3ª Série da “Turma da Mônica Jovem”

Lendas do Recomeço.

Com a edição 52 da 2ª Série da “Turma da Mônica Jovem”, a Panini anunciou uma novidade: A PUBLICAÇÃO SERIA ZERADA. Não é a primeira vez que isso acontece, porque no final de 2016, quando a revista chegou a 100 edições, a numeração recomeçou, mas dando sequência à história que vínhamos acompanhando… a 2ª Série da revista, no entanto, amargou críticas de todos os lados, e embora tenha conseguido manter sua base de fãs, os leitores ansiavam por traços e histórias melhores. É verdade que a 2ª Série da “Turma da Mônica Jovem” tem algumas edições muito boas, mas talvez nenhuma que seja tão boa quanto os melhores momentos da 1ª Série, que tinha várias edições com a Supersaga do Fim do Mundo, por exemplo, que era algo escrito por Emerson Abreu e que ficou de lado durante todas as 52 edições da 2ª Série… mas que, pelo jeito, estará de volta na 3ª.

Há algumas edições, pequenas dicas de um possível reboot estavam sendo jogadas, por isso eu acho que o anúncio junto com a 52ª edição, “A Volta de Yuka”, não foi lá tão chocante – e ficamos ansiosos pelas novidades. A edição de encerramento da 2ª Série é inteligente, divertida e muito bem-escrita, nos levando de volta para quando começamos a explorar esse universo Jovem, de volta à primeira vilã da Turma Jovem e às Quatro Dimensões Mágicas. A edição tem uma série de referências, lida bem com o estilo mangá e com as sequências de ação, e fala bastante sobre a importância de “virar a página” e “encerrar capítulos para começar novas histórias e novas fases” ou qualquer coisa assim. É uma despedida dos personagens como os conhecíamos para podermos nos aventurar em uma “Turma da Mônica Jovem” agora toda repaginada.

As novidades são várias, e eu vou ressaltar duas delas nesse momento: 1) devo dizer que eu adorei o novo material em que a revista é impressa; as páginas mais grossas são de melhor qualidade, durarão bonitas por mais tempo, e também proporcionam uma experiência melhor de leitura por serem mais claras, valorizando, também, o contraste com a impressão escura; uma pena que isso também signifique um salto abrupto no preço da publicação; 2) completando o visual, os novos traços dos personagens também estão incríveis, e isso era algo que os leitores pediam há muito tempo, e finalmente fomos atendidos. A turma do Bairro do Limoeiro está repaginada e ganharam versões com pequenas mudanças no visual, mas, principalmente, mais detalhes que deixaram todos eles mais bonitos… estou particularmente encantado por essa versão do Cebola.

(Mas o DC continua sendo meu favorito, e ele está lindo de óculos!)

Outra mudança significativa para a 3ª Série da “Turma da Mônica Jovem” está na organização da revista, que mantém o mesmo número de páginas, mas agora vem fragmentada em “3 histórias”, em uma tentativa de agradar a todos os leitores. Uma das histórias da revista, a primeira e maior delas, vai contar com 60 páginas, e será seriada, agradando à base de fãs que pedia pelo retorno das sagas (eu era um deles). As outras duas histórias, cada uma de 30 páginas, serão histórias independentes e fechadas, para agradar aos fãs que gostavam dos “volumes únicos”. Como isso vai funcionar na prática eu ainda não sei, porque embora até a terceira edição já tenha sido lançada, eu ainda não comecei a leitura da nova série… em breve conto para vocês o que estou achando, mas, de modo geral, eu estou bastante empolgado com as mudanças.

Acho que teremos uma nova fase interessante para a “Turma da Mônica Jovem”.

 

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários