Homem-Formiga e a Vespa (Ant-Man and the Wasp, 2018)



“You can do it. You can do anything. You're the world's greatest grandma”
Um filme tão leve e tão gostoso, mas que faz questão de nos lembrar da tensão de “Vingadores: Guerra Infinita”, em sua genial última cena, ou primeira cena pós-créditos. Eu gosto da dimensão do Universo Cinematográfico da Marvel, e gosto de como vamos de filmes muito mais sérios, como os do “Capitão América”, a comédias deliberadas, como qualquer “Guardiões da Galáxia”, ou mesmo o último “Thor”. Assim como “Homem-Formiga”, o segundo filme tem um carisma espetacular, e Paul Rudd continua impecável na sua fofura eterna e no seu dom para a comédia. Agora, Evangeline Lilly também se torna uma heroína como Hope Van Dyne, a Vespa, e os dois são incríveis juntos. O filme é cheio das melhores sacadas de humor físico, especialmente no que tange à sua peculiaridade de alternância de tamanho (adorei o Homem-Formiga usando um caminhão como patinete!), além de um bom roteiro e uma boa mensagem familiar.
Quer dizer, o que é o Scott Lang em prisão domiciliar, encontrando as melhores maneiras de distrair sua filha? O filme se passa depois de “Guerra Civil”, quando o Homem-Formiga atingiu proporções imensas, mas antes de “Guerra Infinita”, e já aproveita para justificar sua ausência nesse último. Sem poder sair de casa há 2 anos, Scott Lang passa os fins de semana com a filha, e ELE É UM PAIZÃO. Cria toda uma narrativa e uma estrutura na casa para fingir que eles estão encolhidos, e é um começo tão divertido e tão gostoso! Se eu já era encantado pelo Scott desde sempre, isso aumenta significativamente nessas cenas com a filha! E é interessante que o filme muito tem a ver com o tema. Afinal de contas, os eventos do primeiro “Homem-Formiga” deixaram Hope com esperanças (!) de reencontrar a sua mãe, perdida em nível subatômico há 30 anos.
Então, revisitaremos o Reino Quântico.
Tudo começa quando Scott cai no sono na banheira e tem um sonho com Janet, um momento dela brincando de esconde-esconde com Hope, antes de se perder no Reino Quântico, e ele liga para Hank Pym para contar-lhe sobre isso. Hope e Hank vêm trabalhando em um túnel para irem ao Reino Quântico e recuperarem Janet desde que Scott esteve lá e retornou, o que julgavam impossível até então. No entanto, o “sonho” de Scott pode indicar que há informações em sua mente que os ajudem a chegar a Janet. Assim, Hope o “sequestra” há 3 dias do fim de sua prisão domiciliar, e deixa uma formiga gigante em seu lugar, reproduzindo a sua rotina diária, que envolve dormir muito, assistir TV, tocar bateria de criança e horas na banheira. Gosto de como eles saem passando despercebidos em um carrinho encolhido que é uma graça, até chegarem ao laboratório.
Mas ao mesmo tempo em que Hank e Hope querem recuperar sua esposa/mãe, e Scott está disposto a ajudar, até porque ainda se sente culpado por ter roubado o traje de Hank Pym, também temos mais gente interessada em trazer Janet de volta do Reino Quântico, mas não pelo bem dela, mas por sua própria segurança: Ava, conhecida como FANTASMA. Ela tem um doloroso poder interessante, que a permite atravessar qualquer superfície sólida, mas isso é bastante sofrido para ela, que tem as suas células totalmente destruídas e colocadas de volta diariamente, o tempo inteiro. E dentro de pouco tempo, ela morrerá, e talvez apenas a energia quântica de Janet possa curá-la de uma vez por todas. Assim, temos incríveis cenas de ação que demonstram que, embora incrível, o poder do Homem-Formiga e da Vespa, de encolher e voltar ao normal, pode não ser útil o bastante contra a Fantasma.
Mas são cenas de ação ESPETACULARES!
O laboratório acaba roubado pela Fantasma, e Bill Foster, antigo parceiro de Hank Pym, faz uma sugestão que pode ajudá-los, mas apenas se eles tiverem o traje antigo. E é claro que Scott não o destruiu, como disse que tinha feito – assim, Homem-Formiga e Vespa acabam na escola de Cassie, que levou o troféu de “Melhor Avó do Mundo” para o show and tell, e é lá que Scott escondeu o traje. A cena é DIVERTIDÍSSIMA, e me fez pensar um pouquinho em “Deadpool”, com essas brincadeiras em relação aos tamanhos de Scott. O novo traje, ainda em fase de testes, traz alguns defeitos. Então ele alterna entre um tamanho grande demais e um pequeno que não é pequeno o suficiente, deve ficar na altura do joelho de Hope! É hilário ver o Scott correndo por aí daquele tamainho, pulando para pegar a mochila da filha, ou descendo aquelas escadas…
Anyway.
Quando conseguem recuperar o laboratório, Hank, Hope e Scott conseguem contatar Janet no Reino Quântico em uma cena divertida em que ela fala através do corpo de Scott. E Paul Rudd arrasa na sua hilária atuação, chamando Hank de “querido” e Hope de algum apelido carinhoso que eu não lembro agora! Janet consegue passar sua localização exata, mas avisa que eles têm pouco tempo. E como acontece quando temos pouco tempo, TUDO DÁ ERRADO. Scott precisa correr para casa antes que descubram que ele saiu, o laboratório é roubado, dessa vez por Burch, um homem que está em busca de dinheiro e poder, apenas, diferente de Ava Starr, que quer o laboratório e Janet para que possa se salvar, e Hope e Hank acabam PRESOS. E muito mais bravos com Scott Lang do que jamais estiveram… ao menos até ele ajudá-los a escapar, e é uma cena e tanto!


