Vale o Piloto? – Samantha! 1x01



“O importante é não deixar de acreditar!”
Ah, OS ANOS 80! Quando um boneco de programa infantil era UM MAÇO DE CIGARRO e “tudo bem”. Foi uma ótima estreia da Turminha Plimplom, mas eu espero poder acompanhar um pouquinho mais da narrativa em 1985 ainda. Quando assisti ao trailer de “Samantha!” pela primeira vez, eu imediatamente pensei em “Chocante”, e devo dizer que, a julgar apenas pelo Piloto, a série ainda não tem a força que o filme tem. Mas certamente tem potencial. Afinal de contas, alguém que fez sucesso na década de 1980 e quer voltar ao estrelato de qualquer maneira agora, em 2018, deve estar disposta a fazer de tudo, não? A série vai explorar essas maluquices de Samantha enquanto brinca com a nossa nostálgica e louca cultura pop, e uma série de referências que, certamente, apenas nós brasileiros entendemos. Tipo “A Fazenda” ou a perna do Roberto Carlos!
Dois momentos memoráveis desse episódio!
“Samantha!” começa em 1985, com uma menina um tanto quanto nojentinha dizendo que “o show só começa quando ela estiver no palco”, enquanto anda pelos bastidores em busca de sua tiara. Quando finalmente a encontra, O PROGRAMA PODE COMEÇAR! “O importante é não deixar de acreditar!” A música de abertura do programa tem a melhor introdução que eu já vi (“Alguém aí já viu um OVNI?”), e eu sinto que eu seria um fã da Turminha Plimplom com essas músicas se eles realmente tivessem existido. Então pulamos para 2018, Samantha tentando reviver o seu sucesso do passado, mas é um fracasso total… não tem público, parece ridícula naquela roupa e com aquela música, sendo adulta, e parece que sua carreira não tem mais para onde ir. Tanto que o seu empresário chega a desistir dela, e diz que “troca o nome para Joelma antes de pedir pra ela voltar”.
“Até logo, Joelma”
O episódio é cheio de ótimos momentos, como “Samantha, a minha mãe era louca por você! Eu me chamo Samantha por sua causa, mas o meu é com Y”, o que é genial (!), e aquele hilário “Lembra daquele reality?” “A culpa foi do avestruz!”, o que só pode se referir à “Fazenda”. Então, com essa carreira decadente em mãos, Samantha chega em casa com os filhos e descobre um alvoroço do lado de fora, porque Dodói, seu ex-marido, acabou de ser solto da prisão. É um CAOS (“A Catuaba faz isso comigo, cara. Eu parei com a Catuaba. Aquilo não é de Deus!”), e Samantha pensa em simplesmente expulsá-lo, porque não tem lugar para ele na vida deles mais. Até se dar conta do tanto de fotógrafos e repórteres que estão do lado de fora da SUA casa… e sai para falar com todo mundo. “Todo mundo que for da imprensa”. Talvez esse seja o seu caminho de volta ao estrelato.
As memórias de seu estrelato são maravilhosas, e ela guarda tudo em um baú, como a icônica perna do Roberto Carlos (“Samantha, devolve a perna dele, a gente já vai entrar no ar! Samantha, ele é nosso convidado! Samantha, isso não é brincadeira! Você vai destruir o país!”), a boneca à sua imagem (aquele comercial hilário!), e a tiara. E a pequena conversa com a imprensa do lado de fora de sua casa realmente surte efeito depressa. Seu empresário, doravante chamado apenas de “Joelma”, vem implorar para voltar a trabalhar com ela, e ela o faz rastejar aos seus pés… diz que quer um programa para ela, com auditório, convidados e HORÁRIO NOBRE. Então, enquanto ela vai cuidar da sua nova carreira, deixa Dodói com as crianças, e ele não sabe muito bem lidar com elas… o menino falando de “Frozen” e a menina que é vegana…
“Só pra você saber, eu sou vegana”
“Ué, sua mãe não te criou católica?”
A entrevista da Samantha contém PÉROLAS como “Eu até prometi no insta, pros meus fãs, que se a corrupção acabar no Brasil, eu saio pelada na rua”, mas a sua matéria no jornal é pequenininha. E, segundo ela, a repórter ainda errou o seu nome, porque agora é Samantha!, com uma exclamação no final, o que “Joelma” diz bem dizendo que parece estar fazendo a função de um acento agudo! HAHA Mas o que a deixa mais irritada é que um dos principais motivos de sua matéria no jornal ser, praticamente, uma nota de rodapé, é que Dodói ocupou uma página inteira por ter invadido um estádio de futebol com os filhos, jogado lá e até tirado foto com os fãs! “Foi por isso que você saiu da cadeia? Pra bagunçar a minha vida? Se foi pra isso, era melhor ter ficado lá!” Essa cena me fez ver que Samantha é, no fundo, uma mulher muito triste.
L
Mas ela está voltando. Samantha está para gravar o seu novo programa quando Zé, o Cigarrinho, simplesmente desmaia. E AQUILO É TÃO TRISTE! Mas também serve para mostrar que Samantha tem um coração. Tudo o que ela queria era aquele momento, mas ela não vai prosseguir com o Cigarrinho caído ali do lado! E embora tenha sido uma cena bizarramente triste, a do velório, eu também ri com aquela coisa de “listinha pra tirar do armário todos os galãs desde a TV Tupi”, e me senti um pouco mal por fazê-lo… de todo modo, infelizmente temos que nos despedir de Cigarrinho, em uma cena de humor nível Lemony Snicket, e Samantha dá UM SHOW chorando no discurso e então cantando, toda emocionada… depois disso, “Joelma” até consegue um trabalho para Samantha e Dodói, como “o casal do comercial de cerveja”. E isso fica para o próximo episódio…
Gostei DEMAIS.
Agora espero mais Anos 1980, e mais comédia.

Você pode ler mais sobre estreias em “Vale o Piloto”


Comentários