Lost 1x15 – Homecoming

“I remember peanut butter”

O AGUARDADO RETORNO DE CLAIRE. Há alguns episódios, Claire e Charlie foram levados por Ethan, um dos Outros que estava infiltrado no acampamento dos sobreviventes do Voo 815, e embora Jack e Kate tenham encontrado Charlie, eles nunca encontraram Claire… no último episódio, Claire apareceu de volta, sozinha, nos intrigando – e “Homecoming”, exibido em 09 de fevereiro de 2005, mostra as reverberações de seu retorno, mas não traz muitas respostas: não sabemos para onde ela foi levada, nem por que a levaram, muito menos como ela conseguiu escapar e voltar para o acampamento… o que sabemos é que os Outros são inteligentes, e provavelmente eles tinham algum plano com isso. Estou gostando do clima constante de mistério que sempre cercou “Lost”: é isso que me intriga a continuar e que me faz pensar na série enquanto não vejo o próximo episódio.

Mesmo agora, revendo a série, depois de tantos anos, a sensação é muito similar!

Quando Charlie desperta e vê que estão trazendo Claire de volta para as cavernas, achamos que talvez teremos um reencontro emocionante aqui, mas é desesperador como Claire acorda assustada, como grita ao ver Jack e como olha para Charlie e para todos os demais perguntando quem eles são. Seja lá o que aconteceu com Claire enquanto ela estava fora, ela não se lembra de nada, e não apenas desses últimos dias em que esteve desaparecida, mas de tudo desde a queda do avião… a última coisa de que ela se lembra é de estar dentro do avião. Charlie é um fofo se aproximando dela mais tarde, entregando o diário para ela, dizendo que “isso pode ajudar”, e agora ele está mais determinado que nunca a proteger Claire… especialmente quando ele é abordado por Ethan na floresta em uma cena angustiante na qual Ethan diz que quer que ele leve Claire de volta a ele.

Toda a temática de o Charlie ser responsável e querer cuidar de alguém nos leva novamente a um flashback do personagem, que eu achei bem menos intenso do que o primeiro, que apresentou o Charlie de antes da ilha, mas que é interessante também. Esse acontece depois da separação da banda e antes de Charlie ir à Austrália atrás do irmão, e vemos uma versão do Charlie viciada em drogas, armando para roubar objetos valiosos que possam ser vendidos para que ele comprasse mais drogas – de alguma maneira, no entanto, acho que o Charlie tem a esperança de “se acertar na vida”, e é por isso que ele acaba se envolvendo com uma mulher e aceitando um emprego de vendedor de copiadoras, um cargo que acaba dando completamente errado em uma cena vexatória que deve ser um trauma para o Charlie. É uma situação horrível, e o flashback termina com Lucy dizendo que “ele nunca vai proteger ninguém” ou algo assim.

Bom… será?

Ethan ameaçou matar uma pessoa dos sobreviventes do 815 por dia até que Charlie lhe entregue Claire, mas ele não pensa em fazer isso de maneira alguma… a notícia aos poucos começa a se espalhar, as pessoas começam a olhar de maneira estranha para Claire, e grupos montam guardas para tentar proteger o acampamento e impedir que Ethan se aproxime e de fato mate alguém, mas realmente Steve aparece morto na manhã seguinte – Ethan não está para brincadeira. Eventualmente, embora Charlie e os demais não queiram contar para Claire o que está acontecendo, ela consegue descobrir com a boca grande da Shannon, e ela fica muito brava porque Charlie mentiu para ela, e ela decide que ela pode tomar conta de si mesma, e que pode servir de isca para que eles peguem o Ethan, por exemplo, se esse é o plano de Jack, Sayid e os demais.

A sequência da Claire se entregando como isca é desesperadora, assim como toda a ação que se segue. Ethan aparece selvagem para caçar Claire, e Jack e ele têm um embate corpo a corpo assustador, enquanto os demais membros da missão vão aos poucos se aproximando: Locke, Sayid, Sawyer e Kate. Todos estavam armados ou com a arma que pertencera ao policial que estava levando Kate de volta para Los Angeles ou com as armas que estavam escondidas dentro da maleta que Kate recuperou recentemente, mas a ideia não era, de fato, matar Ethan – a não ser que fosse estritamente necessário para proteger Claire. Isso porque eles não sabem nada sobre Ethan, sobre o que ele queria com Claire ou sobre as possíveis outras pessoas com quem ele está, e levando ele vivo ao acampamento talvez eles pudessem lhe arrancar alguma informação.

Infelizmente, eles não têm essa chance, porque Charlie aproveita a arma que Jack derruba durante o confronto para atirar repetidas vezes em Ethan, o matando. Charlie agiu por impulso, agiu pra proteger Claire e disse que “Ethan merecia morrer”, que “ele não o deixaria em nenhum lugar perto de Claire novamente” e que “ele não ia contar nada de qualquer maneira” – essa última parte é bem verdade, eu acho. De um jeito bastante radical, no entanto, Charlie fez aquilo que se propôs a fazer: proteger Claire. E ela mesma reconhece isso em uma cena final muito fofa, na qual ela vai conversar com Charlie e diz que ela se lembra da “manteiga de amendoim”, que é algo significativo para eles, mesmo que seja uma manteiga de amendoim imaginária. Gosto da Claire dizendo a Charlie que quer confiar nele. Sempre gostei muito desses dois enquanto assistia “Lost”.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários