Samantha! 1x06



“Que bando de gente feia é essa aí com você, Samantha?”
Não foi necessariamente o episódio mais engraçado (mas também foi bem engraçado!), mas esse é o meu episódio favorito em “Samantha!”, por conseguir fazer um humor divertido, embora ocasionalmente duvidoso, ainda ser super fofo, e um tiquinho triste. O episódio TEVE DE TUDO, e foi muito legal. Os sexto e sétimo episódios de “Samantha!” tentam fechar a sua história (embora ela já tenha sido renovada para a segunda temporada!) e, por isso, quando o Dodói resolve colocar “um tempero a mais” no ovo de Cindy, Samantha interrompe, gritando: “Não! Esse é o Cigarrinho!” RI MUITO! Mas isso traz o Cigarrinho de volta, em um vídeo de mais de duas horas de duração, gravado às 3 horas da manhã, com um pedido especial a Samantha: cremá-lo, quando ele morrer, e jogar suas cinzas em um lugar específico, pela Turminha Plimplom reunida.
Wow.
“Você vai negar o último pedido do seu melhor amigo?”
Inicialmente, Samantha não está a fim de “perder tempo” com nada disso, tampouco quer reencontrar o Tico e Bolota, mas parece que “enquanto ela não fizer o que o Cigarrinho pediu, a sua vida não vai andar”. Afinal de contas, TUDO o que ela tentou até agora deu errado, não? E a mulher com quem ela tinha uma reunião na TV, que talvez fosse a sua chance, está agora passando mal com uma tal de “gripe felina” e pode não sobreviver… depois de uma série de sinais, ela percebe que é verdade: enquanto não atender o último pedido do Cigarrinho, nada vai dar certo. “Sabe que agora tudo tá fazendo sentido? […] Eu te mato, Cigarrinho, por causa dessa maldição!” Ela quase pensa em ir jogar as cinzas sozinha, mesmo com Dodói alertando: “Ele disse todos os plimplons!” E então o retrovisor cai, o que deve ser mais um sinal… então, vamos atrás de Tico e Bolota.
Bolota, ou melhor, Alfonso, é o primeiro que ela encontra, em uma antiga locadora que, por algum motivo, ainda aluga fitas VHS, e então descobrimos uma coisa terrível, mas não surpreendente, do passado: QUE FOI SAMANTHA QUE COMEÇOU A CHAMÁ-LO DE BOLOTA, e ele não ficou nada feliz com isso. Quer dizer, ele tinha um nome (!), e a Samantha tinha maldade para fazer bullying em plena TV aberta, e pegar (lembram da Xuxa e da Renata? “Vai Renata! Vai, gorda! Ah, Renata! Tá comendo muita batata frita, Renata!” KKKKK), mas enfim… agora, o Bolota emagreceu, e Samantha não está conseguindo processar essa informação: “Eu não acredito! Mas por que você emagreceu? […] As pessoas te amavam gordo!” / “Eu não me conformo que você emagreceu!” Quase relutantemente, ele topa a “viagenzinha”, mas pega uma arma para levar consigo.
?
E ainda falta mais um Plimplom: O TICO (ah, interpretado pelo fofo do Rodrigo Pandolfo!). Não é difícil encontrar o Tico, porque eles têm um grupo no whatsapp dos plimplons, sem a Samantha, pois o usam para falar mal dela. Tico está lá, pendurado numa cruz, interpretando Jesus, e desmaia assim que vê Samantha, e é HILÁRIO. Antes de poder entrar no carro, no entanto, ele tem que fazer uma ligação de emergência para a sua terapeuta, com quem se trata desde… bem, desde SEMPRE. Como diz o Dodói: “O que que você fez pra essas pessoas, Samantha?” Então aquele carro, com todos os Plimplons reunidos, vira um CAOS (“Ah, tá bom, agora todo mundo tem problema psicológico por causa de mim… mais alguém tem alguma coisa pra dizer?”). A cena do carro é um dos momentos mais ICÔNICOS da série, com o Tico respirando no carro, todo mundo brigando, “Jesus Tanquinho”…
Assim, os três PLIMPLONS chegam no lugar que o Zé escolheu para que suas cinzas fossem jogadas, mas não sabem onde estão. Como levá-los ali ainda não resolve nada, Samantha continua arrogante e se recusando a se unir aos outros para rezar por Zé ou qualquer coisa, os sinais não param de chegar… o coco, o pombo morto, e o Tico sugere um “VERDADE OU CONSEQUÊNCIA” para resolver os problemas… a terapeuta diz que é bom. A cena é ESPETACULAR, um paralelo do jogo agora com o jogo no passado, e enquanto Samantha e Bolota brigam (“Eu não vou ficar ouvindo ofensa de quem vinha de brinde na minha boneca!”), e Tico se desespera (“Acho melhor ligar pra dra. Tereza”), percebemos o quanto esse grupo tem problemas. Muitos, tantos que é quase inumerável… e o Tico sempre foi apaixonado pela Samantha, tadinho!
No passado, o Tico usa o jogo para perguntar a Samantha se ela é apaixonada por ele… no presente, ele usa para perguntar o que ela tem com o Dodói, e ela é bem cruel com o Dodói, diz que não existe nada entre eles, e ele escuta. Tico, então, confessa que a ama (!), ele acaba passando mal, a confusão piora, e então vem uma verdade dolorosa dita diretamente a Samantha: “Você destruiu todo mundo ao seu redor, é só o que você faz!” E, pela primeira vez, ela diz “Desculpa”. Mas é a verdade, infelizmente, e já percebemos isso desde o começo da série… dessa vez, é o coração de Dodói, todo esperançoso, que é partido em milhões de pedaços por Samantha, e a sua cena com as crianças é muito bonita, porque ele diz que nunca mais vai abandoná-los, e eu acho que ele realmente aprendeu a ser pai – mas ele vai embora de casa, pois não pode ficar com Samantha.
Foi lindo quando, enfim, ENTENDEMOS O MOTIVO DO CIGARRINHO PARA ESCOLHER AQUELE LUGAR! Quando uma mulher chega com a camiseta da Turminha Plimplom, querendo tirar uma selfie e perguntando se eles vão voltar, se vão fazer outro show ali, eles se dão conta de onde estão: no lugar em que fizeram seu primeiro e pior show, quando o Zé os encontrou tristinhos e os ensinou: “O importante é não deixar de acreditar”. Foi tão emocionante, tão bem escrito! AMEI. Parece fechar um ciclo… o teatro falido e destruído ainda tem partes do cartaz estragado da Turminha Plimplom, e da mesma maneira que os três estiveram juntos ali, há 30 anos, estão agora, de novo – e eles também se emocionam. Choram, relembram momentos, e é uma cena LINDA. Assim, juntos, eles jogam as cinzas do Cigarrinho (que volta na cara deles) e, ao fazê-lo, a mulher da TV milagrosamente se salva…
Missão cumprida.
Agora, novidades: “Meninos, vocês topam ir numa reunião comigo? Eu tenho um convite pra fazer pra vocês. Vamo?”
<3

Para mais reviews de Samantha!, clique aqui.


Comentários