¿Quién es Quién? – Nora fala sobre o passado de Leonardo

Um álbum de fotografias…

Perico está começando a mudar a vida das pessoas ao seu redor. Leonardo era bastante fechado, um tanto quanto grosseiro, em ocasiões, e Perico chega cheio de VIDA, iluminando as pessoas ao seu redor. Eu gosto muito da relação que ele vai desenvolvendo com Basílio, o seu motorista e fiel companheiro, e também gosto de como ele se relaciona com Nora, porque ela é uma das pessoas no mundo que MAIS AMAM o Leonardo. E Perico também faz a diferença na vida do irmão quando ele resolve um problema que ele tinha com o pai há muito tempo, e eu gosto da profundidade que o personagem ganha ao fazer isso. Ele não é apenas um cara alegre e divertido, ou um mulherengo que está completamente apaixonado por uma só mulher, nem nada disso… ele também tem todo um coração puro e lindo que faz com que ele ajude as pessoas.

Veja o experimento das piñatas no escritório!

Eu achei muito bonita uma cena que Perico teve com Nora, na qual ela fala sobre como está FELIZ em vê-lo assim, “mudado”, porque antes sentia como se ele estivesse desperdiçando a sua juventude. Perico é todo fofo e, carinhosamente, ele dá um beijinho na testa de Nora, e essa é uma atitude inesperada – é algo que ainda não vemos o Leonardo fazer. Por isso é tão SIGNIFICATIVO. Eu adorei ver a emoção de Nora ao receber o agrado, e ela diz que não ganhava um beijo dele desde que ele tinha uns 10 anos de idade, então Perico lhe promete dar-lhe um beijo todo dia, de manhã, de tarde e de noite, para compensar todos esses anos que ele passou sem beijar-lhe. Quando está sozinho no quarto, Perico olha para a foto de Leonardo e fala sobre como “ele não sabe aproveitar tudo o que tem”… afinal de contas, existem pessoas que o amam ali!

Enquanto isso, o verdadeiro Leonardo está tentando viver a vida de Perico, mas cada dia é uma nova surpresa: como quando ele é puxado para ENSAIAR! Confesso que fiquei com dó do Leonardo quando ele não conseguiu cantar na letra, porque não sabia a letra, não sabia em que parte entrar, não tinha ritmo ou afinação… realmente é todo um trabalho muito difícil, e custamos a conceber a ideia de Leonardo (!) cantando como mariachi no mercado! Em uma cena bem divertida, Leonardo explode contra os amigos, diz que “aquilo nem é música”, e cita o que consideraria música de verdade: o nome de vários compositores clássicos! Então, como já era de se esperar, mas nem por isso fica menos engraçado, ele pergunta “quem escreveu ‘aquela porcaria’”, e os amigos pensam um pouquinho, se olham e então respondem: “Tú”. MARAVILHOSO!

Tentando descobrir um pouco mais sobre o passado de Leonardo, Perico conversa com Nora sobre isso, e eles compartilham uma cena MUITO BONITA em que olham um álbum de fotos, e Perico vai se inteirando da vida que Leonardo teve: em uma foto dele criança com a mãe, Nora explica que foi quando ele ganhou sua primeira medalha de ouro, e Nora explica um pouco do que aconteceu com Leonardo e porque ele é tão fechado. Ela diz que a mãe dele era sua luz e sua melhor amiga, e quando ela morreu, ele se fechou. Como se tivesse perdido a luz de sua vida, e então ele ficou triste, perdeu a vontade de viver e, como refúgio, ele se enterrou no trabalho, assim como o pai. Então, Nora pergunta a “Leonardo” se “já não é hora de perdoar o seu pai” e, naturalmente, Perico não entende o que ela quer dizer com isso… por isso, precisa perguntar.

Nora explica que Leonardo culpa o pai pela morte da mãe, porque foi um acidente de carro e era ele quem estava dirigindo. Então, Nora pede que ele deixe esse rancor de lado, e Perico promete tentar se aproximar de Humberto… Nora o abraça emocionada, mas foi uma promessa complicada. Enquanto estiver ocupando o lugar de Leonardo, Perico pode tomar essas decisões, mas seriam coisas que não se sustentariam por muito tempo quando eles voltassem aos seus devidos lugares – para ele, é fácil “perdoar” o Humberto, porque ele não tem o rancor que Leonardo tem contra ele. Mesmo assim, ele chama o “pai” para sair, e é muito fofo como Humberto não sabe o que fazer, mas Perico insiste, então ele topa ir. E, ali, eles conversam, Perico o faz falar sobre a mãe e, ao fazê-lo, Humberto fala do acidente e pede perdão. E Perico diz que “não tem o que perdoar”.

Ali, ele restabeleceu laços partidos há anos. Ele ainda não mudou Leonardo para aceitar isso, mas ele fez toda a diferença para Humberto. É tão bonito ver como Humberto fica FELIZ ao ouvi-lo chamá-lo de “papá”, e Perico está disposto a construir uma “amizade” com o pai do seu “clone”, com direito a abraços e tudo! E Humberto não poderia estar mais feliz… a prova disso está quando Humberto conta para Nora o que aconteceu: sobre como “Leonardo” o perdoou, e é emocionante como Humberto diz que por muitos anos “nunca se sentiu tão perto assim do filho”. A sua alegria é quase infantil ao compartilhar com Nora o fato de “Leonardo” tê-lo abraçado e tudo! E Perico pode não ter feito a diferença a longo prazo, mas ele certamente fez a diferença naquele momento, e ele ajudou Humberto a se sentir melhor, e a se perdoar, também, pelo acidente da esposa.

E isso, com certeza, significa muito!

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários