The 100 5x11 – The Dark Year



“Who do you choose between a monster and the Devil?”
A HIPOCRISIA ROLA SOLTA MESMO, NÉ?! Todos sabemos da raiva que Octavia tem nos feito passar desde o início dessa temporada. Naqueles seis anos em que passou no bunker, ela perdeu o juízo, enlouqueceu e se tornou uma ditadora sanguinária desprezível – e esse episódio não muda minha opinião a respeito dela. O que me incomoda, na verdade, é que enfim descobrimos como essa transformação aconteceu, e quando ganhamos um plot bem macabro para fazer a transição, percebemos que ABBY ESTAVA POR TRÁS DE TUDO, e ela é, na verdade, um monstro muito pior que Octavia, mas ninguém está dizendo isso. Por quê? Por que Kane não percebe que sua “amada Abby” é quem estava por trás de tudo? Por que Clarke segue apoiando a mãe, mesmo estando do lado errado da guerra? É uma série de coisas que realmente nos incomodam.
Clarke e Madi chegaram ao Shadow Valley no último episódio, encontrando Clarke em uma overdose que quase lhe custa a vida, se Clarke não tivesse a salvado no último instante – não que eu quisesse que Abby fosse salva nem nada! Quando McCreary aparece para seguir a tentativa de trocar remédios de que Abby depende para que ela aceite tratá-lo, ele encontra Clarke e lhe dá 24 horas para que ela coloque sua mãe “funcional” de novo. Clarke, por sua vez, resolve ajudar McCreary, porque é só assim que poderão vencer Octavia e, então, pensar no resto depois. Enquanto ela trata Abby, Madi diz umas verdades deliciosas, como: “You chose this. Not Clarke. She told me her mother was kind, loving. What happened to you?” Com toda a sabedoria de Heda que agora tem, ela ainda diz outras coisas como “I love you, Clarke… but we’re on the wrong side of this war”.
Definitivamente.
Flashbacks nos levam de volta ao “DARK YEAR”, no bunker, e as cenas são perturbadoras. Percebendo que eles não poderiam sobreviver com o que têm lá embaixo, ABBY sugere a solução: comer a carne das pessoas mortas durante os conclaves. É realmente tenebrosa a ideia de comer carne humana, tanto que Kane, inicialmente, se recusa – e várias pessoas ao lado dele também. O que me IRRITOU nisso tudo foi perceber que, nessa época, Octavia ainda não era a maníaca descontrolada em que se transformou, e quem estava por trás de tudo, mas se escondendo, era Abby – fazendo cara de paisagem e abraçando uma inocência que NÃO TEM. Foi Abby quem instituiu o canibalismo, foi ela quem forçou a ideia sobre Octavia, e ela que a obrigou a usar a força para OBRIGAR as pessoas a comerem carne humana“What do you want me to do? Make it a crime not to be a cannibal?”
Forte.
Sempre me angustia o lance do CANIBALISMO, como naquele episódio perturbador de “The Rain”, e na verdade estava demorando para que “The 100” colocasse algo assim, eu acho. Sob a influência de Abby, Octavia começa a obrigar as pessoas a comerem, assassinando aqueles que se recusam, como aquele homem inocente cujo irmão tinha morrido na arena no dia anterior. Isso é DOENTIO DEMAIS. Assim começa a transformação de Octavia, começando a perder o juízo enquanto, ainda chorando, atira nas pessoas que se recusam a comer a carne dos demais: “You eat or you die”. Quando Kane come para salvar as próximas vidas, todos ao seu redor fazem o mesmo, enquanto Octavia é tachada como o MONSTRO, e Abby fica lá em cima, com cara de paisagem, dissimulada, fingindo que não tem nada a ver com isso. E o meu nojo por ela SÓ CRESCEU.
Assim como minha admiração por Madi:

“How can you still be against Octavia after what your mom said went on down there?”
“She murdered her own people to break their will”
“I know that. As awful as it was, taking away their choice, putting it all on her, she bore it so that they didn't have to, just like you at Mount Weather”
“I never told you that story”
“You never told me a lot of things. Bellamy, Raven, Octavia, even Murphy. They were always the heroes. When all along, it was you. Until now. I'm ashamed of you”

Agora, estamos quase no momento da GUERRA. McCreary sabe que Wonkru está marchando ao Vale, por isso o elemento da surpresa já era, e quem pode ajudá-los à distância é Echo e os demais, e eu sinceramente me perdi em relação ao que pensar. De todo modo, Bellamy está confiante que, agora que chegaram até aqui, vão conseguir, com a ajuda de Echo, vencer essa guerra, e então dividir o Vale – afinal de contas, Octavia não vai mudar de ideia por nada (“Echo's scouting now, looking for the best way in. But since we can't go back because you burned the farm, and since we can't stop because we'll starve, we thought we should let you know that you've killed your people”). Os dois últimos episódios da temporada devem trazer, enfim, esse confronto que vem se armando há muito tempo. Se houve alguma cena fofa nesse episódio, certamente foi Shaw e Raven.
ENFIM Raven não está sofrendo, enquanto todos os outros estão!
\o/

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários