Person of Interest 3x21 – Beta


Fase de testes do Samaritan.
Agora que estamos chegando ao fim do melhor ano que Person of Interest já viu, com praticamente todos os episódios trabalhando para uma só trama, muito maior, e com surpresas a cada episódio, Samaritan está finalmente online. Uma fase de testes, com duas prioridades essenciais: primeiramente, a de proteger a população e localizar terroristas (para conseguir a confiança do Senador que pode colocá-lo online permanentemente); e a de localizar as ameaças ao sistema. Ou seja: Shaw, Reese e Root… além de Finch, que desertou no último episódio.
Foi um ótimo episódio, e ficamos bastante enojados com os responsáveis pelo Samaritan – temos um episódio quase sem o Finch (embora ele apareça no final e chame mais atenção do que todo mundo no episódio inteiro), e eles localizam o mais próximo que conseguem: Grace Hendricks. É muito bom ver essa equipe toda trabalhando para defender Grace, ver como Fusco interpreta na delegacia, ver como Root faz alguma coisa para ser presa para que possa estar lá como a Máquina queria que ela estivesse. E como mesmo assim, independentemente de qualquer ação tomada pelo time, a Grace acaba seqüestrada, nas mãos da Decima.
Além de interrogá-la em busca de informações que ela não tem, a Decima planeja utilizá-la em uma negociação: ela em troca de Harold Finch. Ele percebe, tarde demais, que ela está em perigo e retorna. Uma das cenas mais triste da série foi vê-lo sentado desolado nos degraus da casa dela, lamentando ter sido tarde demais, e dizendo para os colegas que vai se entregar. Afinal, ele a ama de verdade, e é a única maneira de salvá-la. Amei a cena pela decisão, mas detestei que ele realmente tivesse que fazer isso. O melhor de tudo, certamente, foi ver essa nova face do Harold, com um comentário sobre o que eles deviam fazer caso não cumprissem sua parte do acordo: “If they harm Grace, in anyway… kill them all”
Bem isso Reese: “All I know is that… you loved him. And he loved you back”
Muitas cenas valeram a pena nesse episódio, mas ele não foi realmente agitado como estamos acostumados a ver – diferente dos últimos episódios, e do que os próximos dois devem ser para fechar a temporada, esse episódio pendeu muito mais para o lado humano e emocionante, assim como todo episódio do Finch. E ironicamente, mesmo com participação apenas nos últimos 15 minutos, esse foi um episódio do Finch. Nos emocionamos e nos arrepiamos com a cena em que ele é trocado por Grace, e os dois se cruzam na ponte, com ele a ajudando para que ela não caia e tudo. Difícil segurar o nosso coração em momentos como aquele. Medo do Finch agora na Decima.
Embora também esteja ansioso para saber onde isso tudo vai nos levar. Depois do teste, bem sucedido, o Samaritan está offline novamente – mas o Senador já confia na Máquina, e o Finch foi localizado. É uma questão de tempo até que ela seja colocada online pra valer, e então todos eles correrão os riscos dessa semana permanentemente. E o que isso significa para a série? Pelo menos esse episódio nos aliviou do temor de alguma morte surpresa, pelo menos por enquanto. Mas depois de um ano tão conturbado e tão cheio de surpresas, o Season Finale não será nada menos do que isso. E fico bem nervoso para saber o que nos espera nesses dois últimos episódios… ansiosos?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários