As Aventuras de Poliana (2018) – O passado de Marcelo e Luísa!



“Débora, que decepção! A Luísa tá ficando com o Bernardo!”
Muitas coisas atormentam a Luísa atualmente… com o Afonso tentando, a todo custo, se aproximar dela e o Marcelo tendo algum tipo de “crise de ciúmes”, todo o sofrimento que a presença dele a causa vem à tona, assim como as últimas lembranças dele no passado, antes das “fofocas” que os separaram no melhor estilo “Malhação”, e que vimos brevemente em dois flashbacks complementares. Além disso, também tem toda a história de a Luísa estar meio “brigada” com o Durval e nunca ter contado para ele sobre a Poliana, nem para a Poliana que o tio está ali no Brasil, e muito mais próximo do que ela imagina… tão próximo que Poliana está convivendo com a prima Lorena na escola, e agora que elas são amigas, Poliana até a convida para visitar sua casa um dia! A Tia Luísa, por sua vez, precisa ficar escondida no escritório, torcendo para não ser encontrada.
Uma das minhas partes favoritas nos últimos capítulos foi o trabalho que o Marcelo passou para as crianças, pedindo que eles fotografassem uma pessoa que eles achassem especial. Assim, o Luigi tira uma foto divertida da mãe, por exemplo, enquanto Kessya tira uma foto do Jeferson, o que foi muito fofo, e a Filipa, que claramente não entendeu o exercício, tira uma foto dela mesma… bem, na verdade ela entendeu, mas é que é egocêntrica demais para olhar para “fora” quando pensa em “alguém especial”. Guilherme tira uma foto “misteriosa”, que claramente é a Raquel, e a Poliana tira uma foto LINDÍSSIMA da Tia Luísa, mas que acaba não participando da exposição na escola, por causa da Débora, que está se sentindo muito ameaçada com tudo isso de a Luísa estar por perto agora e tudo o mais… só porque sabe que Luísa é melhor que ela.
Adorei a cena da Luísa desesperada com os amigos da Poliana no “FriendBook”, tipo a Lorena, a Raquel e o Durval, mas suas preocupações estão prestes a piorar. Quando a Lorena tem um dia terrível na escola, sofrendo por causa do Clube Magabe, que a expulsa do clubinho covardemente através de uma carta (tem outra cena dela com a Quel!), Poliana não aguenta ver a amiga triste e a convida para ir à sua casa, se distrair… as expressões de Nancy e Antônio ao recebê-las são IMPAGÁVEIS! Também tive que rir da expressão da Luísa ao ver a garota por ali, se fechando no escritório e ficando em silêncio, como se não estivesse ali, especialmente enquanto Poliana bate descontroladamente na porta chamando por ela… Nancy é quem é uma grande parceira nisso tudo, tirando as meninas dali e mentindo que a Luísa saiu para fazer alguma coisa…
Foi quase.
Mas o que importa são as cenas de Luísa com o Marcelo. Agora que a viu próxima de Afonso, Marcelo vai até a casa dela para falar com ela, e “alertá-la” que o “Afonso não é homem para ela”. Eu até entendo o sentido protetor disso tudo, mas é uma verdadeira e mal escondida crise de ciúmes, e ela fica brava. O manda embora, diz que ele é comprometido e conclui: “Se tiver que cuidar de alguém, cuida dela. Não de mim”. Mas ela está sofrendo muito com isso tudo, assim como ele, e a cena mostra o quanto eles ainda se amam, mas sofrem pela distância que a vida e as armações colocaram entre eles. Sem contar que Marcelo está totalmente INFELIZ com a chata da Débora, como ele desabafa ao ir conversar com a mãe na galeria de arte, embora ela acabe se metendo demasiadamente e indo falar com a Débora de uma maneira que, apesar de tudo, ela não tinha o direito.
Enfim.
O passado de Marcelo e Luísa ainda é algo que nos intriga, e parte dele começa a ser esclarecido agora. Quando Luísa sai com as amigas e acaba reencontrando o Marcelo, no que vira um clima bem estranho, Cláudia diz a ela que acredita que “Deus fez os dois juntos, na mesma forma, só pra eles se encontrarem depois”, e tanto ela quanto a Joana dizem que eles eram um casal maravilhoso, e que todo mundo na escola queria ter um namoro como o deles… inclusive a Débora. Assim, o tema do fim do namoro dos dois é introduzido, quando Joana pergunta “como foi mesmo que eles terminaram”, porque sabe que teve algo a ver com uma fofoca e tudo o mais… tudo o que Luísa diz é que rolou uma fofoca de que ela tinha traído ele com um tal de Bernardo, ele acreditou nessa história depois de uma “confusão numa festa” e nunca mais acreditou nela…
Mas ela não sabe a história completa…
Vemos os flashbacks bem esclarecedores, e bem adolescentes. Numa armação de Débora e o tal do Bernardo, eles entregam uma bebida batizada para Luísa: “Drink especial pra aniversariante”. Quando Luísa começa a passar mal e se fecha no escritório, o Bernardo entra atrás dela, e ela acha que é o Marcelo. Ele a abraça sugestivamente, e é só isso o que Luísa sabe da história. No entanto, um segundo flashback nos mostra o ponto de vista do Marcelo, como ELE soube de tudo. Quando ele chega na festa, ele encontra a Débora e pergunta de Luísa, e ela diz que “a viu entrando no escritório com o Bernardo”. Então, ele entra enciumado, vê os dois juntos e entende tudo errado… “Débora, que decepção! A Luísa tá ficando com o Bernardo!” “O quê?! Ela tá te traindo assim, na cara dura?!” As cenas são dignas de “Malhação” há alguns anos (sabe, 2003, por exemplo!), e Débora é a perfeita vilã, que o provoca até que ele vá embora, dizendo que “não tem mais o que conversar”.
E, assim, um romance lindo foi arruinado…
Mas eles ainda vão esclarecer isso tudo!

Para mais textos de As Aventuras de Poliana, clique aqui.


Comentários