A sequência final é eletrizante e cheia de momentos. Enquanto Hank Pym entra no Reino Quântico ele mesmo para trazer a esposa de volta, o laboratório é mais uma vez roubado, o que quer dizer que eles não podem subir de volta, não enquanto o laboratório não estiver de seu tamanho normal. Para isso, temos uma SEQUÊNCIA DE AÇÃO divertida e eletrizante. Temos a corrida de carros, os ótimos efeitos de carro diminui/carro aumenta, Scott usando um caminhão de patinete, pombas comendo as formigas voadoras que seriam o transporte de Scott (“Murderers!”), o Ant-onio Banderas, o Homem-Formiga feito uma baleia na baía de São Francisco, e um monte de coisas assim. Por fim, Ava Starr consegue colocar as mãos no laboratório e o coloca de volta ao tamanho normal, o que quer dizer que Janet e Hank podem subir, e o mais bonito foi que a Fantasma NÃO TERMINA O FILME COMO VILÃ!
Acho que ela nunca foi uma vilã.
Afinal de contas, o que ela queria era sobreviver, e deixar de ser tão quanticamente instável. Janet usa parte de usa energia quântica para estabilizá-la, e embora não seja algo permanente, deve funcionar por enquanto. Janet está de volta, Hope tem sua mãe, Hank tem sua esposa, Ava tem a cura que queria, a prisão domiciliar de Scott chega ao fim… teria sido um fim extremamente FOFO para o filme, com uma última cena incrível, com Scott, Hope e Cassie assistindo a um filme, dentro de um carro, em um cinema gigante… ou quase isso. Eles estavam dentro de um carro em miniatura assistindo a um filme na tela do notebook. Sério, COMO EU QUERIA ISSO PARA A MINHA VIDA! Qualquer coisa, qualquer coisa, que eu fosse assistir de agora em diante, eu assistiria “no cinema”, e isso seria espetacular… mas enfim, ainda não é realidade, infelizmente.
Devo ressaltar o quanto ME EMOCIONARAM as cenas de Scott com sua filha, Cassie. A garota teve uma participação bacana no filme – além daquela divertida e bonita cena inicial, em que eles “brincam de encolher”, o carinho e o amor de um pelo outro é tão sincero. Gosto de como ela percebe que o pai não está em casa, por exemplo, quando ele quase é pego, e consegue enrolar os policiais por tempo o suficiente até que o pai retorne! Também gosto de como ele a agradece, e de como ela diz que “ele é a Melhor Avó do Mundo”, como diz o seu troféu. Ou ainda como ela fala sobre o pai ser o “Homem-Formiga” e como se voluntaria para ser “sua parceira”, o que é tão incrivelmente FOFO. E ele diz que ela é um máximo por se oferecer assim, mas ele seria um péssimo pai se aceitasse, então “precisa recusar a proposta”. Os dois são um máximo!
E então o final… TRÁGICO, ALUCINANTE e ESPETACULAR. Amei o filme, do início ao fim. Amei a história, AMEI MUITO os efeitos, e gostei da diversão e da leveza, em um filme quase independente dos eventos de “Vingadores: Guerra Infinita”. Mas não totalmente independente. Na primeira cena pós-créditos, que eu achei uma das jogadas mais INCRÍVEIS da Marvel, os personagens criaram um “túnel portátil” (?) para o Reino Quântico, para que possam extrair energia quântica e continuar ajudando Ava Starr. Quando Scott Lang fica subatômico e entra para recuperar a energia, ninguém do lado de fora o responde, para trazê-lo de volta, no entanto. Quando vemos o lado de fora, JANET, HANK E HOPE VIRARAM PÓ! São parte da metade da população mundial de que Thanos se livrou ao fim de “Guerra Infinita”, o que quer dizer que Scott está preso no Reino Quântico.
Sabe-se lá por quanto tempo!


Para a review do primeiro “Homem-Formiga”, clique aqui.


Comentários

  1. A diferença é que Homem-Formiga e a Vespa, como óbvio produto-tampão entre Vingadores 3 e 4, e envolvido nas expectativas que cercam o MCU. Adorei ver a Michael Peña no filme, é de admirar o profissionalismo deste ator, trabalha muito para se entregar em cada atuação o melhor, sempre supera seus papeis anteriores, o demonstrou em Lego Ninjago um filme de criança que se converteu em um dos meus preferidos. Recomendo muito o filme, é uma historia que vale a pena ver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário