Mês Temático – Pensando fora da caixa…


Porque ficção científica é FICÇÃO CIENTÍFICA!
Bem-vindo ao Décimo Oitavo Mês Temático do Parada Temporal, seguindo a tradição dos Meses Temáticos de Maio – para quem não sabe, Maio é um mês importantíssimo para nós, nerds, devido a duas grandes comemorações: o Star Wars Day, no dia 4 e o Dia da Toalha no dia 25, que também é o Dia do Orgulho Nerd. Assim, em 2012, eu comecei a celebrar o mês todo com o Mês do Orgulho Nerd. Para o ano passado, What would you do if you knew the future?, falando sobre viagem no tempo.
Então pensei… e 2014?
Desse modo, o tema para esse Mês Temático já foi escolhido antes de Maio de 2013, e então eu separei filmes que eu queria naquele evento, e filmes que eu gostaria que estivessem nesse. Assim, vocês podem estranhar que eu não vá falar de De Volta Para o Futuro, por exemplo, durante as postagens, mas o motivo é simples: mesmo que seja uma ótima ficção científica (e não só isso), o filme sempre esteve no blog nas mais diversas postagens, ganhou um Mês Temático só dele em Fevereiro de 2011 e esteve em Maio de 2012 e 2013… não era a vez dele. E provavelmente filmes de Maio de 2013 não se repetirão aqui, mas você pode conferir o Mês Temático clicando aqui.
Mas para que eu mesmo não me sinta assim tão culpado, eu me organizei da seguinte maneira: serão 13 filmes cuidadosamente escolhidos para celebrar esse Mês da Ficção Científica – alguns deles são excepcionais e grandes exemplos de como ficção científica deve ser feita; outros não são tão bons, mas marcaram época ou são bem nostálgicos; mas busquei preparar um Mês Temático com filmes sobre os quais não comentei oficialmente no blog anteriormente, ou que o tenha feito há muito tempo, e os filmes ainda mereçam ser mencionados, como um dos meus maiores e favoritos clássicos da ficção científica: MATRIX. Tem como falar de ficção científica sem Matrix?
Não.
Outros filmes ficarão de fora, mas em algum momento da minha vida de blogueiro, nesses quase 4 anos, eu escrevi sobre eles. Deixarei os links nessa postagem, nos títulos, vocês podem clicar e ir até lá. Como vocês verão ao longo desse mês, há diferentes estilos dentro do amplo gênero chamado de ficção científica – e a maneira de fazê-la mudou muito com o passar dos anos. Como os prós e os contras dessas mudanças é meu tema da minha próxima postagem, não me aprofundarei nisso nesse momento… mas vocês verão ficções científicas muito mais filosóficas e complexas como Efeito Borboleta, e outras bem mais simples e questionáveis como Looper.
Desculpem-me por colocar os dois na mesma frase.
Não foi correto.
Digamos que ficção científica é um gênero bastante antigo, e é difícil pensar neles e não lembrarmo-nos de filmes antigos, e da deliciosa década de 1980. Ou antes, muito antes, como Planeta dos Macacos. Ou o maravilhoso WarGames, que eu agradeço Ernest Cline até hoje por me ter apresentado. Os 12 Macacos, um dos mais confusos, complexos e interessantes filmes de viagem no tempo. Frequency e Donnie Darko, que é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. AMO esse filme! E o clássico dos clássicos que é Blade Runner.
O que, por sinal, faz-me lembrar de um dos maiores gênios da ficção científica. Como foquei em filmes, as fantásticas obras de Philip K. Dick ficaram de fora, mas eu preciso ressaltar que sou um fã alucinado de seus livros e contos, assim como dos filmes que vieram de suas obras. Como O Vingador do Futuro, que teve duas versões. Minority Report e Os Agentes do Destino também… suas obras que questionavam a realidade ou a condição de ser humano. Sempre muito complexo, repleto de perguntas difíceis de responder, mas que te deixam pensando por semanas… apaixonante!
Lembrando que ficção científica não se resume a filmes, então temos ótimos livros como A 5ª Onda e A Hospedeira, ou o mais fantástico de todos: Jogador Número 1 – uma inteligente homenagem aos nerds de todos os tempos, ficção científica no seu melhor, ainda com referência a muitas outras que tanto amamos. GENIAL! Também gosto muito de Starters… ou séries de televisão como Doctor Who, Continuum, Helix, Revolution, Under the Dome, Intelligence, The Tomorrow People e Lost! Vamos voltar no tempo novamente? Temos Jornada nas Estrelas!
Sei que vou me esquecer de muitos filmes, e eu peço desculpas se aquela sua ficção científica adorada não estiver aqui… sério! Mas lembrei-me agora de A Ilha, Contra o Tempo, O Homem Bicentenário, Elysium, Oblivion, GravidadeA Máquina do Tempo! H.G. Wells é outro grande gênio da ficção científica que merece ser lembrado. Além de Viagem ao Centro da Terra, afinal Júlio Verne é um dos grandes precursores, huh? Prometheus… gente, é muita coisa, como vocês viram, então me entendam que não foi fácil escolher apenas 13 – que não são nenhum desses mencionados, com exceção de Matrix
Mas enfim, novamente: BEM-VINDOS!
Aproveitem!
Para quem ficou curioso no meio da postagem: não, ainda não decidi o tema de 2015.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários