[Season Finale] The X-Files 10x06 – My Struggle II


E se a nossa única esperança fosse DNA alienígena?
Certamente um episódio excelente, um episódio do tipo que eu estava esperando ver ao longo de toda a décima temporada nesse retorno de The X-Files. Tivemos uma estréia fascinante com My Struggle, algumas semanas atrás, dando um reinício à série e uma nova luz sobre o arco alienígena da série; depois, partimos para casos isolados, dos quais o meu favorito foi o do segundo episódio, sem sombra de dúvida. E agora retornamos em um episódio de tirar o fôlego que nos deixa angustiados durante todo o tempo, apreensivos em um suspense crescente, e com uma vontade de voltar para ver mais quando chega ao final. Eu gosto de acreditar que tudo nessa temporada (de apenas seis episódios) foi pensado para uma renovação, esperando uma décima primeira temporada, porque eles deixaram várias pontas soltas nesse final, e eu QUERO VER A RESOLUÇÃO DISSO TUDO. Tudo faz sentido: como eles nos apresentaram o Agente Miller e a Agente Einstein, e a razão de terem focado tanto em William em vários momentos ao longo da temporada…
Os roteiristas percebem como eles PRECISAM voltar, certo?
De início, eu já estava todo ansioso e apreensivo, porque com o mesmo nome da estréia da décima temporada, sabíamos que teríamos, enfim, uma sequência para o caso mais sério da temporada, a trama principal. E Dana Scully começa com uma narração que nos leva de volta a partes específicas das primeiras nove temporadas, e a maneira como o seu DNA alienígena é importante. E então tudo se torna um caos. Com o Agente Mulder afastado e sem atender ao telefone, as Agentes Scully e Einstein trabalham juntas enfrentando uma perigosa epidemia que parece tomar conta do mundo depressa demais, tentando interpretá-la como fosse possível. Tad O’Malley consegue colocar o seu programa de volta no ar, sensacionalistamente acusando o governo de alterar nosso DNA e implantar sequências de DNA alienígena EM TODO O POVO AMERICANO. O que faria todo o sentido, partindo do controle que eles têm sobre nossas saúdes (através das vacinas) e as pesquisas iniciadas em 1947 com Roswell.
Mas ao contrário do que se pensava inicialmente, o DNA alienígena não é a causa de toda a epidemia, mas apenas parte de uma perigosa conspiração humana que vai selecionar aqueles que devem sobreviver, matando depressa todo o restante da população, com uma destruição do sistema imunológico dos demais que destruirá todo o seu organismo, exposto a qualquer doença como rubéola ou a gripe, começando pelos oficiais de que mais precisamos, como os próprios médicos. E muito depressa (e de forma desesperadora), as coisas saem de controle. As pessoas ficam febris, doentes, lotam os hospitais e os albergues, morrem. E com o retorno de Monica Reyes e com a ajuda das informações que Dana Scully conseguiu com ela, ela se dá conta de que ela é a resposta, sua imunidade é a luz: o DNA alienígena é justamente o que a torna imune contra o Vírus Espartano. Ela precisa apenas achar uma maneira de isolá-lo e amplificá-lo, para que possa ser transformado em uma vacina que possa curar, simplesmente, o mundo inteiro.
Simples, huh?
Até parece.
O episódio é angustiante e incrivelmente bem conduzido. É justamente o tipo de história que eu gosto de acompanhar, porque essas epidemias virais são minha eterna paixão em séries – foi o motivo que me levou a adotar Helix e amá-la incondicionalmente. “Excuse me, Dr. Scully. The doctors are all getting sick. If there is something you can do…” A minha impressão ao ver o episódio é de que eles não tinham mesmo nenhuma intenção de fechar uma nova história nessa décima temporada, e sim iniciar uma nova fase para The X-Files, que eu espero que seja continuada com uma décima primeira temporada, e se for maior que essa, melhor ainda. A apresentação de Miller e Einstein não foi ocasional, afinal eles estavam participantes nesse episódio e com importância. O final foi fantástico e perfeitamente angustiante, com um fascinante cliffhanger. O mundo está um caos, Scully tem o começo da resposta da cura, mas muito ainda falta acontecer. Mulder está prestes a morrer pelo Vírus Espartano e o único que pode salvá-lo?
Sim, obviamente. William.

Para mais postagens de The X-Files, clique aqui.


P.S.: O final da série agora é a conspiração se concretizando ou o quê? Esse pode ser muito bem o extermínio da raça humana (se a Scully não der um jeito de salvar o mundo todo, e convenhamos que isso não é fácil!) para que, futuramente, alienígenas tomem conta do Planeta Terra. Isso?

Comentários