A Usurpadora – A morte de Paola Bracho


O arrependimento e o perdão.
Como é costumeiro nas tramas mexicanas, a vilã principal normalmente morre. Gostamos de ver uma boa vilã sofrendo na cadeia ou até mesmo saindo impune, dependendo da ocasião, mas é bastante comum que as vilãs morram. No caso de Paola Bracho, tudo começa a se desencadear depois que o seu segredo foi exposto e ela não pode mais fingir que está na cadeira de rodas. Ela escuta a enfermeira, arrependida, contar a Piedad que Paola NUNCA esteve inválida, e como uma forma de se vingar de sua ex-cúmplice, Paola a coloca no carro e a leva embora, em alta velocidade, e é o momento em que vemos Paola mais descontrolada. A sua risada característica parece ainda menos racional, e quando ela e a enfermeira brigam pelo volante, o carro perde o controle, acaba caindo e EXPLODE. A enfermeira morre imediatamente. Paola ainda não.
Mas foi bom que ela não morresse tão rapidamente.
Paulina recebe a ligação com a notícia de que a irmã sofreu um acidente e que seu estado é grave, e ela fica muito mal com a notícia. A grande conclusão do arco de Paola, que levará à eventual felicidade de Paulina e Carlos Daniel, começa quando Paulina está ao lado de sua cama, no hospital, chorando, e Carlos Daniel aparece, dizendo a Paulina que a morte de Paola os liberta e que agora eles poderão estar juntos, o que ela refuta veementemente: “No, Carlos Daniel. La tumba de Paola estará entre nosotros dos para siempre”. Antes de morrer, no entanto, Paola se arrepende de suas maldades e consegue consertar a vida das pessoas. Primeiro, ela fala sobre o fogo na fábrica, sobre Willy, e infelizmente a informação não é clara o suficiente para que Paulina possa salvar a fábrica… eventualmente a Cerâmicas Bracho pega fogo.
Em seguida, enquanto Paulina chora, as últimas palavras de Paola são para pedir que ela se case com Carlos Daniel, e é EMOCIONANTE: “Quiero… que te cases… con Carlos Daniel. Tú… eres la mujer… que necesita”. E era a única maneira de Paulina REALMENTE voltar atrás em sua decisão e aceitar a felicidade ao lado do homem que amam: só com o arrependimento e o pedido de Paola nos momentos finais de sua vida. É um momento bonito, que expressa o desespero frente a proximidade da morte, e Carlos Daniel diz a Paola, adormecida, que a perdoa, e que todos a perdoam. Então, como se esperasse por esse último perdão para que a sua alma tivesse paz, Paola Bracho se despede desse mundo. Com a dor recente da morte da irmã, no entanto, Paulina Martínez diz a Carlos Daniel que vai se casar com Edmundo Serrano, e que ele devia esquecê-la.
Por ora.


Para mais postagens de A Usurpadora, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

Comentários