“Try to realize the truth: there’s no spoon”


Depois que, em 2012, eu criei o Mês do Orgulho Nerd, parecia bastante óbvio que eu não poderia, nunca mais, deixar o mês de Maio passar em branco – com tantas datas importantes e com o Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd no dia 25, esse mês precisa ser homenageado no Parada Temporal. Depois da primeira edição, na qual me diverti bastante, criei em 2013 o What would you do if you knew the future? Falei sobre viagem no tempo em vários lugares que consegui lembrar-me, e então comecei o meu planejamento para esse ano…
Acreditem se quiserem, mas eu tinha postagens para o Mês Temático de Maio de 2014 escritos desde Janeiro de 2013 – quando eu planejei um Mês Temático único para o ano passado que contava com uns 30 filmes aproximadamente. Percebi depressa a impossibilidade de tal feito em tão pouco tempo, e acabei dividindo. Como separei temas (viagem no tempo para o ano passado e ficção científica em geral para esse), havia alguns textos que já estavam escritos, então eu apenas os guardei, como foi o caso de O Guia do Mochileiro das Galáxias, Contatos Imediatos de Terceiro Grau e O Vingador do Futuro. Não que eu não tenha feito nenhuma alteração também.
Então esse Mês foi sobre isso, sobre o tão adorado gênero que parece ter tanto a nossa cara: a ficção científica. Ficção científica é produzida o tempo todo, de diferentes maneiras, o que não quer dizer que todas elas sejam boas. Percebemos altos e baixos em suas produções, e atualmente estamos numa época em que a ficção científica está “na moda” – o que não é necessariamente bom, afinal acabamos criando expectativas por filmes que prometem algo mas não passam do mesmo de sempre, apenas ambientados em um futuro distópico ou algo assim. No entanto, novidades sempre são produzidas, novidades que valem a pena.
Filmes bons de ficção científica eu classifico como The Matrix, que consegue questionar a nossa realidade de maneira assombrosa, mexendo com os nossos pensamentos, e nos deixando atormentados quando saímos nas ruas. Consegue nos fazer criar e discutir teorias infinitamente, como A Origem, ou então propõe discussões pertinentes e atuais como A.I. Inteligência Artificial. Mas também não podemos nos esquecer das deliciosas ficções científicas da década de 1970 e 1980, onde o tema era ainda visto com mais diversão, e os futuros tendiam a ser coloridos e “felizes”. Atualmente não parece mais tão convidativo viajar ao futuro.
Como nos anos passados, o meu Mês Temático de Maio de 2015 já está começando a tomar corpo. Diferentemente do último ano, nenhuma postagem já está escrita (embora haja dois textos prontos para uma nova seção que devem migrar para esse Mês Temático e aparecer no blog só daqui quase um ano), mas durante esse mês, quando dei cabo de todos os filmes que eu precisava ver, comecei a me preocupar com o que eu faria no ano que vem. Precisava ter algo, mas não podia ser repetido. E então a idéia me surgiu. Vou amadurecê-la e produzi-la, esperem até o próximo ano! Enquanto isso, os planos para esse ano continuam… não estou com tantos Meses Temáticos planejados por causa de meu tempo, mas estou com uma quantidade grande de seções novas a estrear em uma Nova Página do blog, então novidades não faltarão no começo do segundo semestre. Aguardem!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários