As Aventuras de Poliana (2018) – “Os XII Trabalhos de Lorena”



“Eu te amo, e você é incrível do jeito que você é”
Com raiva de Hércules por ser filho de Zeus com uma mortal chamada Alcmena, a perversa deusa Hera o enlouqueceu e o fez com que matasse toda sua família. Depois, como “penitência”, ela lhe incumbiu doze trabalhos cruéis, através do Rei Euristeu, na esperança de que ele fosse morrer na tentativa de cumprir um deles; trabalhos como matar a Hidra de Lerna ou buscar o Cinturão da Rainha Hipólita. Tudo o que Lorena sempre quis, desde que Gael e Benício vieram morar na casa ao lado da de Mário, em “As Aventuras de Poliana”, era ter o seu amigo de volta… e, para isso, ela precisava entrar para o clubinho batizado de “MAGABE”, mas eles eram bem enfáticos em relação a “não permitir meninas no grupo”. Isso só mudou graças a intervenções, especialmente depois que Lorena tentou se passar por Loreto para se unir aos meninos, mas os meninos são maldosos
Eles lhe impõem uma série de DESAFIOS para que possa “fazer parte do grupo”.
Ainda acho que, ao lado do João, Lorena é A MELHOR CRIANÇA dessa novela – uhm, okay, eu também AMO a Kessya, mas então vou ter que parar nesses três, no máximo. Uma das coisas que mais me fascinam em Lorena é que Pietra Quintela tem uma atuação IMPECÁVEL. Além de ser absolutamente fofa, ela nos convence nas cenas mais emocionantes, e protagonizou momentos incríveis com o João, por exemplo, com o pai e, principalmente, com a irmã Raquel! Sério, cada vez mais apaixonado pela relação dessas duas. E isso se torna mais evidente do que nunca enquanto Lorena tenta cumprir os trabalhos mais absurdos, como roubar um troféu da escola (ela podia ter se metido em encrenca!) e tirar uma selfie com o Sr. Pendleton (o que ela consegue de forma brilhante). E “trabalho” atrás de “trabalho”, Lorena vai vencendo os desafios de Hera dos meninos.
Uma coisa interessante é que isso a leva a se aproximar de Poliana, para o desespero da Tia Luísa – a garota está cada vez mais próxima de saber que as duas famílias são, na verdade, uma mesma. Porque quando precisa tirar a selfie com o Sr. P., Lorena acaba falando com João, já que ele também está envolvido nessa questão toda de investigação, agora, e Poliana aparece e se junta a eles… aqui, surgem comentários a respeito da “coincidência” do nome do pai de Lorena e de seu tio ser “Durval”, mas ela diz que “o seu tio mora no exterior”. E a novela está constantemente aproximando as duas garotas, como agora que Poliana está de castigo por causa de uma armação da Filipa (sério, a garota é o próprio Neymar, de tão fingida!), e Lorena também, por ter “jogado um besouro numas meninas”, embora a história não tenha sido bem assim.
A situação toda dos DESAFIOS passa dos limites quando os meninos obrigam Lorena a ir até o cemitério e passar 20 minutos lá dentro. Especialmente porque eles armam tudo para assustá-la. Como diria a Regina Duarte naquele meme memorável que o Pedro HMC adora: “Tá certo isso?” Os meninos arrasam, embora eu estivesse morrendo de raiva deles. Porque, raiva à parte, eles estavam muito fofos naquela coreografia de “Thriller”, com direito a (notaram isso?) reutilização do uniforme da escola da cidade em “Cúmplices de um Resgate”. A julgar pelo tamanho, devia ser a que era usada pelo Felipe na novela! O que eu mais gostei nessa parte toda da trama, no entanto, é que a Raquel foi quem descobriu, rastreando-a, que ela estava no cemitério, e então, quando o pai tentou deixá-la em casa, ela protestou: “Ela é minha irmã!” Sério, QUE IRMÃ!
Foi muito fofo ver a Lorena abraçar a irmã toda feliz – “Raquel, que bom que você tá aqui!”, ela diz. O Durval, que eu sempre digo, também, que É UM PAIZÃO, ainda leva os “zumbis” para casa e aproveita para conversar com Cláudia… em se tratando dos dois, no entanto, eles acabam brigando e perdendo o foco, claro. Mas o destaque é A CENA DA LORENA COM A RAQUEL! <3 “Bem, boa noite” “Nada disso! Senta aqui” “Você vai brigar comigo?” “A gente vai ter uma conversa de irmã pra irmã” “Mas não é a mesma coisa?” AMEI ABSOLUTAMENTE TUDO SOBRE ESSA CENA! A maneira como Raquel faz o papel de mãe, mas como irmã mais velha, protetora, querida, carinhosa… ela está ensinando a Lorena, e a valorizando por quem ela é, e fazendo que ela deve fazer o mesmo… aquilo foi absolutamente lindo e totalmente necessário! Minha cena favorita na semana! O amor sincero entre as irmãs, as boas atuações, a maturidade de ambas… chega a arrepiar.

“Lorena, você não tem que provar nada pra ninguém! As pessoas têm que te aceitar por quem você é! Se seus amigos te exigem provas pra aceitar a sua amizade, eles não te merecem! Você entendeu o que eu disse? […] Ei, olha pra mim. Eu te amo, e você é incrível do jeito que você é”.

E o comentário sobre “joaninhas serem da mesma família de besouros”?
E o abraço das duas, e o beijinho de Raquel na cabeça da irmã?
<3
Também foi lindo como, mais tarde, Lorena retribuiu todo esse carinho e cuidado. Até porque vale lembrar que Raquel é toda madura, mas ainda é uma adolescente, com seus próprios problemas e sofrimentos. Ela está no meio de uma briga com Mirela, sua melhor amiga, ainda precisa servir Guilherme e Brenda na padaria, e ouvir aquelas barbaridades da Brenda… é natural que ela chegue em casa mal, que vá lá e CHORE. Mas o mais fofo é Lorena indo até ela, toda fofa, perguntar se “ela está mal”. Raquel grita, manda ela embora, mas Lorena não se move, porque sabe que não é daquilo que sua irmã precisa agora, embora seja o que diga. Então, sem dizer nada, ela fica ali com ela, e quando a irmã se deita na cama, chorando, ela a abraça, igualmente protetora… sério, TEM MOMENTO MAIS LINDO?! Não tem como não amar essas duas irmãs.
Cenas lindas e emocionantes! <3

Para mais textos de As Aventuras de Poliana, clique aqui.


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, eu estou acompanhando apenas nos sábados agora! :D Mas já é melhor que nada, né? Sentindo falta dos seus comentários! :(

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Postar um comentário