Control Z 2x02 – El Regreso

Quem está por trás dos ataques?

Ao que parece, a mãe de Luis ainda não sofreu o suficiente… “Control Z” continua baseando a sua segunda temporada em uma trama de vingança, mas as coisas parecem estar ficando cada vez mais preocupantes e fora de controle – depois de Dario e Ernesto terem sido enterrados vivos no primeiro episódio da temporada, agora Alex desperta seminua e amarrada em uma das salas da escola, e o cenário é todo preparado com paredes e armários pichados com a palavra: “VINGANÇA”. Eu já começo a desconfiar, no entanto, que existe mais coisa além de um simples desejo de “vingança” por trás desses ataques, porque a casa da mãe de Luis foi incendiada, e será que temos duas pessoas descontroladas por trás desses ataques ou temos apenas uma mente perturbada que está atacando a tudo e a todos usando a morte de Luis apenas como desculpa?

Talvez tenha alguém só indo atrás do caos mesmo.

Inicialmente, Sofía não entende por que Alex foi atacada se ela se dava bem com Luis, mas ela descobre, eventualmente, que foi Alex quem abriu a porta para Gerry naquele dia em que ele espancou Luis, resultando em sua morte – de algum modo, ela estava envolvida. Isso quer dizer que a pessoa querendo “vingança” virá atrás de qualquer um que julgue remotamente responsável pela morte de Luis. Enquanto isso, a escola também lida com o inesperado retorno de Raúl – quer dizer, ninguém esperava vê-lo por aqueles corredores depois de tudo o que aconteceu na primeira temporada, mas ele não parece estar nem aí… o diretor pode até dizer que “não pode protegê-lo”, mas ele anda pelos corredores, fala com Sofía, diz que “voltou por causa dela”, e causa certa encrenca com Javier. Acho que esses dois nunca vão parar de se provocar.

As cenas do retorno de Raúl são fortíssimas, porque ele acaba sendo espancado na escola – um verdadeiro linchamento violento em uma cena filmada para nos lembrar do que aconteceu com Luis. Raúl, de fato, fez muita coisa errada, e há quem celebre vê-lo apanhando, mas, particularmente, eu achei profundamente incômodo assistir à cena, porque a ideia de “justiça com as próprias mãos” é selvagem, e é justamente esse instinto selvagem que foi despertado em cada pessoa que batia em Raúl ou assistia e filmava. Independente do que o Raúl tivesse feito, aquela cena me fez pensar sobre como ninguém aprendeu nada, porque era muito parecida com os eventos que levaram à morte de um colega (!), mas as pessoas estavam se escondendo sob o pretexto de que Raúl “merecia” para fazer tudo de novo – se não fosse por Sofía, mais uma morte teria acontecido.

Agora, não sei o que será de Raúl e se ele continuará indo até a escola, o que não seria muito inteligente da parte dele – mas quando ele briga com Javier, por exemplo, ele sai sorrindo. Sofía acaba indo atrás de Raúl para falar com ele, para saber por que ele voltou, para acusá-lo de coisas, e quase descobre que ele está escondendo Gerry na sua casa, mas acaba indo embora sem descobrir. Então, Sofía e Javier vão até a casa de Marta, a mãe de Luis, atrás de alguma informação, e estão presentes quando alguma outra mente perturbada quebra a janela para jogar algo lá dentro e incendiar a casa. Não sei quem seria capaz de pensar que Marta já não sofreu o suficiente com a traumatizante morte de Luis, mas alguém está realmente disposto a acabar com a vida dela. Confesso que não sei que rumos esta temporada pretende tomar, mas estou curioso por ora.

 

Para mais postagens de Control Z, clique aqui.

 

Comentários