Primeiro capítulo de “Carinha de Anjo” (19 de junho de 2000)


Carinha de Anjo é uma novela que começa de maneira adorável, com uma apresentação fantástica das personagens que acompanharemos durante uma longa estrada de 175 capítulos, e que muito rapidamente nós já aprendemos a amar. É assim que nós conhecemos, por exemplo, a Dulce Maria, uma garota que vive em um internato religioso, cercada de amor pelas freiras que a adoram, especialmente a Irmã Cecília, mas que sente falta de sua mãe, que morreu em um trágico acidente, e de seu pai, que foi embora 2 anos antes após a morte da mãe, para poder se recuperar do trauma. E Dulce Maria tem apenas 5 anos de idade! Apesar disso tudo, e essa é uma marca lindíssima da novela, Dulce Maria é uma menina muito feliz, que adora aprontar as suas travessuras, e que tem um sorriso encantador que sempre lhe conseguem o que ela quer. Ela pula, ela brinca, ela corre e ela tem amigas na escola, e isso garante um clima muito bom para a novela!
A novela começa apresentando as crianças brincando com o bambolê, a maioria crianças muito pequenas, e isso dará o tom da trama – essas garotas em um internato, mas o clima é tão bom. É diferente do sombrio e triste muito criado para Maria Belém, por exemplo, ou até mesmo o melancólico para Chiquititas. Elas parecem leves brincando no pátio, sorrindo e cantando, e as freiras são tão carinhosas e adoráveis que você não consegue ver tristeza ou sofrimento; elas riem e cantam com as crianças, dançam, com sorrisões gigantes que já faz com que nós nos simpatizemos com o lugar muito depressa! Claro que é um ambiente de garotas pequenas, e crianças podem ser maldosas, nós sabemos disso. Então Dulce Maria, apesar de sua alegria e de suas amigas, ela tem aquela garota chata que a incomoda, que diz que seu pai a abandonou e nunca mais vai voltar, fazendo-a chorar tristemente, por exemplo. Mas são momentos breves.
Dulce Maria arrasa na fofura de seus 5 anos!
Enquanto a garota ainda está pelo pátio da escola (com seu adorável uniformezinho, azul, branco e rosa), a Tia Peruca está na sala da Madre Superiora, conversando com ela e com a Irmã Cecília, sobre uma notícia importante que ela tem e que quer dar, ela mesma, para Dulce Maria: QUE SEU PAPAI ESTÁ VOLTANDO! É a cena que explica a premissa básica da novela – como o fato de ela já ter perdido a mãe, mesmo ainda tendo apenas cinco anos de idade, e Tia Peruca explica que ela não vai mais precisar ficar sozinha, porque Luciano está voltando da Europa. Mas, de todo modo, Dulce Maria é CERCADA de muito amor, porque seu pai a ama, de todo modo; tia Peruca a ama muito; Cecília a ama incondicionalmente; e até sua mãe, com quem ela ainda pode conversar, mas sobre quem falaremos logo em seguida. Ela é uma doce menina, adorável e fofa, travessa que só, e que já sofreu muito em sua curtíssima vida, mas que sabe ser feliz!
Quando a Madre Superiora informa a Tia Peruca sobre um comportamento estranho de Dulce Maria, o fato de ela se trancar no Quartinho Velho nos fundos da escola ocasionalmente, nós ganhamos um dos elementos mais marcantes da novela: as visitas a Angélica. “Entra. Passa algum tempo lá dentro, e sai iluminada. Mais linda que nunca”. Antes de dormir, feliz com a notícia de que seu pai vai retornar e querendo conversar com a mãe sobre isso, ela pede à Irmã Cecília que a leve ao Quartinho Velho, para pensar, mas ela não a deixa. “Ai, a gente não pode nem pensar!” Uma fofa fugindo no meio da noite, tentando fazer um ursinho ficar quieto para não dedurá-la! “Onde você está? Eu quero contar uma coisa! Você está me ouvindo? Sou eu. Aparece. Aparece, por favor”. E então nós temos a primeira cena, lindíssima, de Dulce Maria encontrando Angélica, sua mãe, toda vestida de branco e iluminada, em um quarto velho que se torna lindo para recebê-la – é uma cena muito bonita, porque é muito doce e terno, ao mesmo tempo em que é cruel, afinal me dói ver essa perda que ela teve na vida.
