¿Quién es Quién? – Leonardo beija Paloma

“¿Por qué no me dijiste?”

EU JÁ TENHO UM CASAL PARA AMAR! Leonardo está sofrendo demais desde que teve um acidente e acabou sendo mandado, sem memória, para a família de Perico, em seu lugar – Eugenio Siller, como elogiei nos últimos textos, está arrasando em ambas as atuações. Como Leonardo, ele tem a expressão sempre confusa e um tanto quanto desesperada. Ele queria entender quem é, queria que os nomes e os rostos ao seu redor significassem alguma coisa, mas ele não consegue sentir nada por ninguém. A não ser, talvez, por Paloma! E é triste vê-lo se abrir com a psicóloga, para quem ele conta sobre como está angustiado, e como teme que essa sensação vá ficar com ele para o resto da vida… os únicos momentos em que ele se sente bem de verdade é quando ele está ao lado de Paloma, e eles compartilham algumas das cenas mais lindas desse início de novela!

Perico, enquanto isso, está “vivendo a vida de Leonardo”, da qual não consegue escapar, por mais que tente. Eu gostei MUITO da cena dele no escritório do irmão (tentando descobrir a senha do computador, por exemplo), em que ele aproveita para ligar para a avó e dizer que não pôde voltar porque foi sequestrado, mas ela não entende – ela olha através da porta entreaberta enquanto “Perico” está no sofá, conversando com a psicóloga, e fica brava, achando que ele está fazendo uma brincadeira de mau gosto. Perico não entende (adoro as suas expressões!), então ele liga para o hospital, para perguntar por “Perico Pérez”, e lhe informam que já lhe deram alta e “sua mãe” o levou… ento, ele sabe que tem alguém se passando por ele e precisa averiguar… é maravilhoso o momento em que, espiando Leonardo em sua casa, ele o chama de “usurpador”

Mas Leonardo não é mesmo um “usurpador” se ele não saber o que está fazendo, é? Um amigo de Perico no mercado oferece a Leonardo um “tratamento de choque”, por qual, supostamente, alguém que ele conhece já passou, e que o ajudou a se lembrar das coisas. Surpreendentemente, embora ele desmaie em cima da mesa durante o “tratamento”, Leonardo realmente tem um flash de memória, dele pedindo Fernanda em casamento… mas ele não chega a ver o seu rosto. Então, quando ele chega em casa ainda mais angustiado, tendo um ATAQUE DE PÂNICO (com o qual ele até que sabe lidar!), Paloma é quem está ao seu lado, o ajudando, e então ele acha que finalmente entendeu tudo, finalmente “lembrou-se” de algo útil. “¿Por qué no me dijiste? […] Que nos vamos a casar”. Dizendo isso, Leonardo beija Paloma pela primeira vez.

E ELA RETRIBUI O BEIJO.

Também pudera… como não retribuir? Eu estou AMANDO a construção desse “relacionamento”. Parece-nos que Paloma sempre sentiu algo por Perico, mas ele era um homem mulherengo com quem as coisas não chegaram realmente a dar certo… Leonardo, por sua vez, confia nela e se sente bem ao seu lado de um modo que ninguém mais ali o faz sentir. Então é natural que ele tivesse chegado a essa conclusão. Por uns segundos, todos ao redor ficam AGITADOS, mas Paloma, eventualmente, afasta Leonardo do beijo, e ele rapidamente percebe que alguma coisa está errada… que, talvez, ele tenha chegado à conclusão equivocada. Então, Leonardo pede para falar sozinho com ela, e explica o que viu: que estava pedindo uma mulher em casamento, mas ela, e isso é triste, diz a ele que não é a mulher de quem ele se lembrou.

Leonardo se explica – diz que ela é A ÚNICA PESSOA que lhe inspira algo especial, e isso só pode querer dizer que ele já está apaixonado por ela. Ela, brava e sentida (e com razão), diz que ele “precisa averiguar quem é a mulher com quem vai se casar”, e isso deixa Leonardo ainda mais atordoado e ainda mais angustiado. E irritadiço, claro, porque a família está colocando muita pressão em cima daquele beijo, porque sempre torceu para que as coisas entre “Perico” e Paloma dessem certo! Paloma, no entanto, sofre: “Muy desmemoriado, pero sigue siendo el mismo mentiroso de siempre”. COMO ME DOEU OUVI-LA DIZER ISSO! Porque Leonardo está sendo sincero, e o que sente por ela É MUITO FORTE, mas ele não se lembra de nada, portanto não pode explicar-lhe… e ela acha que ele está sendo apenas o mesmo mulherengo de sempre, porque está habituada ao jeito de Perico.

E sofre por isso.

O mais legal na relação de Leonardo e Paloma é que, nas várias cenas que eles compartilham, podemos sentir a ENERGIA fluindo entre eles – e Eugenio Siller e Danna Paola estão maravilhosos em seus papeis, totalmente entregues àqueles momentos. Também gosto de como muito se constrói através do que não é dito, ALÉM das palavras deles. Quando eles conversam, por exemplo, existe mais coisas que não estão sendo ditas, e estão nos olhares de ambos… eles transmitem isso sem precisarem dizer nada. Paloma tem toda uma carga de uma vida de sentimentos por “Perico”, enquanto Leonardo nunca a viu antes, mas o impacto de conhecê-la é imediato, e a maneira como ela faz com que ele se sinta é única. Isso tudo está expresso em pequenos momentos além de longos diálogos elaborados ou qualquer coisa assim…

Podemos sentir.

As mulheres, naturalmente, tentam se aproveitar da falta de memória de Leonardo para convencê-lo de que eram a pessoa com quem ia se casar, e aquela louca do mercado está quase convencida de que é ela mesmo, enquanto a Paloma olha de longe, com ciúmes… e um tanto quanto brava. Fiquei triste ao vê-la brigando consigo mesma, dizendo que não sabe porque colocou ideais na cabeça de que ele ia mudar… mas o afastamento de Paloma apenas deixa Leonardo mais angustiado e mais sujeito a ataques de pânico. Para a psicóloga, ele diz que continua sentindo que está no lugar errado, como se não pertencesse, e só existe uma pessoa com quem se sente bem, uma pessoa que lhe transmite paz e confiança. Tudo parece ameaçador para ele: cheiro, toques, pessoas… menos quando ele está com Paloma. Ela é seu refúgio. Ao lado dela ele se sente seguro, protegido.

Esse sentimento é muito forte.

Sem sentir nada pela mulher que quer convencê-lo de que ela é sua futura esposa, e com Paloma um pouco mais distante desde que passou a acreditar que “ele está mentindo”, Leonardo então se entrega ao trabalho… cuidando do negócio de piñatas no mercado, Leonardo é todo inteligente falando sobre “estratégia comercial”, cheio de planos para a loja, falando em “assumir riscos para ganhar a longo prazo” e um monte de coisa… totalmente um “businessman”, para a surpresa da irmã, que não sabia que ele podia falar desse modo. Trabalhando próximos no mercado, Leonardo e Paloma trocam olhares intensos, que chegam a nos arrepiar, e eu ADORO quando uma novela consegue fazer com que TORÇAMOS para seus protagonistas. Eles nos convencem desse sentimento, de que é real, de que vale a pena… não tem como não torcer por Leonardo e Paloma.

ESPERANDO MAIS CENAS DOS DOIS! \o/

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários