Shadowhunters 1x10 – This World Inverted


“Toto, we’re not in Kansas anymore”
Definitivamente. Bem, eu acabo de eleger o meu episódio FAVORITO em Shadowhunters: This World Inverted traz exatamente um tipo de narrativa que eu adoro, que explora possibilidades incríveis! A de universos paralelos. Assim, lembrando um pouquinho de Doctor Who (embora a TARDIS não possa viajar entre diferentes dimensões, isso já chegou a acontecer com o Nono Doctor e a Rose, na primeira temporada em 2005) e, claro, de Fringe, nós tivemos uma fantástica viagem à Terra-2. Bem, não era bem essa a denominação dada ao segundo universo, mas quem é que assiste The Flash e consegue pensar em uma maneira melhor de definir o que aconteceu? Seguindo uma pista de Meliorn sobre como Clary poderia encontrar seu pai, Valentine, Jace e Clary acabam no meio da floresta, onde o Seelie abre um Portal que levaria Clary até um outro universo, uma espécie de linha temporal alternativa à nossa/deles, de onde o pedaço de Portal que ela sempre carrega no pescoço veio. É toda uma construção fascinante de um novo universo, usando os mesmos personagens e atores, mas brincando com eles e suas personalidades.
E é isso o que eu adoro na proposta de universos paralelos.
A idéia é um pouquinho diferente daquela à que estamos acostumados. Clary emerge em um mundo no qual demônios e caçadores de sombras não existem mais, mas ao passar pelo Portal, ela assume o corpo e o lugar da Clary daquela realidade – o que é uma proposta diferente, bem menos complexa para evitar encontros e duplicações. Imagino o desconcerto da Clary da Terra-2 acordando de volta, quando a Clary da Terra-1 foi embora… de todo modo, Clary passa pelo Portal sozinha e chega a esse FANTÁSTICO novo universo, no qual ela é uma estudante universitária que mora com Jocelyn e Valentine, uma família unida e feliz. Meio bizarro, mas fascinante. Depois nós conhecemos os outros personagens, e eu fui me surpreendendo e pulando a cada nova revelação… tipo o novo Simon, que estava com os óculos de volta, mas não se parecia com o nosso Simon. Ou ainda o fato de ele estar namorando a Izzy e os dois serem muito felizes, sendo que a Izzy tem um jeito muito mais nerd, com óculos e trança, e continua linda! E o Alec? Todo engomadinho, lisinho, meio que o nosso Magnus Bane.
Mas sempre LINDÍSSIMO.
E o Jace de atendente? Aquilo é tão NÃO-Jace que eu achei um máximo! Vestido de branco, o personagem ganha uma nova aura e é bacana – e ali ele e Clary são um casal oficial, gostei dos dois juntos, acho que pela primeira vez. E Clary precisava se cuidar para não ser assimilada pela Clary da Terra-2 e se tornar ela, mas quando ela estava tendo o pescoço beijado por Jace era meio difícil não se distrair, não era? Eu fiquei esperando ter Magnus e Alec naquela outra dimensão! Já ri muito do Magnus desde o começo, com aquele comercial ridículo, e depois mais ainda quando a Clary vai até ele, e ele não parece o Magnus, com sua homossexualidade muito mais contida. “I know you’re a warlock, Magnus”. Mas a verdade é que: Magnus da Terra-2 também é um mago. Okay, com sua magia adormecida, mas ele tem poderes. E então o pessoal se arruma todo para uma festa no Instituto, onde supostamente está o Portal que Clary está buscando – e os planos se arrumam. Adorei a Izzy daquele universo toda arrumada, e eu ADOREI o Jace naquele terno, todo certinho e produzidinho. Nunca o achei tão bonito.
Falando em beleza…
MAIS ALEC SEM CAMISA \o/
No entanto, nós tivemos que lidar com uma revolta verdadeira, porque o Alec da Terra-1 estava se tornando, a cada dia, MAIS irritante! Aquela coisa toda dele com Lydia está me dando nos nervos de verdade – primeiro que a Lydia se achou no direito de prender a Izzy, depois o Alec quis fazer burrice ao entregar para a Clave o Cálice Mortal em troca da liberdade da irmã, o que, felizmente, não foi possível porque o Jace já tinha tirado o Cálice de lá. E depois o negócio fica ainda mais ridículo quando ele quer usar a ligação de parabatai com Jace para localizá-lo – a cena só valeu mesmo porque ele estava sem camisa, e GENTE! Cheguei a ficar sem ar. O peito, a barriga, os pelinhos… tudo! Não tem nem como explicar. Fica a foto. E depois daquela cena revoltante (na qual eles deixaram o gostoso do Alec sem camisa para que a gente não conseguisse odiá-lo completamente), ele, babaca que só, conseguiu localizar Jace, mas permitir que um demônio entrasse pelo Portal e chegasse à outra dimensão, onde tudo estava indo tão bem.
Convenhamos: era muito fácil se render à segunda realidade e preferir ficar morando nela, não era? Não vi nenhum ponto negativo, a não ser que não era a vida que eles estavam acostumados. Mas comumente, quando tudo parece tão bem, temos um ponto negativo, algo ruim que te faz preferir a sua casa. Mas não era o caso. A Terra-2 parecia mais perfeita para todos! Jace e Clary felizes juntos. Simon chamando Izzy para morar com ele. Clary tinha todos seus amigos com ela, Simon e Jace se davam bem. Nenhum demônio, nenhum shadowhunter. Não é à toa que Clary quase se rendeu, se Magnus Bane não tivesse chegado para acordá-lo – detalhe para o fato de ter sido o Alec da Terra-2 a deixá-lo entrar na festa, e ali os papéis se inverteram. E FOI UM DOS MEUS MOMENTOS FAVORITOS. Porque quem era o que ia para cima do outro ERA O ALEC, precisando conquistar o mago, enquanto Magnus foi bem mais evasivo… “Playing hard to get. I love a challenge”. ELES ATÉ USARAM A MESMA FALA! Gostei muito de ver o Alec dizendo isso dessa vez, foi uma troca bacana!
Torcendo por Magnus e Alec da Terra-2 <3
O final do episódio nos tira dessa realidade alternativa para nos trazer de volta a esse universo, infelizmente. Depois de a Clary realmente ter quase perdido a noção de sua missão (porque os beijos de Jace, os sorrisos com os amigos, a amizade de Simon, a alegria geral quase a fizeram esquecer quem ela realmente era, por um bom motivo!), Magnus a trouxe de volta, e o demônio que o Alec da Terra-1 permitiu que entrasse pelo Portal os atacou. Tivemos um cômico momento do Jace desesperado, soltando um agudo “What the hell is that thing?” e tremendo de nervosismo! Daí o Jace original invade a Terra-2 também para ajudar a resolver todo o negócio, para eles encontrarem o tal Portal e irem embora. E então nós tivemos mais um daqueles finais (como o do episódio passado) que nos deixa curiosos. Eu gosto de como, mesmo tendo lido o livro, a série me prende e me interessa – muito mais do que eu achei quando ela estreou. Que bom que estou gostando da série mais do que previ! Agora vamos lidar com isso… “Jace? How do you know this man?” “He’s my father”.
Hora de ver Jace vulnerável.

Para mais postagens de Shadowhunters, clique aqui.


Comentários