Vale o Piloto? – Le Chalet 1x01



Início muito INSTIGANTE.
Ainda não senti o SUSPENSE que esperava de “Le Chalet” – mas acredito que ele virá agora, com a interrupção da ponte que isola, terminantemente, o “pacífico” vilarejo do lado de lá –, no entanto muito me impressiona a capacidade de deixar o tom melancólico, o tempo inteiro. É uma série de cenários muito bonitos, de cores vivas, mas a trilha sonora baixa e calma nos coloca em um estado de espírito quase tristonho, isso sem contar a música da abertura e do final, com aquela menina cantando a capella. Sério, só eu achei aquilo surrealmente MACABRO? Assim, o primeiro episódio de “Le Chalet” é bastante introdutório, e se preocupa em apresentar os personagens em três tempos diferentes – dois próximos, e um que nos leva 20 anos ao passado, e então vamos entendendo o que conecta um ao outro através do chalé e do vilarejo em si.
Vi uma galera na internet, recentemente, que diz que “não entendeu muita coisa”. A meu ver, o Piloto é BASTANTE CLARO. Ele tem um tom introdutório, e serve principalmente para apresentar o cenário e os personagens principais. Ainda não é o momento de focarmos no crime, no mistério e no suspense. Isso fica para os próximos 5 episódios. Aqui, conhecemos o vilarejo de Valmoline, que é tratado quase como uma UTOPIA, há 20 anos, por ser isolado, calmo e relaxante. No presente, no entanto, ele parece mais abandonado. Igualmente isolado e calmo, ele está, na verdade, abandonado, e mal pode ser chamado de um vilarejo – sem escola, sem hospital, sem comércio algum. Mas Manu e Adèle vão para a cidade para celebrar o seu casamento em um lugar que significou tanto na infância e na vida de Manu (por sinal, me encontro encantado por Marc Ruchmann).
Grande parte da narrativa do Piloto de “Le Chalet” se passa 20 anos no passado, quando vemos a família Rodier chegando ao vilarejo, em busca de um novo começo. Jean-Louis, o pai da família, é um escritor frustrado e, como um todo, um tremendo babaca! Pela maneira como se engraça para o lado de Muriel e, pior, pela maneira como fala com a esposa, Françoise e como a chama de “fracassada”. Ele é um idiota. Os filhos parecem fofos, e eu achei muito legal a história de Julien e Alice, embora tenha surgido e acontecido muito depressa. No entanto, me parece que tudo vai acontecer muito depressa ali no passado mesmo, com INTENSIDADE, porque tudo o que se sabe da família no presente é que eles ficaram dois ou três meses no chalé, depois foram embora sem avisar ninguém e ninguém nunca mais os viu. Isso há 20 anos, e o chalé tem estado vazio desde então.
No presente, acompanhamos a chegada de Manu e Adèle, e a garota, grávida, guarda alguns segredos e alguns tormentos – como ver sangue pelo chalé quando não tem nada acontecendo de fato. Em algum momento, senti que ela sente ciúmes de Alice, “melhor amiga de Manu”, e realmente a recepção é bastante calorosa naquele final de episódio, quando ela vai buscá-la na estação de trem. Mesmo assim, gosto de Manu e confio no que ele diz… embora, como Alice diga, “não dá para confiar em alguém que está sempre sorrindo”. Na chegada do final, também, é interessante ressaltar a chegada de Sébastien, que Alice ODEIA, e que conhecemos criança no passado no dia em que Alice e Julien se beijaram pela primeira vez… ele SEMPRE foi uma criança babaca, e Alice sempre o colocou em seu lugar. Para ele, no entanto, “eles sempre tiveram algo especial”.
É o que ele diz no seu depoimento, pouco depois dos acontecimentos no vilarejo.
Os acontecimentos que começam agora… com a queda da ponte. INTRIGANTE! \o/

Você pode ler mais sobre estreias em “Vale o Piloto”


Comentários