Álbum “BIA”: SI VUELVO A NACER

“Sé lo que quiero y quién soy”

No dia em que a primeira temporada de “Bia” chegou ao fim, 08 de Novembro de 2019, o Disney Channel lançou um novo álbum para a série: “SI VUELVO A NACER” (uma ótima escolha de título, tendo em vista a força que essa música tem) não foi lançado em formato físico (!), apenas para download digital e serviços de streaming, e conta com 12 músicas e mais ou menos metade do tempo do primeiro álbum. O álbum traz algumas músicas inéditas (como “La Última Parada”, “Junto a Ti”, “Hasta El Final” e “Esto”, todos clipes lançados ao longo da temporada, mas não durante os capítulos), além de regravações curiosas como “¿Cómo Me Ves?”, uma música de “Soy Luna” que ganha uma nova versão nas vozes de Andrea de Alba e Rodrigo Rumi, e duas músicas importantíssimas da série que foram lançadas em português no primeiro álbum, e agora ganham sua versão completa em espanhol: “Si Vuelvo a Nacer”, que nomeia o álbum, e “Lo Mejor Comienza”.

Preciso, ao comentar esse álbum, voltar a uma reclamação constante minha ao longo da temporada: “Bia” tem VÁRIAS MÚSICAS MUITO BOAS, e os momentos musicais não parecem ser devidamente valorizados ao longo dos capítulos… temos uma série de músicas que ganham “apresentações” curtas entre 45 segundos e 1 minuto e 30 segundos, no máximo… é raríssimo termos uma cena musical completa, e a música sempre foi a cara das produções do Disney Channel! Assim, esse segundo álbum de “Bia” mostra o quanto várias músicas boas, que queríamos ouvir, que queríamos ver interpretada pelo elenco, foram praticamente descartadas. Ao invés de ser um álbum com a trilha sonora da série, parece um álbum “extra”, com os artistas que participam de “Bia”. Das 12 músicas do álbum, PELO MENOS seis delas nunca apareceram na série.

Não é estranho?

 

GANHARAM CLIPE

 

Aqui, temos algumas canções que, embora nunca tenham aparecido na série (!), ganharam clipes que podiam ser exibidos ao longo da programação do Disney Channel… aqui, temos “Esto”, uma música interpretada por Gabriela Di Grecco e Fernando Dente, a MoonDust, “Hasta el Final”, uma música interpretada por Isabela Souza, Agustina Palma e Giulia Guerrini (com um pouquinho de português), “Junto a Ti”, interpretada por Micaela Diaz e Alan Madanes, que é muito boa, e a minha favorita de todas: “La Última Parada”. Essa última é interpretada por Julio Peña (e ganhou um videoclipe lindíssimo!), e é uma música contagiante, com um ritmo gostoso que nos dá vontade de cantar e dançar, do melhor estilo reggaeton lento, um ritmo que está muito em alta atualmente. Para mim, Julio Peña é quem MAIS BRILHA nesse álbum graças a essa música!

<3

 

“¿Y cómo estás?

¿Qué andas haciendo?

¿A dónde vas?

Echo de menos perderme en tus palabras

Yo voy hasta la última parada

 

Quiero viajar

A donde el sol brille sobre el mar

Y si me das nada más que una mirada

Yo voy hasta la última parada”

 

Dentre as que menos gosto no álbum, cujos clipes eu nem cheguei a comentar (apenas uma delas, brevemente, lá no início da temporada), temos as músicas de Guido Messina e Jandino. Guido Messina tem um solo no início do álbum, “Voy Por Más”, que tem tudo a ver com o seu personagem, o Alex, e ela é para ser mais intensa, talvez mais agressiva, mas ela não tem a força de “Pedirle a Una Estrella”. Jandino, por sua vez, tem DOIS solos nesse álbum (“Cuando Me Besas” e “Te Vengo a Pedir Perdón”), e eu acho que isso é apenas uma tentativa do Disney Channel de lançá-lo como cantor, porque seus clipes são bem independentes de “Bia”, e o personagem não é tão importante (ou carismático, se você me perguntar) na série para ter direito a DOIS SOLOS em um álbum de apenas 12 músicas. Ele não é meu intérprete favorito, eu não compraria o CD, mas suas músicas são envolventes, tenho que aceitar isso.

 

DEMAIS CANÇÕES

 

A primeira música do álbum é “Ven y Te Digo Quién Soy”, um ótimo solo de Isabela Souza que é uma das canções que nunca apareceram ao longo dos capítulos de “Bia”. É uma música intensa, e sendo um solo de Isabela Souza, ela segue modelos de outras músicas como “Tu Color Para Pintar”, no primeiro álbum, mesclando lindamente o espanhol e o português! Também temos Julia Argüelles interpretando uma versão de “Fuerza Interior”, e eu acho que o único problema dessa performance é que essa música não tem nada a ver com a personagem da Mara. Julia estava MARAVILHOSA na interpretação, e ela deu uma cara nova à canção, uma intensidade diferente, que eu adoro… só fico pensando mesmo na Mara e sei que a mensagem da música não combina com ela. Só. Por fim, temos “¿Cómo Me Ves?”, interpretada por Andrea de Alba e Rodrigo Rumi.

Não sei o que dizer dessa versão. Deixo em aberto.

 

“Atrévete, vamos

Vamos a cambiar el mundo, yeah

Vamos, vamos a hacerlo juntos uoh

No traten de callarme, la actitud está en mi

Y aunque yo puedo romperme

Sé lo que quiero y quién soy”

 

VERSÕES EM ESPANHOL

 

Já comentei, mais de uma vez, que eu adoro o fato de termos bastante de português na trilha sonora de “Bia”, tendo em vista que temos uma PROTAGONISTA BRASILEIRA, e outros personagens brasileiros, como Ana e Thiago, mas eu gosto mesmo quando a música consegue colocar o português e o espanhol juntos em uma mesma versão da música, como acontece com “Así Yo Soy” e “Tu Color Para Pintar”. “Lo Mejor Comienza” e “Si Vuelvo a Nacer”, no entanto, ficaram inteiramente em português no primeiro álbum de “Bia”, mas ambas aparecem na série também em espanhol, e esse segundo álbum traz essas versões à luz. Amo “Si Vuelvo a Nacer”, em português ou espanhol, e “Lo Mejor Comienza” é tão CONTAGIANTE, aquela música me faz tão bem! Mas acho que “Bia” ainda ficou devendo uma versão interpretada por todo o elenco, em espanhol, para os álbuns.

 

“Dejo el miedo atrás porque sin duda sé que

 

Oh, hoy oh, hoy, voy a soltar

Oh, hoy oh, hoy aprenderé a volar

El día brilla más porque

Oh, hoy oh, hoy

Lo mejor comienza

 

Oh, hoy oh, hoy, hoy voy a cantar

Oh, hoy, oh, hoy me dejaré llevar

El día brilla más porque

Oh, hoy oh, hoy

Lo mejor comienza”

 


 

Para mais postagens de BIA, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários