Reverie 1x04 – Blue is the Coldest Color



“They're the best part of my life”
O MELHOR EPISÓDIO ATÉ AQUI! Ah, e eu estou COMPLETAMENTE APAIXONADO PELO GLEEN! <3 “Reverie” está crescendo bastante, e o fim do episódio passado deixou isso muito claro quando Mara não soube mais dizer se estava na vida real ou dentro de um reverie. No início desse episódio, ela percebe que “nunca saiu”, quando é salva por Oliver Hill, que tem umas “verdades” a serem ditas sobre o programa e sobre Onira-Tech, o que tira a série do caminho “procedural” e dá uma trama geral para a temporada, que muito me interessa! Mesmo assim, o “caso da semana” continua existindo, FELIZMENTE, porque o caso de Glenn é, para mim, o melhor até aqui. Além de o Glenn ser super carismático, a sua história é bem escrita, e eu vibrei com cada pequeno avanço dele, tanto que, ao fim do episódio, estava chorando naquela cena dele com Liz!
Faltou uma cena final com Quincy!
A Onira-Tech foi roubada, e ao que tudo indica por Glenn – o conhecemos sempre dentro de seu apartamento, recluso, e há esse “mistério” do motivo de ele não poder sair. Através de Quincy, que bate à sua porta para entregar-lhe sua própria correspondência, porque “sabe que é difícil para ele”, e através de Liz, que veio buscar o filho para levá-lo ao hospital, mas convida Glenn a se juntar a eles um dia, embora “saiba que é difícil”. Eu acho que eu comecei a me apaixonar por Glenn ao perceber que não tinha como ele não ser bom naquela cena da figurinha. Certamente era algo importante para ele, mas quando ele vê toda a animação de Quincy, ele o deixa levá-la, para “distraí-lo durante o exame”, e foi uma atitude linda! Então o vemos no Reverie, tentando sair para um estacionamento ensolarado, mas sem muito sucesso. Foi angustiante vê-lo sofrer.
Mara, então, entra no Reverie atrás dele, mas assim que ela faz um comentário sobre a tecnologia roubada da Onira-Tech, ele diz “Exitus!” e sai. Segundo o que Mara pode entender do pouco que viu, ele planeja roubar algum outro lugar, e ao que tudo indica, é uma empresa farmacêutica. Mara, inteligente como sempre, o encontra através da fonte que viu no Reverie, que é, na verdade, a fonte da casa de Liz e Quincy, e quando ela chega lá e Liz está saindo para “levar o Quincy ao hospital”, algo estala dentro de Mara, mas ainda é muito sutil. Antes que possa entrar para falar com Glenn, Liz lhe dá alguns “conselhos”, explicando que ele não gosta de sair durante o dia, e não gosta da cor azul. Assim, quando Mara bate à porta de Glenn, com Charlie, ele aceita falar com ela, porque ela lhe transmite segurança, mas se recusa a falar com Charlie.
Ali conhecemos Glenn melhor, e todo o seu problema com TOC, bastante sério. Ficou o tempo todo nervoso, angustiado como se fosse o próprio Glenn, com Mara mexendo nas cartas, ou o Charlie estragando tudo aparecendo na janela! [Idiota!] E a verdade é que o episódio o está tratando como o ladrão, mas é impossível julgá-lo uma vez que o conheçamos, que olhemos em seus olhos e na sinceridade dele dentro de sua casa! E Mara sentiu isso tudo, por isso, quando a idiota da Alexis (que raiva!) age tão friamente sobre “mandá-lo para a prisão quando ele sair do Reverie”, Mara fica inconformada: “Seriously? He can’t go to prison, not with his OCD! He’ll never survive!” Ainda mais quando Mara se dá conta de que ele não planeja roubar nada da empresa para ele mesmo, mas para Quincy. Sério, como ela pode não ajudá-lo quando ele faz aquele discurso?

“All I have is a window. My world is six feet across, six feet high. She moved in after her husband left. I watched them every day. I watched him learn how to walk, go to his first baseball game, his first day of school. And I watched them, uh, come home from the doctor. I've watched him get sicker. And I've watched her fight. She will never stop fighting for her son. I've watched their lives, and they've become a part of my life. They're the best part of my life. So I will not... I will not... just watch him die”

<3
Assim, Mara faz um acordo com ele: ele vai colaborar, mas ela vai ajudá-lo a roubar o remédio de que Quincy precisa para o tratamento. MARA É MESMO UM EXEMPLO DE PESSOA! Há todo um plano elaborado por Glenn, que embora tenha dificuldades extras por causa de seu TOC, é um plano muito perspicaz, desenvolvido com a ajuda do Reverie. A peculiaridade do caso está em momentos como o corredor (“Okay, what’s so hard about that?” “Blue”) e, principalmente, o estacionamento, que é a parte mais difícil, a parte que ele ainda não conseguiu vencer… Mara tenta ajudá-lo, entrega-lhe um dado para ele girar e distrair o seu cérebro, mas embora pareça que ele vai conseguir, em um primeiro momento, ele acaba surtando e voltando correndo para dentro. Então, ela dá o conselho final: “When you’re out there, don’t think about what you’re doing. Think about Quincy”.
A cena do assalto, com a ajuda de Mara, é ÓTIMA! O corredor azul aos pulos, o crachá, a bolsa cheia de remédios, o dado para sair ao estacionamento, e ele quase não consegue… mas pensa em Quincy e então, passo a passo, ELE CONSEGUE. Foi emocionante. Mas era tudo uma armação, é claro. Apesar da felicidade dele (“I did it!”), eles não podiam ajudá-lo a realmente roubar aqueles remédios, mas há um plano interessante por trás, com a ajuda de Charlie e superiores: eles provam à companhia farmacêutica suas falhas em segurança, e como pagamento GLENN RECEBE OS REMÉDIOS PARA QUINCY! As cenas finais são EMOCIONANTES. A lindíssima cena em que ele conta para Liz e ela, chorando, o abraça, e ele não a expulsa, meio que aceita, como pode, e sorri. É LINDO. Mais lindo ainda quando ele pede que ele espere ali porque “ela vai contar ao Quincy”, e então ele diz que “eles podem ir juntos”! Ali eu chorei. Quando ele saiu de casa, tirou o dado de Mara do bolso…
QUE EMOÇÃO! <3

O episódio ainda contou com outras informações importantes com a entrada de Oliver Hill, que pode ser o “vilão” da temporada, mas tudo parece diminuto depois da lindíssima narrativa de Glenn. De todo modo, Oliver Hill aparece dizendo a Mara que foi ele que, ao lado de Alexis, começou a Onira-Tech e o Projeto Reverie, e avisa que ela está em perigo, porque o que está acontecendo com ela agora, já aconteceu com ele antes… e ele enlouqueceu por causa do Reverie 2.0. Tudo é muito tenso e nos confunde, porque realmente nos questionamos o porquê de tudo isso ter sido ocultado de Mara, o fato do nome de Oliver nunca ter sido mencionado antes, e quando Mara descobre que ELE É REAL, graças a Dylan, ela tem um momento de explosão bem justificada contra Charlie: diz que NINGUÉM NUNCA CONTA NADA PARA ELA!
Afinal de contas, não contaram sobre a “derealization” até que estivesse acontecendo com ela, não falaram de Dark Reverie, ou que Dylan era irmão de Alexis, e agora estão ocultando informação sobre Oliver Hill. E quando ela pede que falem sobre ele, é evidente que MENTEM DESCARADAMENTE PARA ELA. Sério, como ela pode confiar neles? Amei o “Are you sure Oliver is the one trying to manipulate me?” Não estou dizendo que os mentirosos da Onira-Tech estão justificados ou que, agora, são “bons moços”, mas eles meio que provam o que estavam dizendo: Oliver Hill já era “instável” antes do Reverie 2.0. E quando vemos Charlie ir sozinho falar com ele, dá para perceber o quanto ele está surtado. Oliver Hill parece perigoso, completamente descontrolado, e vamos ver o que isso quer dizer para o restante da temporada, que ainda conta com seis episódios!

Para mais postagens de Reverie, clique aqui.


Comentários