The People v. O.J. Simpson: American Crime Story 1x06 – Marcia, Marcia, Marcia


Christopher Darden, nós nos tornamos seu fã depois desse episódio!
A série trata com uma veracidade assustadora a terrível realidade de um julgamento grande como o de O.J. Simspon, acusado de matar a esposa – e o que mais me angustia é que, mesmo sendo tão evidente que ele é culpado, com tantas provas contra ele, ainda ficamos nessa história de “quem contar a melhor história”, enquanto o julgamento parece perder completamente seu foco. Tudo vira um ataque muito pessoal de outras coisas que não estão relacionadas realmente ao caso, enquanto a defesa tenta, de maneira brutal e vergonhosa, tirar a atenção de todos da culpa de OJ, e a mídia completamente sexista ataca Marcia de uma forma revoltante que nos incomoda profundamente. Não bastasse isso, ainda há toda a história do ex-marido de Marcia, pedindo a guarda das crianças de volta e publicando suas fotos íntimas no jornal como uma forma de desestabilizá-la, buscando ardentemente pelos seus cinco minutos de fama por causa de toda a atenção que Marcia vem ganhando da mídia, especialmente negativa.
É vergonhoso e revoltante.
Profundamente revoltante.
Marcia é uma excelente profissional, e ela está tentando realizar o seu trabalho DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, mas a defesa joga tão baixo que às vezes fica difícil de manter-se aos planos – nesse episódio, ganhamos informações como o fato de Cochran estar sendo acusado de violência doméstica contra sua ex-esposa ele mesmo, mas ele liga para a Barbara tentando suborná-la para que isso não venha à tona e ajude-o a perder os poucos créditos que tem. Enquanto isso, Marcia é, SIM, uma boa mãe, tentando conciliar a criação de seus filhos com sua carreira, deixando um dia de ficar até mais tarde para que pudesse voltar para casa e cuidar das crianças, o que foi brutalmente atacado pela mídia como uma mentira, mas tudo só PORQUE ELA ERA UMA MULHER. A mídia não ataca dessa forma outras pessoas envolvidas no caso, mas Marcia é sempre alvo dos mais maldosos comentários vazios, como sobre como “o seu cabelo e seu visual é um pedido de ajuda” e tudo o mais. Nos enoja que isso seja material para capas de revistas!
ENQUANTO UM ASSASSINO CONTINUA GANHANDO APOIO!
Talvez ainda o mais revoltante é pensar que nem sempre as coisas mudaram muito, e não está tão longe da realidade – talvez até pelas próprias pessoas que vêem a série e apóiam o lado de OJ e sua defesa. Não é possível aceitar tamanhas mentiras e manipulações dissimuladas, como aquela mentira toda da Senhora Lopez, que veio depor meses antes do previsto, acabando com todo o planejamento de Marcia, “porque estava ameaçando sair do país”. Não que estivesse realmente, acho que deve ter sido vergonhoso para a defesa ter suas armações tão escancaradamente expostas daquela maneira, já que ela mentiu continuamente sobre passagens aéreas reservadas e ficou mais que claro que era todo um jogo elaborado e ela não estava realmente cogitando a hipótese de fugir do país. Isso nos gerou outra cena igualmente revoltante do OJ na cadeia, dando um verdadeiro show com a sua equipe de advogados, falando coisas grosseiras e rudes, de forma agressiva, e exigindo que de agora em diante ele seja colocado à par de tudo o que está acontecendo e vai acontecer.
Isso já não devia ser feito desde sempre?
Fiquei triste que Marcia tenha se entregado – que ela tenha ido até o cabeleireiro para cortar o seu cabelo, e que depois ela tenha sido ainda mais atacada (na mídia e no trabalho) com comentários maldosos e desnecessários, como o “Good morning, Ms. Clark. I think”, embora esses momentos tenham servido para que eu aprendesse a gostar muito mais de Christopher Darden do que eu gostei nos seus primeiros episódios – tanto ele dançando com ela, para tentar fazê-la se distrair, quanto ele comentando que tinha gostado do cabelo (“It’s fantastic. I love it!”) foram momentos lindos. Mas o ex-marido dela passou de TODOS OS LIMITES com a publicação de suas fotos íntimas na praia no jornal! Me angustiou muito vê-la chorar no tribunal, vê-la sentir-se com a mão de Christopher a confortando, TUDO. Foi um horror tremendo em uma construção fascinante de uma realidade dolorosa. Foi triste (embora natural) ver Marcia desmoronando, vê-la sentindo-se incapaz de continuar, não apta a esse trabalho, não com tudo o que os outros fazem e com tudo o que ela precisa fazer e não faz, porque não é uma estrela ou algo assim.
Mas acho que eles vão só fortalecê-la agora!

Para mais postagens de American Crime Story, clique aqui.


Comentários