The 100 5x09 – Sic Semper Tyrannis



Segue a Guerra…
As pessoas são bastante conflituosas em “The 100”, não? Quer dizer, Clarke quer que o Bellamy mate a própria irmã para impedir a guerra (não que eu a culpe por isso, acho que Octavia tinha mais era que MORRER mesmo, tudo ficaria muito melhor!), mas quando tem a chance em mãos de instituir a paz, ela impede. De todo modo, as coisas estão meio que avançando e meio que retrocedendo em “The 100”, e isso pode ser um pouco cansativo. Como aquela pequena “vitória” do episódio passado quando Bellamy envenena Octavia, que achamos que daria algum resultado, e no fim não nos leva a lugar nenhum. Indra tenta assumir a liderança de Wonkru, e o seu discurso é BOM, cancelando a guerra, e então Miller clama a liderança para si e, “por Blodreina”, mantém o plano original. Eles vão marchar, eles vão lutar, e eles vão destruir o último lugar em que podem morar.
Porque isso é “sensato”.
Quando Miller assume a liderança e mantém o plano de guerra, a única maneira de detê-la é com uma COMANDANTE REAL: Madi. Clarke, no entanto, não permite. Eu fico com uma raiva tremenda do Bellamy por mantê-la presa daquela maneira e fazer as coisas sem a sua autorização, mas também não estou do lado da Clarke, que continua sem arredar o pé, mesmo quando a coisa já foi para um caminho sem volta. De todo modo, Indra vai pedir a ajuda de Gaia, Detentora da Flama, e eles agilizam o processo de ASCENSÃO de Madi, enquanto Octavia acorda cedo demais. Sério, não era pra ela ficar desmaiada até o fim da temporada, no mínimo? Mas não, ela já desperta, como sempre, e faz de tudo para impedir que o plano seja levado adiante, e o pior de tudo é que, depois que Indra a destrói com palavras (“I’m afraid of you. Of what you’ve become”), Clarke se junta a ela!
Melhor parte do episódio? MURPHY. Mas a verdade é que eu sempre gostei do Murphy, mesmo quando ele fez suas coisas mais condenáveis. Agora, no grupo formado por ele, Raven, Echo e Emori, ele parece o mais indicado a fazer o que precisa ser feito. “You want to weaken the enemy, what's weaker than an enemy at war with itself?” Para enfraquecer o pessoal de Shadow Valley, eles precisam colocar uns contra os outros, e essa deve ser a especialidade de Murphy. Adorei a cena dele contando a McCreary que Abby descobriu a cura para a doença deles e que Diyosa está escolhendo quem vive e quem morre, “e ele está na lista errada”. Assim, eles planejam deixar todos EM GUERRA, e escapar durante isso, com Shaw. Mas Kane intervém, diz que “Clarke e Bellamy negociaram um acordo” e isso divide a equipe novamente, com Shaw e Murphy o seguindo.
Não sei até aonde.
Por fim, A ASCENSÃO DE MADI COMO COMANDANTE. Clarke quer fazer de tudo para impedir isso de acontecer, e pede a ajuda de Niylah para escapar e chegar até Madi, mas o ritual já começou, e ela recebe o chip. Assim, quando Clarke chega no lugar da ascensão, com Octavia (!), Madi já está com o chip na nuca, e está desmaiada – e ela não pode ser despertada, porque ela poderia morrer se o fizesse. Assim, quando Madi finalmente acorda, ELA É A NOVA COMANDANTE. Clarke não quer permitir que ela assuma oficialmente essa posição, por isso, para protegê-la, decide fugir, mesmo que ela seja contra, e mesmo que tão evidentemente seja a Comandante de verdade, como demonstra ao falar com aquele homem no fim do episódio… de todo modo, Madi é a única que pode colocar um fim nessa guerra e acabar com esse “reinado” de Octavia.

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários