Os personagens de “Carinha de Anjo”


Os personagens de Carinha de Anjo eram todos construídos de uma maneira muito bonita, e por isso nós conseguíamos nos afeiçoar por eles de uma maneira muito rápida… por exemplo, era impossível não amarmos a doçura de Dulce Maria em toda sua inocência infantil e sua pureza; também era impossível não amar a cumplicidade da Irmã Cecília e da Irmã Fabiana, sempre dispostas a ajudar a garota e a encobrir suas travessuras, de certa maneira, ou participar delas; a Madre Superiora era uma personagem incrível por ser a figura de autoridade, por impor respeito, mas por ter um jeitinho todo especial de lidar com a Dulce Maria e suas maluquices; e eu acho que, grande marca de Carinha de Anjo, toda criança devia amar a Tia Peruca, com todas aquelas suas perucas coloridas, e sempre queríamos ver que novas cores ela podia usar no próximo capítulo… e o próprio Luciano, um personagem controverso, que amávamos mas que ainda precisava se encontrar, precisava aprender muita coisa…


Dulce Maria (Daniela Aedo) – a Dulce Maria, como viemos falando ao longo das primeiras postagens, é uma garotinha adorável que, basicamente, todo mundo queria levar para casa. Ela é a grande marca da novela e a sua responsabilidade é imensa, e nós até hoje nos encantamos com como eles conseguiram uma interpretação tão fantástica de uma garota de 4/5/6 anos, que protagonizava uma novela de 175 capítulos! Sua risada, seu sorriso, sua voz fofa… tudo é sua marca registrada, e as marcas de uma criança feliz, cuja risada é capaz de alegrar tudo ao seu redor; essa é uma das maiores características da personagem, o bem que ela faz a todos que estão próximos dela, e a maneira como é impossível reprimir um sorriso quando se está em sua presença – sinto, na personagem, uma forte influência de Pollyanna, da Eleanor H. Porter. E eu gosto de toda sua mente infantil, sua incrível imaginação fértil repleta de fantasias…


Cecília (Lisette Morelos) – confesse, foi difícil deixar de chamar a personagem de Irmã Cecília, ainda que isso não tenha demorado tanto assim para acontecer, não é? Eu gosto de como as coisas acontecem rápido, de como a trama evolui e é cheia de informação e acontecimentos… então a personagem começa como a doce noviça, professora de Dulce Maria, e que a ama prontamente; ao se apaixonar pelo pai da garota, ela acaba tendo que escolher entre viver esse amor ou realmente fazer seus votos definitivos – ela escolhe viver esse amor e se tornar a nova mãezinha de Dulce Maria, com uma cena profundamente bonita (no capítulo 74), no qual ela conta para Dulce Maria que está grávida (olha aí, em 74 capítulos ela deixou o convento, namorou, casou e engravidou) e a menina a chama de “mamãe” pela primeira vez. Difícil conter as lágrimas ou o sorriso incrivelmente bobo enquanto você vê esse bonito momento das duas!


Luciano (Miguel de León) – um personagem que ainda tinha muito o que aprender quando entrou na novela. Luciano parte depois da morte da esposa, para se recuperar, e por isso deixa sua filha em uma escola de freiras durante dois anos, até que retorne; um personagem caracteristicamente turrão, que age de maneira impetuosa, que precisa aprender a aceitar e a dar amor. Ele precisa aprender a lidar com as travessuras de Dulce Maria, por exemplo, com todo o cuidado e amor que Cecília já conhece, ao invés das broncas que eventualmente lhe explodem; seu relacionamento com Cecília também começa de maneira turbulenta, até o pedido de casamento é todo complicado porque ele não aceita descer um pouquinho de seu orgulho quando necessário… eu gosto, particularmente, de como Luciano é o centro de várias das cenas da imaginação de Dulce Maria, que o imagina como um sheikh ou como o John Travolta em Os Embalos de Sábado à Noite.


Madre Superiora (Libertad Lamarque) – adorávamos a personagem da Madre Superiora porque ao mesmo tempo em que ela era uma figura severa de autoridade, ela não perdia o seu carinho e o demonstrava de sua maneira particular à Dulce Maria, e tinha interações incríveis com a Irmã Fabiana, por exemplo, grande cúmplice das travessuras da garota. Foi uma perda muito grande para a novela quando a atriz faleceu e a personagem foi afastada em “retiro espiritual”, mas a despedida no início do Capítulo 126 e a rápida homenagem que eles fizeram ao dedicar o capítulo a ela foi profundamente emocionante. Merecido.


Tia Peruca (Nora Salinas) – quem é que assistia Carinha de Anjo e não adorava a Tia Peruca e aquele visual todo dela… era meio monocromático, porque quando ela escolhia uma cor, toda sua roupa era daquela mesma cor junto da sua peruca do dia, mas nós adorávamos a personagem. O carinho e o cuidado que ela tem com Dulce Maria mostram o amor profundo que ela sente, e nós sabemos o quanto Dulce Maria a adora. As cenas das duas sempre eram muito incríveis! Mas nós tínhamos dificuldade tremenda em chamá-la de Estefânia, sinceramente. Foi tão bonito o salto que a novela deu quando ela e Cecília ficam grávidas ao mesmo tempo (e se dão conta disso logo que Cecília lhe conta da suspeita de gravidez e, ao descer as escadas depois de colocar Dulce Maria para dormir, Tia Peruca também sente um enjôo) e Dulce Maria ganha um irmãozinho e uma priminha, e pode cuidar de ambos! E os filhos nascem JUNTOS no Capítulo 100, recebidos não só com uma festa de Dulce Maria, mas uma alegria imensa de Noel e Luciano, jogando a menina de um lado pro outro!


Angélica (Marison Santacruz) – a presença da mãe é importantíssima na vida de Dulce Maria, e é bonito demais, na trama, como mesmo a morte dela tendo sido quando a filha era muito criança, ela nunca esqueceu-se dela ou deixou de visitá-la continuamente e conversar com ela. Graças à imaginação de Dulce Maria, ela vê a Angélica no Quartinho Velho nos fundos da escola, e é lindo como ela vai até a mãe para conversar, contar quando qualquer coisa acontece, e sempre busca por ela – e Angélica se faz presente em todos os momentos importantes, como o casamento de Cecília e Luciano, deixando claro o quanto está satisfeita com a situação, em ver o marido e a filha felizes.


Irmã Fabiana (Adriana Acosta) – a verdadeira cúmplice de Dulce Maria! A Irmã Fabiana é quase tão criança quanto a própria Dulce Maria, e isso torna a dinâmica das duas muito gostosa de assistir – ela não apenas é cúmplice em suas travessuras, como muitas vezes é a própria mentora, como quando deu o ratinho de brinquedo para que Dulce Maria pudesse arruinar o jantar com Nicole, a nova namorada de seu pai. A amizade das duas é verdadeira e bonita, e sempre é muito bom de assistir as duas interagindo em cena; sua presença é IMPORTANTÍSSIMA, especialmente porque depois que a Irmã Cecília desiste de fazer seus votos, ela é a principal irmã que fica com Dulce Maria na escola, e nós precisávamos de uma figura adulta (mais ou menos adulta) para estar com a menina. Sua impulsividade e inocência são admiráveis.

Assim nós também temos vários outros personagens memoráveis que habitam a novela Carinha de Anjo, como o Padre Gabriel, irmão de Luciano que ama e protege Dulce Maria, mas sabe ser bem duro com o irmão em relação às suas ações; ou o Tio Noel, o marido da Tia Peruca, que é tão doce quanto a tia, e que também ama Dulce Maria demais; o próprio Silvestre, jardineiro da escola que é encantado por Dulce Maria por toda sua doçura. Também há as demais garotas na escola, algumas delas que são grandes amigas de Dulce Maria, outras, como a Bárbara, que representam suas inimizades lá dentro, a fazendo sofrer ocasionalmente, mas principalmente sendo alvo de suas travessuras. E, claro, a atriz Silvia Pinal, que chega à novela para ser a nova Reverenda após a morte de Libertad Lamarque, afinal alguém precisava ser a diretora da Escola Rainha da América! Todos importantes para a construção da adorável e memorável Carinha de Anjo, que carregamos para sempre em nossos corações…
<3

Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários