¿Quién es Quién? (2015/2016)

“Mira de cerca a ver si tu me reconoces”

UMA DAS MINHAS NOVELAS FAVORITAS NA VIDA! Como todos sabem, eu SEMPRE fui apaixonado por histórias com gêmeos… dentre as novelas infantis, por exemplo, “Cúmplices de um Resgate” sempre foi a minha favorita e, dessa vez, Laura Flores retorna novamente como mãe de gêmeos, um deles tirado de seus braços quando ainda era um bebê… o que mais me FASCINA em “¿Quién es Quién?”, além das excelentes atuações e do carisma indiscutível da novela e de Eugenio Siller, é o fato de que não é uma “história de gêmeos” regular; sim, há a troca de lugar, e os gêmeos são completamente diferentes um do outro, mas não tem aquela dicotomia de um ser BOM e o outro MAU. Assim, conseguimos acompanhar dois protagonistas igualmente interessantes, cada um à sua maneira, enquanto nos divertimos, nos angustiamos e torcemos por eles.

Tudo começa no mercado de um bairro hispanohablante de Los Angeles, onde um dos gêmeos, Pedro Pérez (mais conhecido como Perico), se apresenta como mariachi e causa confusão. Em outro ponto da cidade, conhecemos Leonardo Fuentemayor, um importante e sério empresário que está prestes a se casar e, na noite anterior ao casamento, descobre a foto de um homem idêntico a ele. Então, ele precisa verificar. Acontece que Leonardo está envolvido em uma trama que quer afundá-lo (toda uma questão de inveja e ambição, por parte do Ignácio, e de vingança, por parte de Fernanda), por isso ele é seguido até o mercado do bairro para que não escape do casamento – embora ele não estivesse pensando nisso. No meio de uma confusão alucinante no bairro, Perico e Leonardo se esbarram, se assombram com a semelhança que compartilham, e trocam de lugar.

Mas não é intencional.

Acontece que, enquanto escapa de perseguidores, Leonardo acaba sendo atropelado, bate a cabeça e perde a memória, enquanto Perico é levado a mando de Ignácio, um dos vilões da trama, confundido com Leonardo. Assim, ele assume o lugar do irmão (ou do “seu clone”, como ele fala) e, mesmo que tente escapar, ele acaba sendo tratado como louco e praticamente preso junto com os Fuentemayor. Enquanto isso, o verdadeiro Leonardo desperta num hospital do bairro, sem reconhecer Paloma e Inês, à sua frente, e a maneira como ele reage é angustiante… Leonardo tem todos seus problemas com confiança, com expressar seus sentimentos, um TOC acentuado, ataques de pânico constantes… a sua estadia no lugar de Pedro é bastante importante para um crescimento pessoal mesmo – e para a descoberta do amor.

Sempre adoro elogiar o trabalho de Eugenio Siller, QUE DOMINOU A NOVELA LINDAMENTE. Em alguns casos, como em “A Usurpadora”, um dos gêmeos fica desaparecido por um grande período de tempo, e Eugenio Siller teve que interpretar Perico e Leonardo do início ao fim da novela – cada um com suas manias, com suas expressões, com seus trejeitos. E a atuação não poderia ser mais PERFEITA. Ele é sério, difícil, racional e inteligente como Leonardo; pouco sorri. E ele é divertido, brincalhão e sorridente como Perico. E tudo muda de um para o outro: a postura, a forma de andar, a forma de falar… há mudança na voz, na entonação, em absolutamente tudo, e é sempre muito evidente “quem é quem” (trocadilho intencional, desculpem), mesmo quando, lá no fim da novela, eles estão juntos e se vestindo de forma parecida… uma cena no fim da novela me chama a atenção porque os dois estão parados, sem fala alguma, e a própria expressão do rosto indica quem é quem. Mesmo que Perico não esteja brincando e que Leonardo esteja sorrindo.

Ainda assim, é sempre possível identificá-los.

E, mesmo assim, tudo é natural, nada forçado. AMEI SEU TRABALHO!