Ainda bem que ela tem uma imaginação linda!
“Mamãe. Agora que o papito vai voltar, você não vai sumir, né? Jura que não?”
Dulce Maria é, durante todo o capítulo, uma luz nessa novela, uma menina que nos encanta desde a primeira cena e que nos garante que nós vamos continuar sentados em frente à TV, porque não tem como deixá-la de lado – desde ela puxando Cecília para ver a Tia Peruca (“Viva! Tia Peruca. Vem, eu quero ver que peruca nova ela botou hoje. Anda rápido!”), ou então no colo da tia ouvindo a notícia do retorno do pai (“E ele vem pra ficar? Pra eu abraçar ele e nunca mais soltar?”), ou o bonito reencontro dos dois! “Eu to com dor de barriga. Mas é uma dor de alegria”. Foi uma cena linda e toda infantil, que emanava a pureza do amor de criança, a inocência. É belíssimo. É maravilhoso como o pai demonstra um nervosismo compreensível, a menina apresenta a timidez típica de quem não vê o PI há tanto tempo. “Você também. Você também cresceu, papai”. E todo mundo chora, e os adultos garantem que a cena seja de arrepiar, assistindo àquilo.
E já no primeiro capítulo nós sabemos que Luciano e Cecília são destinados um ao outro. Apesar de todas as falhas dele, de ter abandonado a garota com apenas três anos, sendo que tinha a responsabilidade de superar a morte da esposa para poder cuidar de sua filha. Mas quando Cecília e Luciano se vêem! A trilha sonora, o olhar e o sorriso… mas é natural! Como ele ainda não superou a morte da esposa, ter alguém que adora tanto a Dulce Maria (e que também é adorada por ela!) é o ideal, ele naturalmente se apaixonaria por uma pessoa linda e doce como a Cecília e que trata sua filha da maneira como trata! E ele não esconde o interesse assim que a irmã sai em busca da Dulce Maria para reencontrar o pai, perguntando para a Tia Peruca: “Que moça tão amável. É irmã de caridade há muito tempo?” O que recebe, como resposta, “Ela ainda não é. Está aqui como professora noviça”. O que, ao lado da informação de que ela e Dulce Maria se amam, é a garantia do que acontecerá futuramente na novela.
Você sabe, não é?
Mas ele traz da Europa um nojo de pessoa que é a Nicole, uma mulher para ser a principal antagonista, para aparecer já no aeroporto encarando Tia Peruca e Gabriel (irmão de Luciano) com uma cara típica de vilã de novela mexicana, nojenta que só! A dúvida é: quem ficaria com ela? E ela solta algumas coisas terríveis no primeiro episódio em relação a Dulce Maria, rejeitando aprender a gostar dela, porque ela é filha da outra. E olha que isso ela fala para o próprio Luciano, no avião! Me pergunto como ele simplesmente não a abandonou ali mesmo! Mais tarde, com a mãe, ela solta uma versão sem cortes: “A garota que fique internada lá com as freiras. Eu não vou dividir o Luciano. Muito menos com a filha da outra”. E bem, esse é o fim do primeiro capítulo, basicamente, porque Dulce Maria é atormentada na escola por outra garota sobre como o seu pai vai se casar de novo, porque viúvos novos sempre fazem isso, e então, na casa do pai, ela abre a porta quando a campainha toca e quem é? Nicole. A tensão, a carinha da Dulce Maria mas sua pose, tudo muito bem feito, e nos deixa curiosos!
Vamos continuar vendo?
SIM PIRILIM!


Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários