Felipe e ainda assim eles terem uma relação tão
bonita é algo de que gosto muito, especialmente pela ironia de, na vida anterior, eles serem distantes justamente porque Felipe desconfiava que
ele podia não ser seu filho.
As voltas que as vidas dão, não?
Pedro tem a sua participação na
“transformação” de Melissa: ela conseguia interpretar o papel de boa mãe e boa
esposa com mais tranquilidade quando não
se sentia ameaçada… a chegada das “cariocas”, no entanto, a deixaram
atenta, insegura e irritadiça, e o Pedro faz questão de tornar isso mais
acentuado quando bate no carro dela – o erro foi inteiramente dele – e começa a
fazer conjecturas sobre como o cunhado dela é um cafajeste e o marido dela
tanto quanto ele… Pedro entendeu tudo errado e acredita que Afonso está dando em cima de Lívia, mas
para encobrir um romance clandestino que também é uma traição, Lívia e Anita
deixaram que Pedro pensasse que Anita
está tendo um caso com o Felipe… e, agora, Pedro sugere isso para Melissa.
Ele fala sobre como “a mulher
traída é sempre a última a saber” e a orienta a “perguntar para o marido sobre
a carioca”. Alterada, e com razão, Melissa não deixa por isso mesmo e segue
Pedro para tirar essa história a limpo
agora mesmo… ela invade uma reunião da Casa Beraldini dizendo que ele não
pode dizer o que disse e depois sair com essa cara de cínico, e agora ela quer
saber quem é a carioca com quem o seu
marido está supostamente a traindo. Confesso que a Melissa pode ter os
defeitos que tem, mas ela ainda é a esposa de Felipe e eu entendo a sua fúria,
seu descontentamento… é uma humilhação e um sentimento de ter sido enganada. A
cena na Beraldini é forte, e o Pedro age como o babaca nojento que ele sempre
é, inclusive com desculpas e dissimulação…
Gosto do fato de a Emília começar
a ter dúvidas sobre ele. Antes, ela tomava o casamento de Lívia com Pedro como
certo, mas agora ela já não tem mais certeza e diz isso a Lívia – e eu sinto
que ela precisava sentir que a mãe a entende. Pedro já perdeu a Lívia, na
verdade, e aos poucos ele vai perdendo todos seus possíveis aliados… ele também
causa briga entre Melissa e Felipe em casa, porque Felipe fica sabendo sobre o
que aconteceu e tira satisfações. Toda a confusão faz com que a sua dor
inexplicável no peito se torne mais forte, e Felipe resolve não esperar mais e
chamar Roberto para vê-la, ainda que ela se recuse veementemente a ser atendida
por ele… Melissa tem medo de qualquer
aproximação de Roberto porque sabe que ele
pode ser o pai de Alex.
O principal problema é que Felipe
e Lívia não têm sido nem um pouco
discretos – e ainda que não ame a Melissa, Felipe segue casado com ela. A
situação está cada vez mais complicada, e Melissa está cada vez mais inquieta…
ela não gosta que Roberto se aproxime dela porque teme ser exposta, não gosta
da presença e das ameaças de Severa porque no fundo ela sabe a verdade, e ainda
sente ciúmes da amizade que Felipe sempre teve com Berenice… mas sua principal
“adversária” é mesmo a Lívia, a quem ela talvez não esteja prestando a devida
atenção: Lívia e Felipe falam sobre se afastar ou sobre ficar juntos, mas
“fazer as coisas direito” e, enquanto isso, se entregam a um amor que não
conseguem evitar, com as ruínas de Campobello sendo testemunha de momentos íntimos…
Melissa, agora, vai apelar para o
mesmo golpe de anos antes: uma gravidez.
Dessa vez, no entanto, falsa.
Para mais
postagens de “Além do Tempo”, clique
aqui.
Visite, também, “Teledramaturgia
Brasileira” em nossa
página.

Comentários
Postar um comentário