Com a troca dos gêmeos, ambos descobrem o amor. Perico acaba ficando mais do que gostaria de ficar no lugar de Leonardo porque conhece Fernanda, interpretada lindamente por Kimberly dos Ramos; Fernanda (ou Isabella, vocês entenderão com o desenrolar da novela) é uma personagem difícil de interpretar, e muito de sua atuação está em expressões. Acontece que existe toda a confusão de ela acreditar que “Leonardo Fuentemayor” é o causador da ruína de sua família e morte de seu pai, e desejar vingar-se com todas as suas forças, mas, ao mesmo tempo, Perico a confunde com seu “novo” modo de ser, e a personagem passa grande parte da novela em um intenso conflito interno, entre amar e odiar “Leonardo”. E Kimberly faz com que sintamos todas essas emoções enquanto assistimos à novela… e a química de Fernanda e Perico?!

MARAVILHOSA.

Enquanto isso, Leonardo está no bairro, vivendo uma vida que não é sua, mas sem saber disso – e tudo o atormenta, porque ele não tem nenhuma memória (nem afetiva) de nada nem ninguém naquele lugar; assim, aos poucos ele se abre para as demonstrações de afeto da família, por exemplo, e Paloma é quem mais o acalma nisso tudo, enquanto ele se apaixona, talvez verdadeiramente pela primeira vez. Paloma é interpretada por Danna Paola, e é tão emocionante vê-la adulta, depois de ter assistido tantas novelas dela na infância, como “Maria Belém” ou, a minha favorita, “Amy, a Menina da Mochila Azul”. E eu gosto bastante da personagem de Paloma, que é uma mulher forte e amadurecida jovem por tudo o que passou, e ela também funciona como a voz da razão em uma série de problemas que acontecem durante a novela.

Portanto, a novela tem muitas tramas interessantes. Além de toda a história dos gêmeos (a vingança de Fernanda versus o seu amor por Perico, quando Paloma vê Fernanda e Perico, e acredita ser Leonardo, a descoberta de Inês de que seu outro filho está vivo, todas as ameaças e dificuldades que intensificam a trama), a novela também tem personagens secundários bastante interessantes que nos fazem querer acompanhá-los tanto quanto os protagonistas. Temos a Cocó, por exemplo, que nos incomoda no início da novela quando tenta usar a amnésia de “Perico” para benefício próprio, mas acaba se tornando uma personagem incrivelmente divertida e que, eventualmente, é uma peça importantíssima na resolução de todos os problemas… também temos a história de Tanya e Eugenio, mais forte, a Connie, que é uma fofa, a cegueira de Santiago, e o Basílio.

AH, O BASÍLO! <3

“¿Quién es Quién?” é um remake de “Amores de Mercado”, uma telenovela chilena, de 2001, que fez muito sucesso mundo afora. Essa versão foi feita pela Telemundo e exibida entre 26 de Outubro de 2015 e 08 de Abril de 2016, em 91 capítulos na primeira exibição no México, e em 120 capítulos na versão internacional. Naturalmente (!), a novela RECEBEU VÁRIOS PRÊMIOS. Tanto Danna Paola quanto Kimberly dos Ramos ganharam o Prêmio Tu Mundo como “Protagonista Favorita”, Kimberly ainda recebendo de “Melhor Bofetada”. Juntos, Danna Paola e Eugenio Siller ganharam como “Casal Perfeito”. No Kids Choice Awards México, Danna Paola recebeu o prêmio de “Atriz Favorita” e a novela recebeu o prêmio de “Série ou Programa Favorito”; por fim, a música de abertura, interpretada por Eugenio Siller, Danna Paola e Sito Rocks, recebeu o Prêmio “ASCAP”, em 2017.

A novela é incrível, e tem um pouquinho de tudo. Com uma trama bem amarrada e com atores incríveis que se entregam aos seus personagens, eu gosto de dizer que A NOVELA TEM CARISMA. É impressionante como, desde o começo, nós nos sentimos envolvidos por “¿Quién es Quién?”, e aquela mesma fascinação que Perico exerce sobre Fernanda, a novela exerce sobre nós… queremos amá-la, queremos acompanhá-la, e ela é uma novela que se mantém consistente do início ao fim, sem nunca se perder na história, ou sem jamais perder o fôlego… é sempre empolgante, sempre tem algo acontecendo, e problemas menores não demoram a se resolver. A história é bem escrita, e eu gosto de como eles criam o suspense para os momentos em que as maiores revelações começarão a vir à tona, e são todas cenas perfeitamente emocionantes e reais.

“¿Quién es Quién?” é uma novela, quiçá, PERFEITA.

E, ao seu fim, deixa um aperto no coração e uma saudade desse pessoal!

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários